quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Do começo ao futuro...

Falar sobre as origens de um povo, em especial, falar sobre as conquistas do nosso povo é muito gratificante. Falar sobre Tiros é relembrar a saga de homens e mulheres que construíram suas vidas a partir do ideal de prosperidades em uma terra cheia de riquezas.
Há 3 séculos atrás, começava a busca por ouro e principalmente por diamantes. Minas foi um dos estados brasileiros mais explorados. Lugares como a Mata da Corda, que antes só eram usados como palco para a fauna e a flora, começaram a ser explorados pelos insaciáveis garimpeiros e vigiados pelos bandeirantes.
Tiros, que antes era só mato, bicho e rio, se transformava em cenário para a extração de pedras preciosas, e que valiam muito. Garimpeiros e bandeirantes não poderiam ocupar o mesmo espaço na “Capital dos Diamantes”.
A beira do córrego Areado, um berço de riquezas, se iniciava uma sangrenta luta, onde os mais fortes e bem preparados venceriam. Após muitos ‘tiros’ e inúmeras mortes, os bandeirantes deram a vitória à Coroa.
 O nome da cidade é, então, decorrente desse fato: Vilarejo de Santo Antônio de Tiros, posteriormente, Tiros.
Anos mais tarde, os primeiros moradores se instalaram na região, seguidos por outros e mais outros... Gente em busca de tranqüilidade e paz. Cria-se a Vila Velha, às margens do Rio Pindaíbas.
Mas aquele, não era o local adequado para que uma cidade pudesse prosperar. Em 1901, o Oeste Mineiro foi atingido por um abalo sísmico, que obrigou os moradores da Vila a se mudarem do local.
Um grupo se reúne e, em mutirão, limpa as terras escolhidas a serem habitadas. Inicia-se a construção de algumas casas e da Igreja Matriz, que carrega até hoje o nome do Padroeiro da cidade: Santo Antônio.
Em 10 de fevereiro de 1924, se oficializa a instalação do município, uma das poucas cidades planejadas do país.
Tiros, oficialmente 87 anos, mas com uma extensa história gravada, detalhe por detalhe na memória de nós, tirenses!

Nenhum comentário:

Postar um comentário