sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Ex-Alunos - Leticia Kelly

Nome: Leticia Kelly

PJCoelho: Como você se lembra da Escola Estadual Padre José Coelho?
Leticia: Lembro-me do quadro negro, das carteiras brancas e rabiscadas e cortinas azuis. Lembro também do muro grande que tem em frente à escola em que os alunos costumavam pular para matar aula.

PJCoelho: Que sentimento você guarda da escola?
Leticia: Tenho um carinho enorme por ela! Tenho muitas saudades de estudar ai, pena que não vou poder novamente.

PJCoelho: O que você mais estranhou quando passou a frequentar a escola do exterior?
Leticia: A escola daqui é enorme, fico perdida nela toda hora e temos que mudar de sala a cada aula em vez do professor mudar, como ai. A escola é super limpa e organizada, não tem os quadros verdes, onde se escreve com giz. Aqui é branco e se usa mais o projetor.

PJCoelho: Você se lembra de algum professor em especial que você gostava?
Leticia: Gostava muito da Andréa e da Carmen, elas eram legais!

PJCoelho: O que, da escola em que você estuda agora deveria, ser abordado em nossa escola?
Leticia: Tudo! Tecnologia, educação, opção de classes, incentivo ao esporte, clubes. Aqui a escola é divertida e a gente nem vê o tempo passar.


PJCoelho: Descreva um bom momento que você passou na E. E. Padre José Coelho.
Leticia: Adorava Educação Física quando a gente jogava vôlei e ficar no bar do Edilson antes da aula começar, era super legal! As festas de quadrilha é o que eu sinto mais falta, aqui não tem quadrilha.

PJCoelho: Qual a mensagem você deixa para os alunos atuais da E. E. Padre José Coelho?
Leticia: Um conselho: Aproveite cada minuto que estiverem ai! Só damos valor no que temos quando o perdemos!







Por: Rodrigo Martins

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Música - Oppa You're My Style

Oppa You're My Style uma musica que esta em destaque no mundo inteiro, seu vídeo já ultrapassou 55 milhões de acessos na internet. Apresenta Psy e Hyuna cantando letras diferentes da música, com os dois cantando o mesmo refrão. Ao contrário da versão original, essa é cantada pela perspectiva de uma mulher. É uma musica Pop e esta em todos os canais de televisão. Espero que gostem.






Por: Bruno Kennedy

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

PETS - Gatos Siameses


Hoje no “PETS”, você vai saber sobre os gatos siameses. A sua origem, os seus cuidados especiais, as suas características, o seu temperamento, além do custo desta raça, para que você possa ter um em casa.
Ter um siamês em casa é sempre uma festa, pois ele é atleta, brinca, corre, salta e faz acrobacias fantásticas, um ótimo companheiro para crianças.

Os gatos siameses são inteligentes, brincalhões e curiosos.
Origem:
Foi na Tailândia, antigo Sião, que os ocidentais viram esses gatos pela primeira vez, os quais ficavam cuidadosamente protegidos no palácio real de Bangkok. Foram levados para a Inglaterra em 1884 e se espalharam para outras partes do mundo, chegando aos EUA na década seguinte. Nessa época, os Siameses não eram tão elegantes como os atuais.

Tratamentos especiais:
Escovação cotidiana da pelagem. É necessária uma escova de dureza média, que possa tirar os resíduos e a poeira, mas sobretudo os chamados "pelos mortos", bastante numerosos no período da muda. Posteriormente uma escova mais macia para alisar a pelagem e mantê-la espectacular.

Características:
São animais de um porte médio e que tem uma postura bem elegante, para sempre manter isso o ideal é você caprichar na alimentação sempre a suplementando se necessário. Os olhos normalmente são azuis e hoje com diversas mutações você até pode encontrar siameses diferentes, porém esses são os mais comuns e os que existem já há algum tempo. Eles têm todo um gingado especial que pode ser reconhecido de longe, realmente um animal muito interessante e gostoso para criar até do que os gastos não são tão expressivos. O miado diferencia dos demais felinos. Além disso, são muito ligados aos seus donos, de quem, em alguns casos, chegam a ter ciúmes.

Comportamento e temperamento:
Especialistas comparam seu comportamento ao dos cães, pois se afeiçoam mais aos donos do que a casa propriamente. O que não é comum, de uma maneira geral, entre os gatos. Seu humor muda de acordo com os acontecimentos. Pode-se dizer que é um pet temperamental, mas, sem dúvida, muito carinhoso.

Custo do gato siamês:
Para que você possa ter um filhote de gato siamês, você terá que desembolsar em média 120 reais, já o gato siamês adulto varia de 400 a 600 reias, se ele tiver pedigree, em média 1000 reais. Não custa nada, quando se quer ter um amigo. Eles vão trazer muita alegria para sua casa.


Por: Luiz Henrique

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Profissões- Psicólogo Matteus



PJCoelho: Nome:

Matteus: Matteus Vinícius de Abreu

PJCoelho: Profissão:
Matteus:Psicólogo

PJCoelho: Que ano começou a trabalhar?
Matteus:Comecei a trabalhar em 1995 na Prefeitura Municipal de Tiros como Office Boy e em 2007 como Psicólogo na mesma instituição até os dias atuais.

PJCoelho: Como você escolheu essa profissão?
Matteus:Escolhi ao acaso, lembro que na época o meu intuito era fugir de qualquer profissão que houvesse cálculo. Depois envolvi com as disciplinas e me apaixonei pelo curso.

PJCoelho: Exigiu muito estudo?
Matteus:Foi um curso que envolveu muito dedicação e tempo. Além de ser integral, eu ainda tinha que conciliar as horas de estágio, mais a minha vida pessoal.

PJCoelho: Alguém te influenciou?
Matteus:Não. Na minha família não havia ninguém desta área e eu também não conhecia ninguém que atuasse nesta profissão. A influência foi por minha conta e risco.

PJCoelho: Se você pudesse voltar ao tempo, escolheria outra profissão?
Matteus:Penso que seria um bom professor. Não é nem uma questão de voltar no tempo, mas sim de fazer planos para o futuro e unir as duas profissões.

PJCoelho: Qual o lado positivo da sua profissão? E o negativo?
Matteus:O lado positivo é que estou isento de qualquer tipo de preconceito, aprendi que no mundo deve ter espaço pra todas as culturas e que não existe uma única verdade. O lado negativo é que muitas vezes as pessoas confundem a psicologia como algo sobrenatural, onde todos os conflitos
humanos serão resolvidos como mágica. De antemão digo que muitos serão apenas amenizados e sem magia.

PJCoelho: Você tem uma boa convivência com seu chefe?
Matteus:Desde que atuo como psicólogo no município já tive 05 chefes e até aqui sempre houve diálogo e respeito. Quanto aos colegas de trabalho, houve apenas um desentendimento, mas serviu para o meu crescimento. Aos demais colegas, é como se fossem parte da minha família.

PJCoelho: O que diria para quem está começando agora nessa área?
Matteus:Digo aos meus psico-colegas iniciantes que não se desesperem diante da profissão e que não se sintam na obrigação de resolver todos os problemas do mundo. Somos apenas instrumentos nas mãos de nossos pacientes, onde estes mesmos nos guiam para poder ampara-los e acolhe-los. Lembrar que somos pessoas comuns é de vital importância, pois nos permite chorar, gritar, amar, desesperar, ser feliz, viver a vida....

Por: Victor Faria

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Filmes&Livros - O Homem que matou Getúlio Vargas


Dimitri Borja Korosec, é filho do linotipista e anarquista sérvio Ivan Korozec e a contorcionista brasileira Isabel . Tem como características o fato de ter um dedo indicador extra em cada mão, ser desastrado e boa capacidade de aprender línguas .

Anarquista como o pai, aos 12 anos já havia lido Proudhon, Bakunin e Kropotkin. E em 1913, indicado pelo pai, entra na organização terrorista Mão Negra. Aprende esgrima, a lidar com explosivos, tiro, a preparar venenos e artes marciais.

Dimitri é o homem certo: formou-se numa escola de assassinos altamente conceituada, tem uma pontaria extraordinária e está sempre disposto a dar cabo dos tiranos que infestam o mundo. Mas por ser desastrado acaba falhando por pouco em algumas de suas missões. Em 1914, por exemplo, foi ele quem quase desencadeou a Primeira Guerra Mundial... E é sempre assim, ele participa ativamente de importantes episódios históricos e convive com estrelas como Mata Hari, Al Capone, Franklin Roosevelt, Getúlio Vargas, entre outros.

Com seu humor infalível, o autor Jô Soares faz a biografia fictícia de um assassino especializado em tiro pela culatra. E mostra que as vezes a própria História - a verdadeira - parece coisa de humorista.

Redação Nota Mil - Mecanismos Linguísticos.


Os mecanismos linguísticos compõem mais uma competência. Os aspectos a serem avaliados nela dizem respeito à estruturação lógica e formal entre as partes do texto. Como todo texto é o resultado de um encadeamento de ideias, na hora de elaborar a sua redação é necessário que você tenha sempre presente que seu texto será o resultado da combinação de um conjunto de ideias associadas em torno de uma ideia a ser defendida: a tese.
 Cada parágrafo será composto de um ou mais períodos também articulados; cada ideia nova precisa estabelecer relação com as anteriores. Assim, na produção da sua redação, você deve utilizar inúmeros recursos linguísticos que garantam as relações de continuidade essenciais à elaboração de um texto coeso. Na avaliação dessa competência, será considerado o seguinte aspecto:

Encadeamento textual
– A organização textual exige que as frases estabeleçam entre si uma relação que garanta a sequenciação lógica do texto e a interdependência entre as ideias. Esse encadeamento pode ser expresso por conectores, por itens lexicais, ou pode ser inferido a partir da articulação dessas ideias. Preposições, conjunções, advérbios e locuções adverbiais são responsáveis pela coesão do texto, porque estabelecem uma inter-relação entre orações, frases e parágrafos. Para garantir a coesão textual, devem ser observados determinados princípios em diferentes níveis:

Estruturação dos parágrafos
– Um parágrafo é uma unidade textual formada por uma ideia principal à qual se ligam ideias secundárias. No texto dissertativo-argumentativo, os parágrafos podem ser desenvolvidos por comparação, por causa-consequência, por exemplificação, por detalhamento, entre outras possibilidades.

Estruturação dos períodos
– Pela própria especificidade do tipo dissertativo-argumentativo, o período do texto é, normalmente, um período complexo, formado por duas ou mais orações, para que se possam expressar asi deias de causa-consequência, contradição, temporalidade, comparação, conclusão, entre outras.

Referenciação
– As referências a pessoas, coisas, lugares, fatos são introduzidas e, depois, retomadas, à medida que o texto vai progredindo. Esse processo pode ser expresso por pronomes, advérbios, artigos ou vocábulos de base lexical, estabelecendo relações de sinonímia, antonímia, hiponímia, hiperonímia, uso de expressões resumitivas, expressões metafóricas ou expressões meta discursivas.



RECOMENDAÇÕES
Procure utilizar as seguintes estratégias de coesão para se referir a elementos que já apareceram anteriormente no texto:
a) substituição de termos ou expressões por pronomes pessoais, possessivose demonstrativos, advérbios que indicam localização, artigos;
b) substituição de termos ou expressões por sinônimos, antônimos, hipônimos, hiperônimos, expressões resumitivas ou expressões metafóricas;
c) substituição de substantivos, verbos, períodos ou fragmentos do texto porconectivos ou expressões que resumam e retomem o que já foi dito; e
d) elipse

Por: Stênio Henrique Lima

domingo, 23 de setembro de 2012

Meu sonho é - Observatório Unipam

É realmente difícil pensar que está na hora de decidir seu futuro, sua vida inteira. É difícil imaginar que você tem mil caminhos diferentes entre os quais escolher, mas que no fim só poderá seguir um por vez. É difícil estabelecer uma meta para sua vida e segui-la sem olhar para trás, sem poder voltar no tempo e fazer uma escolha diferente. E é mais difícil ainda pensar que provavelmente nunca teremos a certeza se escolhemos certo, talvez alguns de nós precisemos parar e recomeçar, e talvez outros continuem na sua primeira escolha, mas sem nunca deixar de pensar em como teria sido seguir uma estrada diferente.
Todos queremos fazer a escolha certa, aquela que nos trará felicidade e para uma escolha tão importante precisamos de ajuda, de apoio, incentivo e saber um pouco mais sobre isso. Para todos os que gostariam de saber um pouco mais sobre o curso em que pretendem se graduar as inscrições para o observatório Unipam estão abertas. A inscrição é gratuita e a participação no observatório consiste em assistir palestras, ou participar de laboratórios sobre o curso ao qual pretende saber mais



Por: Mikaella Amaral

sábado, 22 de setembro de 2012

Personalidades - Márcia Cristina


Sou Natural do Carmo do Paranaíba, mas Tiros é minha cidade do coração, cidade que escolhi para viver. Meus pais são: Olímpio Zacarias e Rosa Lúcia Zacarias; sou casada com José Dalmo de Oliveira e tenho dois filhos, Paulo Henryk de Oliveira e Marco Aurellyo de Oliveira. Tenho cinco irmãos: Dalgiza, Paulo Sérgio, Ailtom, Eduardo e meu irmão por parte de pai Antônio Marcos, tem também o meu sobrinho e afilhado Wilham, que para mim é como um filho. Meus familiares são sagrados, meu porto seguro...

Meu currículo educacional tem o seguinte histórico: cursei o Ensino Fundamental na Escola Municipal David Pereira, na Fazenda Morro Alto, 1º e 2º ano; na Escola Estadual João Francisco Capetinga 3º e 4º ano; na Escola Estadual Padre José Coelho de 5ª a 8ª série; o Ensino Médio, também na Escola Estadual Padre José Coelho; Sou Graduada em Licenciatura Plena em História, na UNIPAM de Patos de Minas e Pós-Graduada em Metodologia do Ensino e Ciências da Religião “Latu-Sensu” na Faculdade Integrada de Patrocínio. Também sou Habilitada em Gestão Educacional - Supervisão Escolar – Orientação Escolar – Inspeção Escolar – Educação Especial e Gestão Empresarial, pelo Centro Universitário do Triângulo _ UNITRI, em Uberlândia, Minas Gerais.

Profissionalmente e como ideal de vida gosto de ser educadora. Escolhi esta profissão por paixão, por acreditar que podemos fazer a diferença na sala de aula. Por poder aprender e ensinar constantemente. Atualmente Trabalho como professora na Escola Padres José Coelho e como Supervisora na Escola Municipal João Francisco Capetinga. O que tenho de mais marcante em minha vida profissional é a convivência com os meus alunos e colegas de trabalho. Sinto-me realizado pela amizade e carinho de meus alunos e o reconhecimento do meu trabalho por todos da escola.

Ter sido homenageada pela “Festa do Tirense Ausente”, sobretudo, no “Momento para se Viver” Abertura Oficial da Cozinha Sabor da Terra é de uma grandeza muito especial. Gratidão que levarei por toda a minha vida. Esta homenagem me torna ainda mais uma pessoa de Tiros, uma tirense nata, filha desta terra tão querida. Terra raiz, terra natal, testemunha de minha história. Quero aproveitar este espaço para agradecer a todos: Direção das escolas, aos meus alunos, aos pais de meus alunos, aos meus colegas de trabalho, a Comissão da Festa e a minha família, pela bela e maravilhosa homenagem, por tudo... Meu eterno agradecimento.... Obrigada também a toda Equipe do Blog da E. E. Padre José Coelho pela oportunidade e pelo espaço cedido...

A História de minha vida passa pelo ideal de construção de um mundo melhor, mais humano, mais feliz, através da Educação e da vivência de valores humanos... Pois como diz Confúcio: Quatro coisas deve o educador ter sempre em mente: os seus conhecimentos, a sua conduta, a sua integridade e a sua lealdade.



Por: Lorena Cássia.

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Pesquisa de Opinião - Resultado da 14ª Festiausente

 COMO FOI A 14ª FESTA DO TIRENSE AUSENTE PARA VOCÊ?

Anônimo diz: “Foi ótima essa festa, me diverti muito, adorei!” 

Anônimo diz: “Nossa foi perfeita, me diverti bastante ao lado dos meus colegas, revi parentes que não via há tempos, dancei, pulei. Espero que a próxima festa seja melhor do esta, pois essa foi a melhor até aqui, e ela vai ficar na minha memória para sempre.” 

 Bruno Kennedy , diz: “Foi tenso demais! Fiquei só passando mau. Mas mesmo assim gostei muito de ver os novos talentos de Tiros.” 

 Bruna, diz: “Gostei muito da festa, me diverti bastante, fiz amigos novos, apesar de alguns imprevistos, gostei muito. Vou guardá-la no meu coração.” 

 Anônimo diz: “Para mim a festa do Tirense Ausente deste ano, foi uma das melhores, fui todos os dias, me diverti muito. Adorei o show da Paulla Mirella. Amei essa festa!” 

 Anônimo diz: “Eu adorei ter ido a essa festa, no começo não queria mais meus amigos me convenceram, e eles estavam certos. Foi demais, os shows foram os melhores, fiquei quase sem voz, gritei muito com Paulla Mirella.” 

 Anônimo diz: “Para mim foi ótimo. Foi muito bom me divertir com as pessoas que me faz bem, meus amigos, meus familiares. Pena que não pude ir todos os dias.” 

Por Luiz Henrique

Profissões - Fisioterapeuta Marcida

Maria Aparecida de Lima  é fisioterapeuta e nos conta um pouco sobre a sua carreira profissional. 


PJCoelho: Em que ano começou a trabalhar?
Marcida: 2008

PJCoelho: Porque escolheu esta profissão?
Marcida:  Porque trabalho na área da saúde desde 1993.

PJCoelho: Exigiu muito estudo? 
Marcida:  Sim e muito, até hoje ainda estudo, faço pós-graduação em fisio osteopatia. Isso me fez ter paixão por esta área, cuidar das pessoas.

PJCoelho: Alguém te influenciou? 
Marcida:  Não, eu mesma fiz a escolha. 

PJCoelho: Se você pudesse voltar ano tempo, escolheria outra profissão?
Marcida:  Acho que não, estou muito realizada com a fisioterapia. 

PJCoelho: Qual o lado positivo da sua profissão, e o negativo?
Marcida:  O lado positivo é quando você menos espera, vem aquele sorriso do paciente que reabilitei, É isso que nos proporciona tamanha felicidade que dinheiro nenhum paga. O lado negativo é que exige muito tempo e dedicação e os salários são baixíssimos da nossa profissão.

PJCoelho:  Você tem uma boa convivência com seu chefe e colegas de serviço?
Marcida:  Tenho uma boa convivência com sim, com todos, atualmente trabalho na Tirolez e tenha um bom relacionamento com todos, tenho também uma clínica; faço de tudo para que o local de trabalho se torne harmonioso.

PJCoelho: O que diria pra quem esta começando agora nessa profissão? 
Marcida:  Nunca desistir, pois a profissão é muito gratificante, mas temos que batalhar muito, porque como qualquer outra profissão exige muito conhecimento e estudo, pois reabilitamos pessoas, cuidados de vida. 


Por: Victor Faria

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Música - Arrocha que ela gosta




Arrocha que ela gosta é um dos primeiros sucessos da mais nova dupla sertaneja de Patos de Minas, Kaio e Bruninho. A música faz parte de uma nova pegada, que é o Arrocha. Muitos cantores estão apostando nessa onda. Kaio e Bruninho se destacam não só pelo talento, mas me surpreendi também devido a idade de Bruninho, que tem apenas 7 anos. O vídeo da dupla na internet já tem mais de 6 milhões de acessos. 
O "Arrocha que ela gosta" começou quando Kaio, que é da Bahia, veio a Patos de Minas dar aula de dança para Bruninho que já cantava. Resolveram formar a dupla e estão fazendo sucesso pelo Brasil inteiro.


Por: Bruno Kennedy

Beleza - Dicas de maquiagem




Dicas de Maquiagem

Não basta ter um kit de maquiagem maravilhoso na bolsa. Para usar os cosméticos a seu favor é preciso seguir algumas regras.

Base
*O objetivo é dar igualdade à pele. Uma esponjinha ajuda no processo..

* Para as mulheres que possuem marcas fortes e espinhas, é possível ficar com pele de bebê, passando a esponja de base líquida na base em pó e aplicar no rosto. A cor escolhida deve ser a mais próxima possível do tom da pele.

* Deve-se evitar o exagero na base para não ficar extremamente artificial ou criar camadas grossas, além de estar atenta para o período de validade dos produtos.

Lápis
*Um truque. Puxe os olhos como se fosse uma oriental, assim se tem mais firmeza na área em que será passado o lápis.

*O comum é que as mulheres preencham a pálpebra com o lápis preto. “Mas para um efeito arrasador, uma dica é usar na região final do olho, próximo ao nariz, um lápis branco, prata ou pérola.

Sombra
*Na pálpebra superior, próximo ao nariz, usam-se tons claros, e na região externa, tons mais escuros. Ao final, a sombra deve formar um degradê.  Durante o dia a mulher deve optar por sombras claras e esquecer as sombras com brilho..

*A cor escolhida também precisa estar em harmonia com a roupa e deve-se evitar o exagero sempre.

Máscara para cílios
*Deve ser passado da parte interna para a externa dos cílios. Para um melhor efeito, o ideal é que sejam duas mãos, sempre esperando a primeira secar. Se a primeira mão estiver úmida poderá formar crostas e borrar a área interior dos olhos.

“A aposta válida são os produtos de maquiagem à prova d’água. Eles são ótimos para evitar que a make fique borrada antes da festa chegar ao fim”.

Batom
*Dá mais expressão aos lábios, podendo afiná-los ou aumentá-los. Para a maquiagem ser completa, três itens devem ser observados.

Cores: podem ser escolhidas de acordo com a roupa; se o quesito for à cor da pele, sugere-se: mulheres claras, no dia a dia, usem tons claros, e as de pele escura, abusem dos tons escuros. Para à noite, pode-se usar qualquer tom.

Espessura dos lábios: as mulheres de lábios finos devem definir o contorno labial com um lápis para boca, que tenha a cor um tom mais quente que o usado no restante dos lábios. Assim, os lábios passam a impressão de serem maiores. Aquelas que têm lábios carnudos não devem fazer o contorno e precisam ter cuidado com o excesso de batom para não formar placas e o visual se tornar exagerado.

Batom no papel: Não aperte o batom contra os lábios para não haver excessos. O batom deve dar à mulher um ar delicado e feminino sem deixá-la vulgar. Para que os lábios fiquem sequinhos e sem excesso de batom, pode-se colocar um pedaço de guardanapo entre os lábios e abrir e fechar a boca, para que saia o excedente.

Fonte: http://www.maquiagem.art.br



Por: Stella Fernanda

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Pós-Graduação

"O ensino de pós-graduação é aquele destinado aos indivíduos que possuem diploma universitário (bacharelado, licenciatura, tecnólogo)."

  • Mestrado acadêmico

O Mestrado Acadêmico tem por objetivo iniciar o aluno na pesquisa. A área de conhecimento é bem focada, o objetivo é a especialização em alguma área dentro da estudada na graduação. Além de disciplinas mais avançadas, que incluem uma parcela significativa de pesquisa bibliográfica individual e de trabalho de interpretação, é desenvolvido um trabalho de iniciação à pesquisa científica.

Espera-se, a demonstração de capacidade de redação de textos científicos. Esta capacidade é evidenciada, principalmente, pelo texto da dissertação de mestrado. É importante que se consiga a publicação de artigo(s) em reconhecidas revistas especializadas ou algo do tipo, durante e após o curso, o que evidenciará a importância da pesquisa realizada e seu reconhecimento pelos especialistas no Brasil e no mundo.





  • Mestrado profissional


A denominação Mestrado Profissional e o curso são formalizados pelo MEC. Ele se assemelha ao Mestrado Acadêmico quando se trata dos conteúdos e pesquisas, mas eles se diferem pois mesmo em uma universidade pública o aluno paga para realizá-lo.

Tem como finalidade o estudo e a solução de problemas reais do ambiente organizacional. Para obter o título de mestre profissional, deve-se apresentar uma dissertação com defesa diante de uma banca. Deve ser demonstrado neste trabalho a competência do mestrando em defender sua pesquisa de resolução de problemas reais utilizando os métodos e técnicas atuais.

Este curso tem horários especiais, geralmente, todas as sextas e sábados. Em princípio é um curso terminal e, apesar de ser possível a continuação dos estudos, não é aconselhado para quem deseja prosseguir os estudos optando pelo doutorado. No entanto, não há restrições na seleção do doutorado para mestres profissionais.

  • Doutorado

O doutorado obtém-se com a defesa de uma tese, que deve ser um trabalho original (o que não se exige no caso do mestrado). Atualmente, os cursos de doutorado são mais restritos e mais exigentes que os de mestrado. Considera-se uma continuação do mestrado acadêmico, embora seja permitido, aos melhores candidatos, o ingresso direto no doutorado.
As agências de fomento, que nos anos 1980 e 1990 incentivaram a ida de brasileiros ao exterior para se doutorarem, concluíram na última década que o Brasil já conta com cursos de doutorado de qualidade suficiente para que seja possível cursá-los no País e não mais no exterior. Enquanto o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) concede pouquíssimas bolsas de doutorado no exterior, a Capes mantém concessões, mas em número que tende a decrescer.

Por: Stênio Henrique Lima

Filmes&Livros - Jogos vorazes

Num futuro distante, boa parte da população é controlada por um regime totalitário, que relembra esse domínio realizando um evento anual - e mortal - entre os 12 distritos sob sua tutela. Para salvar sua irmã caçula, a jovem Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence) se oferece como voluntária para representar seu distrito na competição e acaba contando, com a companhia de Peeta Melark (Josh Hutcherson), desafiando não só o sistema dominante, mas também a força dos outros oponentes.








Por: Lettícia Oliveira

Personalidades da Semana - José Mayke

Nome: José Mayke da Silva.
Idade: 15 anos.
Série: 1° ano 1

PJCoelho: Atividade de lazer preferida:
José Mayke: Viajar e ficar com os amigos e minha família.

PJCoelho: Matéria preferida:
José Mayke: Geografia e Português.

PJCoelho: Professora que admira. Porque?
José Mayke: Nadil. Principalmente pelo profissionalismo com que trabalha. É notável a sua paixão pelo que faz e isso faz toda a diferença, tornando as aulas mais interessantes e os alunos, mais preparados para os desafios da vida.

PJCoelho: Um colega que admira. Porque?
José Mayke: É difícil citar um. Admiro todos os meus colegas, cada um por uma característica particular, mas posso destacar João Antônio, Bruna e Letícia Mirelle por estarem comigo nos bons e nos maus momentos.

PJCoelho: O que mais gosta em nossa escola? Porque?
José Mayke: Da relação de alguns funcionários e professores com os alunos. Somos uma grande família, como em poucas escolas existe.

PJCoelho: O que acha que pode melhorar em nossa escola?
José Mayke: Não só eu, mas todos, esperemos uma reforma na estrutura física de nossa escola. É mais agradável trabalhar em um ambiente mais bonito e confortável.

PJCoelho: O que espera para seu futuro?
José Mayke: Pretendo estudar bastante, fazer faculdade, para no futuro exercer uma profissão na qual me sinta feliz.

PJCoelho: Defina sua filosofia de vida em uma frase:
José Mayke: "Para se destacar deve-se ser o mais transparente possível. A humildade é a base para o sucesso" .

E a propósito, parabéns pelos dois anos do blog. Ele está cada vez melhor e mais interessante!

Por: Brendha Lopes.

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

PJCoelho News - Segunda fase da OBMEP


Segunda fase da oitava OBMEP é realizada

Neste sábado, 15, foi realizada na E. E. Padre José Coelho e em todo o Brasil a segunda fase da oitava Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), projeto criado para estimular o estudo da Matemática entre alunos e professores de todo o país.

A OBMEP premia alunos, professores, escolas e secretarias de educação. Essa premiação baseia-se exclusivamente no resultado das provas da segunda fase. As notas da primeira fase não são utilizadas na classificação final.

Até aqui foram oito edições, marcadas por muitos prêmios e conquistas. Para conhecer os dados sobre alunos, escolas e municípios participantes em cada edição, bem como a premiação recebida por eles visite o site oficial da competição: http://www.obmep.org.br/.







Por: Bruno Izarias

sábado, 15 de setembro de 2012

Redação Nota Mil

Hoje na coluna Redação Nota Mil postarei uma das redações que atingiram nota máxima no Enem de 2011 com comentários feitos pelos próprios avaliadores.

Redação de Mary Clea Ziu Lem Gun, Barueri (SP).


Cidadania virtual 


Assistimos hoje ao fenômeno da expansão das redes sociais no mundo virtual , um crescimento que ganha atenção por sua alta velocidade de propagação, trazendo como consequência , diferentes impactos para o nosso cotidiano. Assim, faz-se necessário um cuidado, uma cautelosa discussão a fim de encarar essa nova realidade com uma postura crítica e cidadã para então desfrutarmos dos benef ícios que a globalização dos meios de comunicação pode nos oferecer. 
A internet nos abre uma ampla porta de acesso aos mais variados fatos, verbetes, imagens, sons, gráficos etc. Um universo de informações de forma veloz e prática permitindo que cada vez mais pessoas, de diferentes partes do mundo, diversas idades e das mais variadas classes sociais, possam se conectar e fazer parte da grande rede virtual que integra nossa sociedade globalizada. Dentro desse contexto as redes sociais simbolizam de forma eficiente e sintética como é o conviver no século XXI, como se estabelecem as relações sociais dentro da nossa sociedade pós-industrial , fortemente integrada ao mundo virtual . 
Toda a comodidade que a rede virtual nos oferece é, no entanto, acompanhada pelo desafio de ponderar aquilo que se publica na internet, ficando evidente a instabilidade que existe na tênue linha entre o público e o privado. Afinal , a internet se constitui também como um ambiente social que à primeira vista pode trazer a falsa ideia de assegurar o anonimato. A fragilidade dessa suposição se dá na medida em que causas originadas no meio virtual podem sim trazer consequências para o mundo real . Crimes virtuais, processos jurídicos, disseminação de ideias, organização de manifestações são apenas alguns exemplos da integração que se faz entre o real e o virtual . 
Para um bom uso da internet sem cair nas armadilhas que esse meio pode eventualmente nos apresentar, é necessária a construção da criticidade , o bom senso entre os usuários da rede , uma verdadeira educação capaz de estabelecer um equilíbrio entre os dois mundos, o real e o virtual . É papel de educar tanto das famílias, dos professores como da sociedade como um todo, só assim estaremos exercendo de forma plena nossa cidadania.




Comentários:
A participante demonstra ter compreendido a proposta da redação e desenvolvido o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo--argumentativo. A redação organiza-se em quatro parágrafos. Na introdução (primeiro parágrafo), relaciona-se a expansão das redes sociais a impactos no cotidiano das pessoas. Apresenta-se a tese a ser desenvolvida, de que é preciso uma posturacrítica e cidadã para que as pessoas possam desfrutar dos benefícios da globalização oferecida pelos meios de comunicação. No desenvolvimento (segundo e terceiro parágrafos), apresentam-se os argumentos para analisar as redes sociais virtuais: os aspectos positivos são abordados no segundo parágrafo e os aspectos negativos,no terceiro. Na conclusão (quarto parágrafo), retomam-se as ideias explicitadas na introdução e apresenta-se a proposta de que é preciso, por meio da educação,desenvolver uma visão crítica sobre esse mundo virtual como uma das condições para o exercício pleno da cidadania.
 A tese de que é preciso uma postura crítica e cidadã para que as pessoas possam desfrutar dos benefícios da globalização oferecida pelos meios de comunicação é justificada, pela participante, com base em argumentos positivos enegativos. Os positivos referem-se à constatação de que as redes sociais são uma porta de acesso a vários instrumentos de informação, permitem que pessoas de diferentes lugares se conectem e simbolizam o que é a convivência no século XXI –pautada pelo mundo virtual. Os argumentos negativos dizem respeito à existência de uma instabilidade na linha tênue que separa o público e o privado na internet, à falsa ideia de que a internet favorece o anonimato e à interferência do mundo real provocada pelo que ocorre no mundo virtual. Alguns exemplos dessa interferência são citados para fortalecer a argumentação.
 No último parágrafo, identifica-se a proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos: pais, professores e sociedade devem investir no processo educacional para garantir visão crítica e bom senso dos usuáriosna relação entre o mundo real e o virtual, com o objetivo de atingir o exercício pleno da cidadania. Embora tenha sido pouco desenvolvida, a proposta é coerente com atese apresentada no texto. 
A redação apresenta encadeamento lógico das ideias e demonstra que a participante soube selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos,opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: o tema é desenvolvido deforma coerente, os argumentos selecionados são consistentes e justificam a tese de que é preciso uma atitude reflexiva e crítica para diferenciar os aspectos positivos e os negativos. A conclusão retoma o que foi exposto nos primeiros parágrafos, e a proposta de intervenção é relacionada à tese apresentada na introdução do texto. 
Do ponto de vista de sua estruturação, observa-se que a redação apresenta inúmeros recursos coesivos para dar continuidade ao texto, revelando que a participante demonstra conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários à construção da argumentação. O texto recorre a vários conectores responsáveis por expressar relações lógicas e promover o encadeamento textual. Por exemplo, no primeiro parágrafo, o  advérbio “assim” introduz uma conclusão em relação à ideia apresentada na frase anterior. No terceiro parágrafo, a conjunção adversativa “no entanto” introduz uma oposição entre a ideia de “comodidade” e afirmação de que existe o “desafio de ponderar o que se publica na internet”. A seguir, o advérbio “afinal” funciona como operador argumentativo ao introduzir uma conclusão. Identifica-se a utilização de pronomes e de termos ou expressões de base nominal para retomar referentes do contexto anterior (exemplos: “A fragilidade dessa suposição”, “ponderar aquilo que se publica na internet”, em que o pronome demonstrativo “aquilo” refere-se ao conteúdo da publicação na internet, expresso no primeiro parágrafo).

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Filmes&Livros - A cidade do Sol

Autor: Khaled Hosseini

Mariam tem 33 anos. Sua mãe morreu quando ela tinha 15 anos e Jalil, o homem que deveria ser seu pai, a deu em casamento a Rashid, um sapateiro de 45 anos. Ela sempre soube que seu destino era servir seu marido e dar-lhe muitos filhos. Mas as pessoas não controlam seus destinos. Laila tem 14 anos. É filha de um professor que sempre lhe diz: "Você pode ser tudo o que quiser." Ela vai à escola todos os dias, é considerada uma das melhores alunas do colégio e sempre soube que seu destino era muito maior do que casar e ter filhos. Mas as pessoas não controlam seus destinos. Confrontadas pela história, o que parecia impossível acontece: Mariam e Laila se encontram, absolutamente sós. E a partir desse momento, embora a história continue a decidir os destinos, uma outra história começa a ser contada, aquela que ensina que todos nós fazemos parte do "todo humano", somos iguais na diferença, com nossos pensamentos, sentimentos e mistérios.





Por: Lettícia Oliveira

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

PETS - Cacatua

Hoje no PETS, você vai saber um poucinho mais sobre a CACATUA.

Cacatuas são muito inteligentes a ponto de serem comparadas a crianças de cinco anos de idade.

ORIGEM:

Essa ave é de origem australiana.

CARACTERISTICA:

• As espécies mais pequenas podem atingir cerca de 35 cm e as maiores 70cm;
• As cacatuas são boas voadoras. Suas asas são afiladas ou arredondadas. Quase sempre voam em bandos barulhentos, que podem ter desde pares até centenas de aves;
• Alimentam-se basicamente de vegetais e sementes. Usam o bico para quebrar e abrir sementes e nozes ou para morder frutos;
• A língua costuma ser grossa e áspera;
• Elas têm uma expectativa de vida que varia de 30 a 75 anos (por isso, antes de comprar, lembre-se que a escolhida poderá passar o resto da vida em sua companhia);
• Bastante barulhenta e colorida, a cacatua tem bico encurvado e pés com grande capacidade de movimentação, usados para andar, trepar em árvores e levar comida à boca.

ALIMENTAÇÃO:

As cacatuas se alimentam de castanhas, grãos, sementes, além de folhas, flores, frutas, insetos e larvas. Algumas espécies se alimentam exclusivamente nas árvores e outras no chão.

COMPORTAMENTO E TEMPERAMENTO:

• Se dá com gente, fala bem, tem voz clara, aprende truques;
• Muito apegado ao dono, evita outras pessoas, tímida, ideal para lar calmo.
• São aves extremamente dóceis e brincalhonas, se adquiridas em um cativeiro.

CUIDADOS ESPECIAIS:

• Manter instalações limpas. Propensão a doenças respiratórias. Evite correntes de ar;
• Quando estiver calor, borrife as suas penas com um borrifador próprio. Na Natureza, estas aves vivem em ambientes muito úmidos, pelo que sentem necessidade desses borrifos;
• A alimentação destas aves deve ser adquirida em casa da especialidade, e devem ser considerados ainda suplementos de frutas.















Por: Luiz Henrique

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Personalidades da Semana - Jéssica Costa




Jéssica Franciele da Costa Alferes tem 17 anos e está cursando o 3º ano do Ensino Médio na Escola Estadual Padre José Coelho, foi coroada a 1ª Miss Mundo da cidade de Tiros e em novembro irá a Patos de Minas disputar o Miss Mundo Minas. Jéssica conta um pouco de sua rotina dentro e fora da escola, além de comentar sobre sua participação no concurso de misses.


Confira o perfil de Jéssica Costa no site oficial do Miss Mundo Minas Gerais clicando na imagem  

PJCoelho: Atividade preferida de lazer:
Jéssica: Escutar música e mexer na internet.

PJCoelho: Matéria preferida:
Jéssica: Português.

PJCoelho: Professor favorito e porque?
Jéssica: Denise, pois é a prodessora que eu mais convivo e além dela ser tembém super gente boa.

PJCoelho: Um colega que admira e porque?
Jéssica: Admiro todos, pois cada um tem algo em que se destaca.

PJCoelho: O que você mais gosta na escola?
Jéssica: Dos professores.

PJCoelho: Como você foi escolhida a “Miss Mundo Tiros”?
Jéssica: Depois que recebi o título de princesa na Eleiçaõ da rainha na 13ª Expotiros, Wellis Martins, que é um dos produtores do Miss Mundo Minas Gerais, foi um dos jurados, que depois do evento me chamou para ser a 1ª Miss Mundo Tiros.

PJCoelho: Como é, pra você, representar a beleza Tirense?
Jéssica: Para mim é um orgulho, pois em Tiros há muitas mulheres bonitas e me sinto lisonjiada em poder representá-las.



PJCoelho: Defina sua filosofia de vida em uma frase.

Jéssica: A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso cante, dance, chore, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos.



Por: Lorena Cássia.

PJCoelho News - Festival de Dança

Festival de Dança agita o último dia da 14° Festa do 
Tirense Ausente

O último dia da 14° Festa do Tirense Ausente foi marcado por um certo clima de despedida, mas nem por isso as pessoas ficaram paradas. Muito pelo contrário, aproveitaram cada segundo da ensolarada tarde de domingo curtindo uma grande apresentação de dança, organizada pela companhia de dança Dayanne Araújo.

 


Antes disso,  uma sublime homenagem foi prestada a Augusta Maria Ferreira, uma personalidade muito querida da cidade. Após os cortejos, iniciou-se o tão esperado festival, que embalou todos os presentes com diversos estilos de música e dança. O evento foi encerrado sob aplausos do público presente, contente com a divertida tarde proporcionada.

       


 Por: Bruno Izarías

domingo, 9 de setembro de 2012

PJ Coelho News - Apresentação Rainha Festiausente e Miss Mundo Tiros 2012


A Rainha Sumayka, coroa a Miss
Mundo Tiros, Jéssica.

Na noite da última sexta-feira (07), feriado nacional, a rainha da 14º Festa do Tirense Ausente foi apresentada formalmente à comunidade e coroada. O desfile contou com a presença da Rainha da 13ª Festa do Tirense Ausente, Letícia Averane, e da Rainha da ExpoTiros 2012, Karolyn Mesquita. 

Letícia passou o título que carregou por dois anos à Sumayka Azevedo, que diz estar vivendo um momento único em sua vida, após receber a coroa de Rainha.

Wellis Martins apresenta a Miss Mundo Tiros



Outro momento marcante da noite foi a apresentação oficial da Miss Mundo Tiros, Jéssica Costa, que irá representar nossa cidade no Miss Mundo Minas Gerais, no mês de novembro, em Patos de Minas. 

O organizador do concurso, Wellis Martins, compareceu ao evento e apresentou a Miss aos tirenses ausentes e presentes.



Stênio Henrique Lima

PjCoelho News-Momento para se Viver 14º Festa do Tirense Ausente

Nesta quinta-feira  dia 06/09 logo após a Missa de Abertura da 14º Festa do Tirense Ausente acontecer a abertura da barrada cozinha Sabor da Terra  a nossa mais tradicional barraca .
Foram homenageadas neste momento Márcia cristina e Márcia Mesquita as criadoras da barraca Cozinha Sabor da Terra. Elas foram amplamente  homenageadas pelos alunos de todas as escolas.
Aconteceram também homenagens por parte dos familiares e amigos .
Parabéns as duas pela dedicação , habilidade e disponibilidade em ajudar ao próximo.

Por Juliana Oliveira

PJ Coelho News - Show: Rodrigo e Rogério


Após a abertura, as homenagens e alguns outros eventos, tivemos o início do show de quinta-feira, 05-09-2012, com Rodrigo e Rogério. Com músicas sertanejas a dupla motivou muitas pessoas a se arriscarem a dançar. Para quem gosta do estilo de música o show foi bem animado e até mesmo quem prefere outros estilos o show foi apreciado.


Por: Mikaella Amaral

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

PjCoelho News- Missa de Abertura 14º Festa do Tirense Ausente



14º FESTA DO TIRENSE AUSENTE: MISSA DE ABERTURA




Na ultima quinta, 06/09, se iniciou a 14ª Festa do Tirense Ausente com a missa de abertura.



A festa começou com a dança e a alegria das alunas da Escola Alegria do Saber, logo após aconteceu a missa de abertura, “Louvor e gloria ao amor”, onde muitos fieis puderam acompanhar a linda celebração. Por contar com um número grande de pessoas, telões foram instalados para que a missa pudesse ser vista por todos.




A missa foi realizada no coreto da Praça Santo Antônio de Tiros, onde também está acontecendo a Festa do Tirense Ausente. Depois da missa ocorreu a oficial abertura da festa, e não acabou por aí, teve também a dança das bandeiras das 14 festas realizadas na cidade de Tiros.



Com muita paz, alegria, prosperidade, amor, o Padre Aureliano deu a benção final, e a Festa foi aberta para receber todos os tirenses  presentes e todos os ausentes.


Sejam todos bem vindos a 14ª festa do Tirense Ausente!


POR: LUIZ HENRIQUE.

Culinária -Torta Gelada de Abacaxi


Ingredientes 
3 ovos
1 xícara de açúcar
1 xícara de farinha de trigo
1 colher (sobremesa ) de fermento

Modo de fazer
Bater as claras em neve, misturar as gemas e bater bem, acrescentar o açúcar , farinha de trigo , depois o fermento, apenas misturar. Assar em pirex untado. Levar o abacaxi para ferver com um pouco de açúcar. Regar o bolo com calda e colocar o abacaxi . Por cima vai o seguinte creme:

Creme:
1 lata de leite condensado
2 latas de leite
2 gemas
1 colher (sopa) de maizena (engrossar no fogo)
Por cima do creme coloque uma lata de creme de leite misturado com duas claras em neve e duas colheres de açúcar. Jogar coco ralado por cima. Servir bem Gelada.

Por Juliana Oliveira

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Redação Nota Mil

O Redação Nota Mil segue para sua 3ª postagem (as primeiras duas podem ser conferidas aqui ). Como o Enem está cada vez mais perto vamos acelerar um pouco e traremos duas postagens a cada semana, uma delas explicando detalhadamente como as notas são distribuídas e quais os cuidados devem ser tomador e a outra com redações que obtiveram a nota máxima no ano de 2011, para que sirvam de modelo.

Hoje, vamos tratar da 1ª Competência; que é “Demonstrar domínio da norma padrãoda língua escrita”

   A primeira competência a ser avaliada no seu texto é o domínio do padrão escrito formal da língua. 
  Você já aprendeu que as pessoas não escrevem e falam do mesmo modo, uma vez que são processos diferentes, cada qual com características próprias adequadasao contexto de uso. Na escrita formal, por exemplo, deve-se evitar o emprego repetido de palavras, como “e”, “aí”, “daí”, “então”, próprias de um uso mais informal,para relacionar ideias.
  Por isso, para atender a essa exigência, você precisa ter consciência da distinção entre modalidade escrita e oral, bem como entre registro formal e informal. 
  Outra diferença entre as duas modalidades diz respeito à constituição das frases. No registro oral informal, elas são muitas vezes fragmentadas, já que os interlocutores podem complementar as informações com o contexto em que o diálogo ocorre, mas, no registro escrito formal, as frases precisam ter as informações completas, porque oleitor não conta com os dados da situação.
  A entoação, recurso expressivo importante da oralidade, e as pausas, que conferem coerência ao texto, são muitas vezes marcadas, na escrita, por meio dos sinais de pontuação. Por isso, as regras de pontuação assumem também essa função lógica de organização do texto. Na redação do seu texto, você deve procurar ser claro, objetivo, direto; empregar um vocabulário mais variado e preciso do que o que utiliza quando fala e seguir as regras prescritas pela norma padrão da Língua Portuguesa. Além disso, o texto dissertativo-argumentativo, por seu caráter formal, exigeque alguns requisitos básicos sejam atendidos.

Requisitos básicos do texto dissertativo-argumentativo: 

  • ausência de marcas de oralidade e de registro informal;
  • precisão vocabular;
  • obediência às regras gramaticais de
  1. concordância nominal e verbal;
  2. regência nominal e verbal;
  3. pontuação;
  4. flexão de nomes e verbos;
  5. colocação de pronomes átonos;
  6. grafia das palavras;
  7. acentuação gráfica;
  8. emprego de letras maiúsculas e minúsculas; e
  9. divisão silábica na mudança de linha (translineação)


ATENÇÃO!
Seguem algumas inadequações do uso linguístico ao registro formal escrito que são penalizadas na Competência 1.

Desvios mais graves:

  • falta de concordância do verbo com o sujeito (com sujeito antes do verbo);
  • períodos incompletos, truncados, que comprometem a compreensão;
  • graves problemas de pontuação;
  • desvios graves de grafia e de acentuação (letra minúscula iniciando frases e nomes de pessoas e lugares); e
  • presença de gíria.

Desvios graves:

  • falta de concordância do verbo com o sujeito (com sujeito depois do verbo ou muito distante dele);
  • falta de concordância do adjetivo com o substantivo;
  • regência nominal e verbal inadequada (ausência ou emprego indevido de preposição);
  • ausência do acento indicativo da crase ou seu uso inadequado;
  • problemas na estrutura sintática (frases justapostas sem conectivos ou orações subordinadas sem oração principal);
  • desvios em palavras de grafia complexa;
  • separação de sujeito, verbo, objeto direto e indireto por vírgula; e
  • marcas da oralidade.

Desvios leves:

  • ausência de concordância em passiva sintética (exemplo: uso de “vende-se casas” em vez de “vendem-se casas”); e
  • desvios de pontuação que não comprometem o sentido do texto.


200 pontos O participante demonstra excelente domínio da norma padrão, não apresentando ou apresentando  pouquíssimos desvios gramaticais leves e de convenções da escrita. Assim, o mesmo desvio não ocorre  em várias partes do texto, o que revela que as exigências da norma padrão foram incorporadas aos seus hábitos linguísticos e os desvios foram eventuais. Desvios mais graves,como a ausência de concordância verbal, excluem a redação da pontuação mais alta.
160 pontos O participante demonstra bom domínio da norma padrão, apresentando poucos desvios gramaticais leves e de convenções da escrita. Assim, o mesmo desvio não ocorre em várias partes do texto, o que revela que as exigências da norma padrão foram incorporadas aos seus hábitos linguísticos e os desvios foram eventuais. Desvios mais graves, como a ausência de concordância verbal ou nominal, não impedem que a redação receba essa pontuação, desde que não se repitam regularmente no texto. Assim, o participante que realizar poucos desvios leves ou pouquíssimos desvios graves pode receber
essa pontuação
120 pontos O participante demonstra domínio adequado da norma padrão,apresentando alguns desvios gramaticais graves e de convenções da escrita, ou muitos desvios leves. Assim, há certos desvios queo correm em várias partes do texto, revelando que um ou mais aspectos da norma padrão ainda não foram incorporados aos seus hábitos linguísticos. Desvios mais graves, como a ausência de concordância verbal ou nominal, não impedem que a redação receba essa pontuação, desde que não configurem falta de domínio absoluto do padrão da linguagem escrita formal. Assim, o participante que realizar alguns desvios graves ou gravíssimos, ou muitos desvios leves, pode receber essa pontuação.
80 pontos O participante demonstra domínio mediano da norma padrão, apresentando grande quantidade de desvios gramaticais e de convenções da escrita graves ou gravíssimos, além de presença de marcas de oralidade. Assim, há certos desvios graves que ocorrem em várias partes do texto, revelando que muitos aspectos importantes da norma padrão ainda não foram incorporados aos seus hábitos linguísticos. O participante que realizar muitos desvios  graves ou gravíssimos, mas não apresentar desestruturação sintática em excesso, receberá essa pontuação
40 pontos O participante demonstra domínio insuficiente da norma padrão, apresentando graves e frequentes desvios gramaticais e de convenções da escrita, além de presença de gírias e marcas de oralidade. Assim, há certos desvios graves que ocorrem de forma sistemática no texto, revelando que muitos aspectos importantes da norma padrão ainda não foram incorporados aos seus hábitos linguísticos. O
participante que realizar muitos desvios gravíssimos de forma sistemática, acompanhados de desestruturação sintática em excesso, receberá essa pontuação.
0 ponto O participante demonstra desconhecimento total da norma padrão, de escolha de registro e de convenções da escrita.


Por: Stênio Henrique Lima