quarta-feira, 30 de julho de 2014

Web Esportes: Campanha perfeita do Cruzeiro o Brasileirão.


Por Bruno Kennedy

Vida Saudável: Alimentos ideais para o inverno


No inverno a tendência de todo mundo é ingerir menos fibras e consumir alimentos mais calóricos. O frio não abre o apetite para a vontade de ingerir saladas. Porém, como o metabolismo fica mais rápido a sensação de fome é maior. “No inverno pode aumentar o apetite, pois o corpo requer mais energia para manter a temperatura corporal”, explica a nutricionista Renata Fidelis, do Spa Sorocaba.
A saída, segundo Renata, é optar por legumes cozidos, as carnes preparadas com legumes, sopa de legumes ou mesmo misturada com ervilha, lentilha ou feijão e carnes magras, sopa de palmito com frango, acrescentando uma média de 3 tipos de legumes, um tipo de verdura em folhas picadas, carne magra e pouco carboidrato (batata ou cará ou arroz ou macarrão ou mandioquinha), ao final colocar um fio de azeite de oliva extra virgem.
Comidas quentinhas são uma sensação de conforto e bem-estar. Porém, não precisam ser extremamente calóricas. Que tal cortar uma banana-nanica em rodelas e aquecer no micro-ondas e adicionar canela no final? Sacia a fome e ainda é saudável.
No frio a tendência é tomar menos água. Por isso a nutricionista Gabriella Pereira, da academia Settcoaching, sugere aproveitar os benefícios das ervas e tomar chás, que fornecem possuem inúmeros benefícios para a saúde e contêm poucas calorias. “Procure optar por ervas naturais ao invés de chás de ‘saquinhos’, pois possuem suas propriedades (nutrientes) mais biodisponíveis. Existem diversos tipos como camomila, erva-doce, erva-cidreira, frutas etc”, afirma a especialista.
A nutricionista ortomolecular Daniela Campi, da clínica Dr. Cyro Masci, em São Paulo, lembra que alguns alimentos esquentam por si só, porque ajudam na circulação, como o alecrim, ou esquentam o organismo, como cravo e pimenta. Fazer trocas espertas, optando por alimentos menos calóricos mas ao mesmo tempo quentinhos e substanciosos, é outro conselho da profissional, que sugere 10 opções de comidas e bebidas ideais para o inverno com menos teor calórico. Confira na aba de fotos.
Dicas para o inverno:
- Faça exercícios regularmente, seis refeições diárias , uma alimentação saudável, com frutas, hortaliças e legumes, cereais integrais, carnes magras, leite desnatado ou de soja, derivados do leite na versão light e leguminosas: feijão, ervilha, lentilha e grão-de-bico;
- Inclua mais sopas à noite, como de abóbora com carne ou canja com legumes;
- Nos intervalos entre as refeições opte por frutas e sucos de frutas ou torradas, chá ou café com adoçante;
- As frutas ricas em vitamina C são indicadas por fortalecer o sistema imunológico. São elas: lichia, acerola, mexerica, limão, mamão, kiwi, abacaxi e morango.

Por Roberta Pessoa

domingo, 20 de julho de 2014

Ementa de Comunicação Aplicada do 1º ano em 2014


A ementa de 2014 para Comunicação Aplicada foi disponibilizada pela direção da escola, apresenta muito sucintamente as ideias gerais que serão abordadas ao longo da disciplina, como forma de um fichamento. 
A ementa de Comunicação aplicada no primeiro ano é dividida em três módulos, sendo eles:
• Módulo I: Comunicação e Sociabilidade;
• Módulo II: Redes Comunicativas;
• Módulo III: Comunicação na Prática.
Com frases soltas de forma bem sintética os(as) professores(as) e a coordenação desenvolvem as propostas na medida do possível, sem livros, apostiladas e outras fontes bibliográficas, mas com muito trabalho e boa vontade, por isso é preciso desenvolver o próprio material. Outro problema para seguir a ementa a risca é a falta de laboratórios, como todos sabem nossa escola passa por um processo de reestruturação com a reforma e também com a implantação do programa Reinventando o Ensino Médio, e por outros problemas que vão alem do alcance de nossa escola. Mas esperamos em breve um belo laboratório de informática e de áudio e vídeo, para realização de trabalhos mais práticos e sair um pouco da teoria. Mas não é tudo problema, os projetores são levados para sala de aula onde seminários e slides são apresentados, tornando a aula menos monótona e mais dinâmica.

Por Ana Paula 

Comunicação Aplicada


Apresentação da coluna de Comunicação Aplicada

A Escola Padre José Coelho introduziu nesse ano de 2014 o Programa Reinventando o Ensino Médio (REM) para ampliar o currículo com o uso de estratégias didático-pedagógicas inovadoras, e tem por finalidade reformular o Ensino médio. Esse programa foi instituído pela Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais.
A Comunicação Aplicada foi uma das três áreas escolhidas para integrar o REM na nossa escola, e essa coluna terá o propósito de divulgar essa disciplina, suas ações, áreas de abrangência profissional, a ementa da disciplina em 2014, aplicações e propostas de aulas, slides das aulas e os trabalhos desenvolvidos pela turma vigente.
Os conteúdos da Comunicação aplicada disponíveis no blog também serão úteis para os alunos que irão iniciar o ensino médio, pois esses devem escolher uma área de empregabilidade, que são as disciplinas oferecidas pela escola, com isso podem decidir se tem interesse em incluir em seu currículo, e estudar ao longo do ensino médio os conteúdos da Comunicação Aplicada.

Por Ana Paula