quinta-feira, 23 de abril de 2015

Celebridades: Chay Suede

Este namoro ta sério, viu?
Chay não perde a chance de se declarar. "Minhas meninas preciosas", postou para Laura (namorada) e para a cachorrinha. Laura cuida da afilhada Cacá, e Chay garante que ela leva jeito. Para completar levou a namorada à festa de lançamento de Babilônia. É quase dizer: 'Tenho dona!'
Por Laís Oliveira

segunda-feira, 13 de abril de 2015

Séries: "The originals" (Os originais)

"The Originals" é uma série derivada de "Vampire Diaries" (Diários de um vampiro), que segue Klaus em seu retorno a 'New Orleans' (Nova Orleãs) , cidade que ele e sua família ajudaram a construir há centenas de anos. O que leva Klaus à cidade é uma pista misteriosa sobre um plano de rebelião das bruxas contra ele. As perguntas do hibrido original o levam para uma reunião com seu antigo protegido, Marcel, um vampiro carismático que possui controle total sobre os humanos e habitantes sobrenaturais de 'New Orleans'.
Determinado a ajudar seu irmão a encontrar a redenção, Elijah segue Klaus e logo descobre que Hayley também está no local em busca de pistas a respeito da história da sua família, porém acabou nas mãos de uma bruxa poderosa chamada Sophie.


Por Mª Eduarda

Livros e filmes: Encontrada

Sofia está de volta ao século dezenove e mais que animada para começar a viver o seu final feliz ao lado de Ian Clarke. No entanto, em meio à loucura dos preparativos para o casamento, ela percebe que se tornar a sra. Clarke não vai ser tão simples quanto imaginava. 
As confusões encontram a garota antes mesmo de ela chegar ao altar — e uma tia intrometida que quer atrapalhar o relacionamento é apenas uma delas. Além disso, coisas estranhas estão acontecendo na vila. Ian parece estar enfrentando alguns problemas que prefere não dividir com a noiva.
Decidida, Sofia fará o que estiver ao seu alcance para ajudar o homem que ama. Ela não está disposta a permitir que nada nem ninguém atrapalhe seu futuro. Porém suas ações podem pôr tudo a perder, e Sofia descobre que a única pessoa capaz de destruir seu felizes para sempre é ela própria.
Em Encontrada: À espera do felizes para sempre, Carina Rissi traz de volta o mundo apaixonante de Ian e Sofia, nos permitindo mergulhar mais uma vez nesta maluca e envolvente história de amor.

Por Laís Oliveira

Música Internacional: "What are words" (Quais são as palavras)

"What are words" é uma canção de sucesso escrito por Rodney Jerkins, Andre Lindal e Lauren Christy, e realizada pelo cantor americano Chris Medina. Foi lançado em 25 de fevereiro de 2011, um dia depois de sua surpreendente eliminação no 'reality show' "American Idol". A canção é uma homenagem a sua noiva que sofreu uma lesão cerebral, como resultado de um acidente de carro e está prestes a cumprir suas promessas e manter sua palavra.
Por Ana Vitória

Ashton Kutcher e a pequena Wyatt Isabelle

O papel de pai caiu muito bem em Ashton, que está encantado com a filha, a pequena Wyatt.
Por Laís Oliveira

quinta-feira, 9 de abril de 2015

Curiosidades: O que aconteceria se viajássemos à velocidade da luz?

O que aconteceria se viajássemos à velocidade da luz? Pergunta mal formulada! Nós nunca poderíamos atingir a velocidade da luz, que é de c = 300 mil km/s (equivalente a 7 voltas e meia em torno do equador da Terra em um segundo). Tal impossibilidade foi formulada por Albert Einstein em 1905, com sua teoria da relatividade restrita.

É curioso que quando Einstein tinha 16 anos (por volta do início de 1896), ele começou a imaginar o que aconteceria se alguém viajasse à mesma velocidade que a luz, e ficasse observando as ondas de luz. Elas pareceriam paradas, o que já lhe sugeriu que havia algo errado com esta situação, permitida pela física clássica aceita na época. Este e outros problemas teóricos e experimentais o levaram à nova teoria em 1905, que estava apenas parcialmente desenvolvida por outros físicos (Lorentz e Poincaré).

O que acontece, segundo a teoria da relatividade, é que se um corpo com massa (o que exclui a luz, que não tem massa de repouso) começa a ser acelerado, adquirindo uma velocidade cada vez maior, a sua própria massa começa a aumentar, de forma que vai se tornando cada vez mais difícil acelerar o corpo. Um próton, partícula que compõe o núcleo dos átomos, pode ser acelerado, no acelerador de partículas do CERN (na Suiça), até atingir uma velocidade igual a 99,99% da velocidade da luz c. Neste caso, sua massa aumenta 100 vezes! Se mais energia for dada a este próton, ele aumentará sua velocidade, mas nunca conseguirá atingir c.

Outra maneira de tentar suplantar este limite é imaginar que estamos num foguete que voa a 30% da velocidade da luz, em relação à Terra. Dentro deste foguete, podemos imaginar que consigamos fazer um próton voar a 90% da velocidade da luz. Qual será a velocidade do próton para alguém que observa da Terra? Ora, se somarmos a velocidade do próton 0,9 c com a do foguete 0,3 c, obteríamos 1,2 c, que seria maior do que a velocidade da luz! Porém, a teoria da relatividade mostra que a composição de velocidades não se dá por mera soma, mas sim de acordo com uma fórmula mais complicada, que resultaria numa velocidade do próton, em relação à Terra, de 0,94 c.

Em suma, não dá para atingirmos a velocidade da luz. Não vale a pena ficar especulando sobre “o que aconteceria se atingíssimos a velocidade da luz...” Ficaria tudo escuro? Tudo viraria energia? Voltaríamos para o passado? Balela! Não dá! É uma situação impossível, segundo o que nos diz a teoria da relatividade restrita.

Uma consequência disso é que não é possível transmitir informação a uma velocidade maior do que c. Se você está na lua Titã, de Saturno, e quer saber quem ganhou a Copa do Mundo na Terra, demorará em torno de 70 minutos, após o apito final, para saber quem ganhou. Nem a física quântica pode mudar isso (ver texto 26, “Astrobigobaldo quer Informação Instantânea” - clique aqui).

No entanto, em 1994, o físico alemão Günter Nimtz anunciou ter conseguido transmitir a 40ª sinfonia de Mozart em um guia de micro-ondas a uma velocidade 4,7 vezes a da luz! Como isso seria possível?

Antes de mais nada, lembremos que micro-ondas são “radiação eletromagnética”, assim como a luz. Existe uma ampla gama de radiação eletromagnética, dependendo do comprimento da onda associada. Nosso olho é sensível apenas a uma estreita faixa desta radiação, entre 400 e 700 nanômetros (um bilionésimo de metro). Ondas de comprimento maior são a radiação infravermelha, que vai até 1 milímetro. As micro-ondas têm tamanho entre 1 mm e 10 cm, e ondas mais longas são as ondas de rádio. Ondas de comprimento menor do que a luz visível são o ultravioleta, depois o raio X, e finalmente os raios gama. Todos se propagam à mesma velocidade c no vácuo (nos meios materiais, eles perdem um pouco de velocidade).

Mas voltemos às micro-ondas de Nimtz, que transmitem informação com velocidade 4,7 c. Como isso seria possível? Na verdade, o que acontece é que o sinal é carregado por um “pacote” de onda que tem uma certa extensão espacial (bem maior do que o comprimento da onda). Na figura abaixo, os pacotes de onda são representados por tartarugas. O grosso da informação é carregado pelo centro do pacote de onda, ou seja, pela corcova da tartaruga. Do lado esquerdo, vemos duas tartarugas, “1” e “2”, iniciando a corrida ao mesmo tempo. O pacote de onda “2”, porém, atinge uma barreira: parte é refletida, e uma parte menor é transmitida por um efeito de “tunelamento”. Notamos que, ao final, a cabeça de ambas as tartarugas cruzam a linha de chegada ao mesmo tempo, seguindo a velocidade da luz. Porém, a corcova da tartaruga “2”, que ficou menor, chega antes da corcova maior da tartaruga “1”. É só nesse sentido que Nimtz conseguiu enviar informação a uma velocidade “superluminosa” (maior do que a da luz). A frente de um pacote de onda luminoso não pode exceder c, mas o seu pico pode!
Figura tirada do artigo de Chiao, R.Y.; Kwiat, P.G. & Steinberg, A.M., “Faster than Light?”, Scientific American, vol. 269, agosto de 1993, pgs. 38-46.
Visto isso, levantemos um último paradoxo. Acredita-se que o Universo surgiu de um processo semelhante a uma explosão (o big-bang), e que sua idade é em torno de 13,7 bilhões de anos. O diâmetro estimado para o universo visível é de 93 bilhões de anos-luz, ou seja, uma distância na qual a luz demoraria 93 bilhões de anos para percorrer. Mas como é que os objetos do Universo conseguiriam atingir um raio de 46,5 bilhões de anos-luz, a partir de uma explosão inicial, em apenas 13,7 bilhões de anos? Não dá!

A solução é fornecida pela moderna teoria da gravitação, desenvolvida a partir da obra-prima de Einstein, a teoria da relatividade geral de 1916. A tese é que no início do Universo houve uma grande “inflação” do espaço, ou seja, o tamanho do Universo aumentou a uma taxa muito maior do que a velocidade da luz. Em outras palavras, o espaço pode se esticar a uma velocidade maior de que a da luz, mas os processos físicos que ocorrem dentro deste espaço não podem exceder a velocidade limite da luz.


Por Jhony Douglas

Música Internacional: "As long as you love me" ( Contanto/desde que você me ame) - Justin Bieber

As long as you love me - Justin Bieber




"As Long as You Love Me" é uma canção do cantor canadense Justin Bieber, de seu terceiro álbum de estúdio, Believe (2012). A faixa apresenta o rapper americano Big Sean e foi lançada em 11 de junho de 2012, como um "single" promocional do álbum, e um mês mais tarde, foi lançado como o segundo "single" do álbum.

Por Mª Eduarda

Música Nacional: "Os anjos cantam" - Jorge e Mateus

"Os anjos cantam" é um álbum de estúdio da dupla sertaneja Jorge & Mateus, lançado em 16 de março de 2015, pela Som Livre. O repertório, que conta com quatro canções já conhecidas do público "Logo eu", "Calma", "Nocaute" e "31/12", é formado exclusivamente por canções românticas que ressaltam a essência e a identidade musical dos artistas. O projeto foi produzido por Dudu Borges, e segundo o próprio Dudu, "dos projetos que fizemos juntos, esse é o que sinto que estamos mais satisfeitos, seguros e em paz, pela verdade que colocamos em cada música".





Por Jessilla Keylla

PJCoelho News

Parabéns a todos os professores da E.E. Padre José Coelho, que com muito esforço e dedicação, conseguiram passar no concurso do Estado. Vocês merecem!


Por Thomás Souza

Vacina dos 15 anos?

Entenda a importância da vacinação na adolescência


Até os dois anos de idade o calendário vacinal é intenso, com a administração de no mínimo 26 vacinas. Como nos primeiros anos de vida as consultas ao pediatra são mais frequentes, há sempre a lembrança dos momentos corretos de aplicar as vacinas como parte da prevenção de doenças. Mas conforme a criança cresce, as visitas ao médico se tornam mais raras e a necessidade de imunização cai no esquecimento.
Com a chegada da adolescência a vida se torna mais intensa. Muitas mudanças acontecem ao mesmo tempo, físicas e psicológicas. Os jovens passam mais tempo longe de casa e de seus pais, se ocupando com atividades escolares, esportivas, artísticas e principalmente sociais. Sua saúde em geral está ótima, não costumam ficar doentes com frequência. Por estes fatores todos, as visitas ao médico se tornam escassas e as orientações vacinais também. Sim, existe um calendário vacinal do adolescente!
Todos se lembram que aos 5 anos a pessoa que aplicou a derradeira vacina da infância falou: ? Agora só daqui a 10 anos!?. Mas as coisas mudaram. A medicina evoluiu e o número de vacinas aumentou muito, criando vacinas para jovens, adultos e idosos. Não é mais só aos 15 anos que o adolescente tem que tomar vacina.
O calendário vacinal do adolescente, segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e a Sociedade Brasileira de Imunização (SBIm), é constituído de várias vacinas, sendo as principais a dpaT, a HPV, Influenza e a Meningite A-C-W135-Y, para aqueles que estão com o calendário da infância completo.
A conhecida "vacina dos 15 anos" é a dpaT. Ela protege contra tétano, difteria e coqueluche. Não está disponível nos postos de saúde, somente em clínicas particulares. No SUS encontra-se a dT, que dá proteção contra tétano e a difteria. Àqueles que podem recorrer às clínicas de vacinação recomenda-se que o façam, uma vez que atualmente está ocorrendo uma epidemia mundial de coqueluche, doença antigamente conhecida como tosse comprida.
A vacina de meningite quadrivalente, ou A-C-W135-Y, só está disponível nas clínicas privadas, protegendo contra estes quatro tipos de meningococo. Por ser nova no Brasil, poucos adolescentes já foram imunizados e devido à baixa frequência de visitas ao médico poucos estão sabendo de sua existência. Na impossibilidade de administrar esta vacina, sugere-se a aplicação de vacina da meningite C.
A outra vacina da adolescência é a vacina contra o HPV, causador de câncer de colo de útero, vagina, pênis, ânus, boca, faringe e laringe, além de verrugas genitais. Utilizada em todo o mundo há anos e liberada em bula dos 9 aos 26 anos para ambos os sexos, a vacina quadrivalente começou a ser oferecida pelo SUS nesse ano passado de 2014, somente para meninas de 11 a 13 anos de idade. Neste ano de 2015 incluirá também as garotas de 10 anos. Para aqueles que não têm direito à vacinação aplicada nos postos de saúde e nas escolas, recomenda-se que o façam nas clínicas particulares, inclusive os jovens do sexo masculino. A vacina bivalente é muito eficaz contra o câncer, sendo indicada em bula para mulheres a partir dos 10 anos.
A vacina de gripe, conhecida como Influenza, também é recomendada para todos os adolescentes, apesar de não fazer parte do calendário do SUS ? Nos postos só é administrada para crianças com até cinco anos de idade.
Para os adolescentes que não completaram o esquema vacinal na infância ou com histórico desconhecido recomenda-se ainda as seguintes vacinas: Hepatite A, Hepatite B, Tríplice Viral (sarampo, rubéola e caxumba), Varicela (catapora) e Febre Amarela (para regiões endêmicas). 

Por Adrielly Heloisa

quarta-feira, 8 de abril de 2015

Séries: "The vampire diaries" (Diários de um vampiro)

Quatro meses após o trágico acidente de carro que matou seus pais, Elena Gilbert, que tem 17 anos, e seu irmão, Jeremy, que tem 15 anos, ainda estão aprendendo a lidar com o luto e tocar suas vidas adiante. Elena sempre foi a "garota perfeita": popular, bonita, e cheia de amigos. Mas agora ela precisa aprender a esconder sua tristeza do mundo. Quando o novo ano escolar começa, Elena e suas colegas ficam fascinadas por um misterioso e charmoso novo colega, Stefan Salvatore. Stefan e Elena imediatamente se aproximam, sem que a garota saiba que Stefan é um vampiro com centenas de anos de idade, lutando por uma vida pacífica entre os humanos, enquanto seu irmão, Damon, é a personificação da violência e brutalidade dos vampiros. Agora esses dois irmãos vampiros - um bom, um mau - estão em guerra pela alma de Elena e pelas almas de seus amigos, família, e todos os habitantes da pequena cidade de Mystical Falls. Com seis temporadas e mais de 100 episódios, The Vampire Diaries conta em seu elenco com Nina Dobrev, Ian Somerhalder, Paul Wesley, Kat Graham e Candice Accola. A série é baseada nos romances de L. J. Smith.

Por Mª Eduarda

BBB ("Big brother Brasil") - "reality show" exibido pela Rede Globo de Televisão.

Os dois finalistas do BBB, Amanda e César. Quem você acha que ganha? 


Por Norrany Roberta