quarta-feira, 27 de abril de 2016

Adolecentes

A adolescência:A primeira relação
O primeiro relacionamento, o primeiro amor. A adolescência é uma fase de descoberta na qual se experienciam novos sentimentos e sensações intensas. Nesta etapa, começam a preocupar-nos aspectos nos quais antes nem pensávamos, como, por exemplo, a atração física ou a capacidade para ser aceito como par amoroso.
Antoine de Saint-Exupery, autor de O Principezinho, dizia que gostamos mais do primeiro amor,mas que gostamos melhor dos outros. Se é verdade que o primeiro amor é vivido com intensidade e com uma “magia” especial, também é verdade que a inexperiência pode levar-nos a cometer erros na primeira vez que nos apaixonamos.
Nesta fase, são frequentes os amores mantidos em silêncio, amores não correspondidos, amores obsessivos ou pouco realistas e, inclusive, destrutivos.
É fácil o primeiro amor ser “sofrido”, em vez de ser desfrutado. São poucos os adolescentes que conseguem com que este primeiro amor se transforme numa verdadeira relação amorosa e se mantenha ao longo do tempo.
Por vezes, ainda não temos bem a certeza daquilo que queremos, nem sequer como somos, e as frequentes mudanças de humor próprias da fase adolescente fazem com que a relação possa sofrer altos e baixos. De qualquer modo, se o primeiro amor não chegar a bom porto, há que ter consciência de que a vida não acaba aí.
A primeira relação sexual
É um fato que a sociedade atual dá uma grande importância a esta primeira relação e à capacidade que tem de condicionar a nossa vida sexual futura. Por este motivo, é muito importante que o adolescente não seja induzido a ter uma primeira relação sexual apenas pela pressão do grupo, por uma preocupação excessiva com a opinião que os seus amigos ou colegas tenham sua.
A decisão de iniciar as relações sexuais deve ser um ato voluntário e responsável.
Também é frequente que a primeira relação tenha lugar em determinadas condições que, normalmente, não são as mais adequadas. Rapidez, desconforto, medos ou insegurança fazem com que, por vezes, esta primeira experiência não seja nada satisfatória. Não te preocupes. Só se os problemas persistirem passado algum tempo é que deves consultar um especialista, que determinará se existe realmente um transtorno que requeira tratamento.
Que precauções se devem tomar?
A sexualidade irresponsável pode acarretar graves consequências: uma gravidez não desejada ou uma doença sexualmente transmissível.É importante informarmo-nos bem sobre os métodos contraceptivos de que dispomos, assim como acerca da forma de evitar doenças sexualmente transmissíveis antes de mantermos relações sexuais.
Por vezes, os adolescentes sentem-se invulneráveis face a este tipo de problemas, o que pode levar a uma atitude irresponsável: “a mim isso jamais me acontecerá”. Devemos ter consciência de que, se não tomarmos as precauções devidas, estaremos expostos a estes riscos, que podem chegar a condicionar gravemente o nosso futuro.
É importante, por isso, tomarmos precauções, estarmos bem informados e sermos devidamente acompanhados.

por: Marielly Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário