Literatura de cordel é um tipo de poema popular, originalmente oral, e depois impressa em folhetos rústicos ou outra qualidade de papel, expostos para venda pendurados em cordas ou cordéis, o que deu origem ao nome originado em Portugal, que tinha a tradição de pendurar folhetos em barbantes. No Nordeste do Brasil, o nome foi herdado (embora o povo chame esta manifestação de folheto), mas a tradição do barbante não perpetuou. Ou seja, o folheto brasileiro poderia ou não estar exposto em barbantes. São escritos em forma rimada e alguns poemas são ilustrados com xilogravuras, o mesmo estilo de gravura usado nas capas. As estrofes mais comuns são as de dez, oito ou seis versos. Os autores, ou cordelistas, recitam esses versos de forma melodiosa e cadenciada, acompanhados de viola, como também fazem leituras ou declamações muito empolgadas e animadas para conquistar os possíveis compradores.
O projeto “literatura de cordel” apresentado nesta segunda feira (04/04) na verdade era uma proposta pedagógica para os alunos do terceiro ano, mas buscando inovar o estilo dos trabalhos os alunos juntamente com algumas professoras desenvolveram um novo projeto que não só gerasse mais diversão e interação a eles, mas também propiciasse que outros alunos conhecessem a literatura de cordel.
O projeto foi comandado pela professora Márcia com a ajuda das professoras Denize, Heliamara, Dáurea, Nadil, Silvania e Edilene. O objetivo foi levar os alunos a conhecerem outros gêneros textuais e principalmente incentivá-los a valorizar a cultura popular brasileira através dos versos de cordel.
A exposição do projeto foi um sucesso e nossa escola recebeu visitas de entidades como o patrimônio e de outras escolas como a professora Jalma e seus alunos. Nós do blog parabenizamos todos os alunos envolvidos no projeto e principalmente as professoras por terem mostrado tanto entusiasmo em tornar o assunto mais interessante para todos. Parabéns!
Por: Mikaella Amaral
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