quarta-feira, 8 de junho de 2011

Higiene Pessoal

O cheiro do corpo pode afetar o relacionamento social, como é o caso do cheiro de suor, e do mau hálito, ou de odores que se tornam um problema no relacionamento social. Além de fundamental para o intercâmbio social, a higiene do corpo é também importante para a saúde. Inúmeras doenças, principalmente da pele, decorrem de falta de higiene. Manter o corpo asseado, e as roupas limpas, é o primeiro preceito a ser ensinado às crianças e jovens, no lar e na escola, e um imperativo para os adultos.



Como a maioria dos animais, o homem tem dois tipos de glândulas sudoríparas, as glândulas ecrinas, que produzem apenas líquido refrescante para o corpo, e as glândulas apocrinas, cuja secreção transporta gorduras e proteínas das células para o exterior do corpo.

As glândulas ecrinas estão distribuídas por todo o corpo e abrem diretamente na superfície da pele. Elas respondem prontamente a tensões ou ao calor. O suor que produzem é um plasma filtrado incolor que é 99% água e 1% outras substâncias químicas como compostos de sódio, cloro, potássio, cálcio, fósforo e ácido úrico.

As glândulas apocrinas, ao contrário, concentram-se em certas áreas peludas: nas axilas, na parte cabeluda da cabeça, e nas regiões umbilical, pubiana e anal. O suor que produzem vaza para os folículos capilares (raiz dos cabelos), e não diretamente sobre a pele. A secreção das glândulas apocrinas é alimento para as bactérias que estão na epiderme, e os produtos do metabolismo das gorduras e proteínas secretadas, digeridas pelas bactérias, é que produzem o cheiro desagradável do suor.

Cuidando de sua higiene pessoal, você estará cuidando também de sua saúde.

São hábitos de higiene:

- Lavar as mãos antes das refeições, depois de ir ao sanitário e ao voltar da rua;

- Escovar os dentes ao acordar, após as refeições e ao deitar;

- Manter a casa sempre limpa e varrida;

- Lavar diariamente os vasos sanitários;
-Colocar o lixo em sacos plásticos, sempre fechados e em locais adequados;

- Ir ao dentista e ao médico pelo menos uma vez ao ano;

- Tomar apenas água filtrada ou fervida.

Por: Rodrigo Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário