sexta-feira, 26 de agosto de 2011

O poder dos alimentos: Maçã

Estamos em processo de mudanças e renovações no PJCoelho. Mais uma coluna que estreia por aqui é "O poder dos alimentos". Nela você encontrará informações sobre alimentos naturais ou não e qualidades nutricionais. Para inicial a coluna. trazemos "a fruta do pecado", a maçã!

MAÇà

As maçãs são um fruto áspero, com o interior branco, de pele vermelha, amarela ou verde. A maçã é realmente um membro da família das rosas, o que pode parecer estranho até nos lembrarmos que as rosas dão bagas, que são frutos semelhantes à maçã.

As maçãs têm um sabor moderadamente fresco e refrescante e uma acidez presente em maior ou menor grau, dependendo da variedade. Por exemplo, as maçãs Golden e Red Delicious são suaves e doces, enquanto as Pippins e Granny Smith têm sabor forte e ácido. As maçãs ácidas, que conservam melhor a sua textura durante a cozedura, são as preferidas para sobremesas cozinhadas como a tarte de maçã, enquanto as Delicious e outras variedades mais doces como a Braeburn e Fuji são normalmente comidas cruas.
Nutricionalmente, possui boas concentrações de fibras e de vitamina C.

138 GRS / 82.12 CALORIAS
Nutrientes Quantidade DDR (%) Densidade do
Nutriente
Classificação
Fibras 3,73 g 14,9 3,3 Bom
Vitamina C 7,87 g 13,1 2,9 Bom


O consumo regular de maçã é excelente para se prevenir e manter a taxa de colesterol em níveis aceitáveis, com a ingestão recomendada de uma unidade por dia. Esse efeito é devido ao alto teor de pectina, encontrada na casca.[1]
Também auxilia no processo de emagrecimento, pois a pectina dificulta a absorção das gorduras, da glicose e elimina o colesterol. O alto teor de potássio contido na polpa da maçã libera o sódio excedente, eliminando o excesso de água retida no corpo.



Por: Daiane Aparecida

Nenhum comentário:

Postar um comentário