segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Entenda: Sisu (Sistema de Seleção Unificada)


O que é?

É o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do qual as instituições públicas de educação superior participantes selecionam candidatos pela nota obtida no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). O processo seletivo do Sisu seleciona candidatos para ingresso em cursos no início de cada período.

Quem pode se inscrever?

Podem se inscrever no Sisu os estudantes que faram o Enem 2010. Algumas instituições adotam notas mínimas para inscrição em determinados cursos. Nesse caso, se a nota do candidato não for suficiente para concorrer àquele curso, o sistema emitirá uma mensagem com esta informação.

Como funciona?

A seleção é feita pelo Sistema com base na nota obtida pelo candidato no Enem de 2010. Neste site os candidatos podem consultar as vagas disponíveis, pesquisando as instituições e os seus respectivos cursos participantes.


Considero que o Sisu seja o caminho mais curto para o ingresso em uma Universidade/Faculdade Federal, isto porque, utiliza-se a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que foge aos vestibulares convencionais e testa a capacidade que o aluno tem em relacionar conteúdos e usar a lógica para resolver questões do cotidiano. 
O candidato que realizar o Enem 2011, poderá se inscrever em qualquer curso que tenha sido disponibilizado pela faculdade. 
Durante o prazo de inscrição o candidato pode alterar suas preferências de cursos e faculdade de acordo com sua nota (Não vale a pena se arriscar e perder uma nota alta, podendo se inscrever no mesmo curso em uma faculdade menos concorrida).
As inscrições para o Sisu são abertas logo após a divulgação das notas do Enem, por isso, fique atento às mídias sociais, aos jornais e sites de notícias.
Se tiverem mais perguntas, é só deixar nos comentários, ou no bate-papo ao lado!


Algumas dúvidas esclarecidas, agora é só se concentrar e fazer bonito no Enem. 
Boa sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário