segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Vencedores do Festeatro: Melhor ator coadjuvante - José Mayke

Hoje entrevistamos José Mayke, eleito pelo corpo de jurados Melhor ator coadjuvante da segunda edição do Festeatro, conta como foi a construção de seu personagem, segredos de atuação e expectativas para o Festeatro no ano de 2012.




PJCoelho: Como sabemos e podemos ver na Lista de Honra, você é um aluno muito dedicado. Foi dificil conciliar os ensaios d' "O segredo do Livro Mágico" com os estudos?
José Mayke: Foi um pouco cansativo, pois os ensaios eram muito demorados e, além disso, a maioria dos atores eram crianças, o que gerava algumas brincadeiras e travessuras que tomavam um pouco de tempo. Mas consegui organizar bem meu tempo, para dar tudo certo no final.


PJCoelho: Como foi a construção do personagem "Tio Juca"? Mudaria alguma coisa em sua atuação?
José Mayke: No início, achei um pouco difícil decidir se o "tio Juca" seria mais sério ou mais engraçado, pois ele era um escritor, e escritores são pessoas extremamente inteligentes e estudiosas. Mas ao mesmo tempo ele era super espirituoso e divertido com sua irmã. Optei então em fazê-lo mais divertido e humorístico, o que acarretou muitos aplausos e risadas da plateia; por isso não mudaria nada em minha atuação.


PJCoelho: O texto do seu personagem era bastante extenso e você esteve em cena durante quase toda a peça, teve algum segredo para não esquecer nenhuma fala?
José Mayke: A história acontecia em dois mundos diferentes: No mundo da fantasia e no mundo real. O segredo para não esquecer nenhuma fala foi ficar bem atento em tudo que acontecia no mundo da fantasia , para saber quando se tratava do mundo real.


PJCoelho: O que você achou da premiação em geral? Esperava levar o troféu de Melhor Ator Coadjuvante?
José Mayke: Achei que foi justa. Os ganhadores eram realmente merecedores do prêmio, pois tinham trabalhado duro para consegui-los.Não esperava muito ganhar o prêmio de melhor ator coadjuvante ,mas como fomos julgados por especialistas no assunto fiquei muito feliz por terem confiado em mim.


PJCoelho: Quem foram seus maiores aliados nessa conquista?
José Mayke: Meus maiores aliados foram, sem dúvidas meus amigos. Em alguns momentos pensei que não conseguiria, pois foi muito difícil compor meu personagem. Eles estavam sempre ao meu lado para me ajudar a ser perseverante e a seguir em frente pelas estradas desse mundo tão bonito, que é o TEATRO.


PJCoelho: Qual é a lição que fica após "O Segredo do Livro Mágico"?
José Mayke: A lição que fica é que nunca devemos desistir de nossos sonhos. Por mais simples que sejam nossas conquistas, devemos considerá-las como grandes conquistas, para que sirvam de incentivo e nos ajudem a continuar fazendo aquilo que realmente gostamos de fazer.


PJCoelho: Deseja participar do 3º Festeatro ? Quais são suas expectativas para o evento no ano de 2012?
José Mayke: Com certeza. Este ano realizei o desejo de fazer um personagem engraçado. Quem sabe ano que vem possa interpretar um personagem “bem mal”? Acredito que mais importante que competir é poder dar vida a um novo personagem. Isso só mostra que podemos sempre ser pessoas melhores e mais humanas, que em cada dificuldade vê uma nova oportunidade de viver e fazer todo sonho brilhar.

Quero parabenizar a todos os vencedores e agradecer imensamente a diretora Carmem, o pessoal do figurino, cenário e todo o elenco. Juntos, ganhamos os prêmios de melhor cenário, melhor figurino, melhor peça, melhor ator coadjuvante e atriz revelação. Por fim, deixo um recado: ”Se não puder voar corra, se não puder correr ande, se não puder andar rasteje, mas nunca deixe de seguir em frente!”.


Por: Stênio Henrique

Nenhum comentário:

Postar um comentário