O que você achou da nossa ida para Patos de Minas para a aula de Anatomia?
Turma do microônibus:
“Foi uma viajem extremamente animada e divertida; com direito a muita música e alegria no microônibus, mas também a muito conhecimento e atenção na aula de anatomia dada na faculdade. Com certeza, essa viajem será inesquecível para todos nós.”
José Mayke, 1ºano 1.
“A viajem foi muito divertida, passear com os amigos é ótimo, mas o melhor foi à aula de anatomia, estudar os sistemas do corpo humano e ver de perto partes do nosso corpo foi muito legal, isso me ajudou a pensar e refletir sobre a profissão que quero seguir.” Lorena Barcelos, 1ºano 1.
“Achei muito legal. Foi uma ótima experiência, e quem; a queria cursar a área da medicina, com certeza, pensou mais e concluiu o que fazer. Até quem não queria, provavelmente, pensou em cursar essa área. Na minha opinião, pensei mais em cursar a medicina, que antes não tinha muita vontade de fazer. A viajem correu muito bem. Nada melhor do que viajar com os amigos. Acho que todos os alunos deviam ir para ter uma idéia do que é. Espero que voltemos um dia!” Brendha Lopes, 1ºano 1.
“Achei muito legal. É muito bom viajar com os colegas e a aula foi muito interessante, tivemos oportunidade de conhecer um pouco mais do nosso corpo.” Bruno Kennedy, 1ºano 1.
“A viajem foi muito importante possibilitou ter um conhecimento sobre as partes do ser humano, cada sistema, cada função, foi muito maravilhoso. Além de conhecer a UNIPAM, possibilitou a união dos próprios alunos. Confesso que quando eu fui, fiquei assustada, mas depois de ver como é mudei o meu conceito. O mais triste foi ver um bebê que foi abortado, aquele fato mexeu comigo, parecia estar vivo, tão real. Enfim foi muito boa nossa aula. Gostaria até de fazer mais aulas.” Letícia Mirelly, 1ºano 1.
“A experiência foi riquíssima, a aula de anatomia proporcionou conhecimentos concretos e também deu oportunidade aqueles alunos que pensam em ingressar em uma faculdade na área da saúde, uma demonstração da rotina de estudos no laboratório. Parabéns aos alunos pela participação... Parabéns à professora pela iniciativa de proporcionar aos alunos essa experiência...”
Denize de Oliveira Gontijo, professora-especialista.
Turma da van:
“Eu achei muito interessante, pois aprendi várias coisas que eu não sabia.” Ana Carolina, 1ºano 1.
“Foi muito aproveitosa, gostei muito de estudar em um cadáver real, é uma maneira mais fácil de aprender e conhecer em detalhes as partes do corpo humano, além da ótima viajem que fizemos com os amigos.” Júlia, 2ºano 1.
“Achei muito interessante, com grande proveito. Eu tinha em mente fazer medicina e depois de assistir essa aula tenha certeza do que realmente quero.” Isabella Luiza, 2ºano 1.
“Foi muito interessante, pois além de ampliarmos nosso conhecimento, foi muito divertido, brincamos e rimos muito.” Bruna Nazaré, 1ºano 1.
“Nossa a viajem para Patos foi um máximo para começar a galera da van tava toda animada, depois a aula de anatomia, eu pensei que não ia gostar mais eu amei; aprender mais sobre o corpo humano.” Thalita Luiza, 1ºano 1.
“Eu achei muito legal, pois aprendi bastante com a aula, aprendi coisas que não sabia, e ampliei meus conhecimentos em algumas coisas que eu já sabia. Aprendi muito sobre o corpo humano, vou levar esse conhecimento comigo, o que é bastante importante. Além de tudo a viajem foi bem divertida, nos divertimos cantando e rindo muito, achei muito legal; foi uma viajem inesquecível.”
Laura Letícia, 1ºano 1.
“Achei muito interessante, pois aprendemos em detalhes cada parte do corpo humano, suas funções e também suas doenças. Espero que tenha mais aulas interessantes como essa, foi ótimo viajem.” Pollyana, 2ºano 1.
“Em primeiro lugar acredito que as aulas práticas no ambiente de laboratório, podem despertar curiosidades e, consequentemente o interesse do aluno devido à observação de fenômenos estudados em aulas teóricas, pois os alunos tem a oportunidade de interagir com instrumentos que normalmente eles não tem em ambiente de sala de aula. Segundo Xavier e Fernandes(2008): A sala de aula é um espaço físico dinamizado pela relação pedagógica, mas não é o único espaço da ação educativa. No espaço não-convencional da aula, a relação de ensino e aprendizagem não precisa necessariamente ser entre professor e alunos, mas entre sujeitos que interagem, assim a interatividade pode ser também entre sujeitos e objetos concretos ou abstratos. Acho que a utilização de ambientes extra-escolares com finalidade de desenvolver aprendizados é uma prática pouco explorada por nós professores, talvez por falta de ambientes adequados, recursos, enfim, oportunidades. Percebendo o interesse de vários alunos do 1ºano 1, em fazer uma faculdade voltada para área da saúde, resolvi convidá-los para irmos na Faculdade UNIPAM em Patos de Minas fazer uma aula de anatomia humana, pois acredito que é uma ferramenta de fundamental importância, e a considero como a Ciência mãe da vida e da saúde; entendendo que a prática não se desvincula da teoria. Com certeza ela é um desafio para aqueles que irão iniciar seus estudos na área da saúde. Enfim, falar da importância da Anatomia para estudantes e profissionais da saúde é como falar da importância da base de um prédio para toda a construção. É necessário estudar um corpo sem vida para facilitar o entendimento do corpo com vida. A aula foi um sucesso e bem ministrada pelos monitores, a parte teórica foi apresentado os conceitos e definições dos sistemas e órgãos do corpo humano e a parte prática foi utilizando-se as peças anatômicas naturais. Os alunos puderam ver a importância do uso do cadáver nas aulas práticas da anatomia para a formação da personalidade e da ética profissional.” Marisa, professora de Biologia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário