O excesso de sol exposto a pele pode causar sérios problemas, como a insolação, câncer de pele, vermelhidão, ardência, entre outros problemas. Por esse motivo foi desenvolvido o protetor solar e o bloqueador solar, eles ajudam a proteger a pele contra o sol, ainda mais no verão, onde os cuidados devem ser intensificados. Confira abaixo alguns raios solares emitido pelo sol:
- UVA: Ajuda no envelhecimento precoce da pele, quando em excesso, além de causar o bronzeamento.
- UVB: Já esses raios ajudam nas lesões, em especial a eritema, principalmente queimaduras, que podem se transformar em problemas mais graves com o tempo. Também proporciona envelhecimento precoce e câncer de pele.
- UVC: Esses raios podem ser muito prejudiciais para a pele. Estimula em grande parte o envelhecimento precoce da pele, além de outros problemas.
- Raios infravermelhos: provoca um calor exaustivo, além da desidratação.
Tomar sol é indicado, pois ajuda na produção de melanina (pigmento natural da pele), entretanto deve haver um equilíbrio. O uso do protetor é indispensável, os raios vão chegar com menos intensidade, para cada pessoa é indicada uma proteção, devido á diferentes peles.
A pele mais clara deve ter um FPS (Fator de proteção solar) mais forte, já a pele morena pode ser mais fraca. Aqui vão pequenas e importantes dicas para você cuidar de sua saúde, que vão fazer toda a diferença.
- Procure evitar ficar no sol forte, geralmente das 10h ás 16h, não é indicado.
- Não fique no mesmo lugar por muito tempo. Mude de posição com freqüência.
- Rosto, lábios, cabeças devem receber tratamento especial, e principalmente mais cuidados com o protetor solar, de preferência com um FPS mais forte.
- O filtro sonar só vai oferecer benefícios quando utilizado corretamente e com selo do Inmetro.
- O mormaço também pode causar queimaduras. Não dispense o protetor solar.
- Não use perfumes, ou outro produto durante a exposição ao sol, principalmente limão, que vai manchar a pele.
- Use maquiagem com filtro solar, vai ajudar na proteção.
Por: Victor Faria
Nenhum comentário:
Postar um comentário