As 8 características do profissional mais cobiçado do mercado
1 – É Engenheiro Civil. Por quê: o Brasil quadruplicou seus investimentos em infraestrutura nos últimos dez anos, mas o número de engenheiros formados permaneceu insuficiente.
2 – Tem pós-graduação ou MBA em finanças. Por quê: com a crise econômica de 2008 e a necessidade de ganhar novos mercados, as empresas passaram a buscar profissionais com um olho na sua área e outro no orçamento nos preços e na concorrência.
3 – Estudou ou trabalhou no exterior. Por quê: quem viveu fora do país tende a se adaptar mais facilmente a novas situações e mudanças inesperadas.
4 – Já fez algum tipo de trabalho voluntário. Por quê: na visão de empregadores, a experiência acrescenta duas qualificações preciosas ao profissional – facilidade para trabalhar em equipe e curiosidade em conhecer novas realidades.
5 – Cursou um MBA em gestão de projetos. Por quê: é o tipo de conhecimento que habilita o profissional a ajudar sua empresa a se expandir. Permite, por exemplo, que ele coordene o investimento em novos produtos ou a abertura de uma unidade.
6 – Fala inglês, espanhol e tem noções de mandarim. Por quê: depois da China, o Brasil é hoje o país que mais recebe investimentos externos em projetos.
7 – Tem ao menos 10 anos de atuação no mercado. Por quê: os últimos solavancos da economia não deixaram espaço para iniciantes.
8 – Não se importa de morar em lugares distantes dos grandes centros. Por quê: os negócios no Brasil se expandam cada vez mais para longe dos centros urbanos. As empresas querem gente capaz de prospectar novos mercados e liderar abertura de filiais.
Fonte: Revista veja, edição 2270, maio de 2012
Por: Mikaella Amaral
Nenhum comentário:
Postar um comentário