Um mercado ainda restrito no Brasil é o da Comunicação. Apesar de ter uma gama enorme de empregos, nem sempre o quem se forma consegue "sobreviver" trabalhando na área.
Realidade que está sendo mudada com o tempo, antes os profissionais da Comunicação não precisavam necessariamente de formação para atuarem na área ao contrário de hoje em dia.
Outro problema enfrentado é a generalização do profissional da Comunicação. Venho tentar solucionar algumas dúvidas frequentes sobre o curso de Publicidade e Propaganda.
Entrevista extraída da página do publicitário Victor Lymberopoulos
"1 – O que faz um profissional de Publicidade e Propaganda?
Ele cria, realiza e divulga campanhas. Procura a melhor forma de apresentar um produto ao consumidor e realizar a venda, elabora estratégias com base em pesquisas realizadas pelos mesmos. Cria desde embalagens de produtos até grandes outdoors, desenvolve textos publicitários e muito mais.
2 – Publicitário é rico?
Depende do quanto você se esforça e tem o dom para atuar na área que está. Existem profissionais que ganham 600 reais por mês e outros ganham 60 mil reais. Qual você quer ser?
3 – Preciso ser criativo para ser publicitário?
Não! O mundo da comunicação não vive apenas de criatividade, ele depende de responsabilidade, estratégia, visão, feeling e muito mais. Criatividade é só um ponto e não é necessário ser criativo, o que realmente necessita é ter amor pelo que faz."
O curso
A teoria e a prática estão intimamente ligadas. A graduação é focada em propaganda, ambiente promocional, moda, esporte, cultura, varejo e internet. Disciplinas como fotografia, redação publicitária e computação gráfica fornecem as técnicas de criação. O aluno também é treinado nas diversas linguagens da propaganda – política, comercial e institucional. Matérias das áreas de administração e economia complementam currículo. É importante, por exemplo, saber como montar uma planilha de custos. As escolas costumam exigir um trabalho de conclusão. Na maioria delas, o curso de Publicidade é uma habilitação do bacharelado em Comunicação Social.
Duração média: quatro anos.
Por: Stênio Henrique
Nenhum comentário:
Postar um comentário