terça-feira, 9 de outubro de 2012

PETS - Iguana

Hoje no PETS, vamos descobrir a ficha de um réptil com cara de poucos amigos e perfeitamente domesticável e que esta se tornando cada vez mais popular entre os fãs de bichos exóticos, a IGUANA.

IGUANA



Um dos primeiros répteis a entrar no ranking como um animal de estimação, e que vem tendo uma grande aceitação.

Origem:

América do Sul. Vive em regiões variadas, desde as tropicais até as desérticas. É muito comum no México.

Alimentação:

Na natureza, as iguanas se alimentam basicamente de folhas, flores e alguns frutos. Mas agora que elas estão mais comuns como animais de estimação, bons alimentos para elas seriam: nabo, brócolis, couve, cenoura, espinafre, batata doce, abóbora, abobrinha, agrião, salsa, acelga, manjericão, chicória, quiabo, pêra, maçã, cogumelo, figos, mamão, abacaxi, tomate, laranja, etc. Além de algumas flores como: bordo colorido, dália, lírio amarelo, gerânio (flores e folhas), uva (folha e frutos), hibisco (flores e folhas), chagas (flores e folhas), rosas (pétalas).

Os iguanas têm suas preferências e, se deixarmos que escolham o que comer, podem acabar tendo problemas nutricionais. Portanto, o melhor meio de garantir que se alimentem adequadamente é fazer uma salada básica com os vegetais realmente necessários absolutamente triturados e misturados, e oferecer-lhe seu alimento preferido só no final do dia, como uma sobremesa.

Cuidados:

Nunca deixe seu iguana sozinho em lugares que tenham coisas em que elas possam cair, ou que tenham pequenos buraquinhos que sejam grandes o bastante para que o iguana entre, pois ele pode ficar preso.
Mantenha o terrário limpo, tente limpá-lo no mínimo uma vez por semana.
Na hora de preparar o alimento, disponibilize vários tipos, como verduras, frutas, ou seja, faça com que o animal possa escolher, e ao mesmo tempo tenha todo tipo de proteína, vitamina, etc.
Se você tem mais algum animal de estimação — como um gato —, certifique-se de que ele não tenha acesso ao lugar onde fica o iguana, para que não haja perigo de brigas. Isso porque é bem provável que o iguana "apanhe" do gato. Certifique-se de que, quando você sair, eles não possam se "encontrar".

Características:

• Tamanho: Pode chegar aos 2,50 metros, mas no Brasil não costuma ultrapassar 1,80;
• Coloração: Varia de verde-limão até marrom-acinzentado;
• Expectativa de vida: 15 anos;
• A cauda de um Iguana possui 2/3 (dois terços) do comprimento total do corpo;
• Reprodução: Desova entre 30 e 40 ovos por postura, que eclodem após 60 a 75 dias de incubação;
• Família: Iguanidae;
• Uma iguana adulta pode atingir 170 cm de comprimento;
• As iguanas possuem um excelente sistema de visão, podendo enxergar objetos a grandes distâncias. Costumam se comunicar com outras iguanas através de sinais visuais.

Preço Médio:

Considerando que a pessoa irá comprar um filhote legalizado o bichinho não sairá por menos de R$ 1.000,00.
E não podemos esquecer que como todo animal de estimação existe um custo fixo de “manutenção”, como os alimentos, o terrário e a própria higienização.
Pense muito bem antes de adquirir um animalzinho (qualquer um que seja) independente de que animal for ele necessita de atenção, de cuidados e de sua disposição. Nossa amiguinha iguana tem uma estimativa de vida que chega há 20 anos.

Por: Luiz Henrique

Nenhum comentário:

Postar um comentário