Coruja é a ave soberana da noite. Para muitos povos a coruja significa mistério, inteligência, sabedoria e conhecimento. Ela tem a capacidade de enxergar através da escuridão, conseguindo ver o que os outros não veem. A coruja simboliza a reflexão, o conhecimento racional e intuitivo. Na mitologia grega, Athena, a deusa da sabedoria tinha a coruja como símbolo.
Aspectos:
Após um dia de sono, as corujas se preparam para sair, em plena madrugada, quando outros bichos estão dormindo e a concorrência nas caçadas é menor. Elas ficam paradas, de olhos bem abertos e ouvidos atentos. Quando percebem um movimento, voam perto do solo e mergulham silenciosamente para capturar o jantar. Há mais de cem espécies de várias cores e tamanhos.
Você sabia que:
As corujas emitem vários sons para se comunicar
No Brasil, há 18 espécies de coruja. As mais conhecidas são a suindara, que faz ninho sem torres de igrejas ou casas abandonadas, a orelhuda, que tem penas alongadas no alto da cabeça, e a buraqueira, que monta ninhos em buracos.
Para alguns povos, elas são sinal de má sorte. É que elas foram símbolo de bruxarias e de maldições por muito tempo, só porque costumam sair para caçar durante a noite.
Curiosidades:
Altura: de 13 a 71 centímetros.
Peso: de 42 gramas a 4 quilos.
Tempo de vida: cerca de 20 anos.
Número de ovos: de 2 a 6.
Alimentação: ratos, besouros, sapos, rãs, pássaros, cobras e peixes.
Onde vive: em todos os continentes, menos na Antártida.
Por Victor Faria
Nenhum comentário:
Postar um comentário