O urso-polar também conhecido como urso-branco, é uma espécie de mamífero carnívoro da família Ursidae encontrada no círculo polar Ártico. Ele é o maior carnívoro terrestre conhecido e também o maior urso. Entre as ameaças que atingem o urso estão o desenvolvimento da região com a exploração de petróleo e gás natural, contaminação por poluentes, caça predatória e efeitos da mudança climática no habitat. Por centenas de anos, o urso-polar têm sido uma figura chave na vida cultural, espiritual e material dos povos indígenas do Ártico, aparecendo em muitas lendas e contos desses povos.
Reprodução:
Machos e fêmeas permanecem juntos por um curto período de tempo enquanto as fêmeas estão receptivas, não havendo qualquer outro vínculo entre os sexos. A estação reprodutiva ocorre no final do inverno e início da primavera, de março até junho. Sua gestação varia de 7 a 8 meses.
Características:
Os ursos polares não hibernam, apenas entram num estado de semi-sonolência.
A espécie é considerada com risco baixo de extinção.
A femêa costuma gerar em média 3 filhotes por gestação.
São ótimos nadadores em função do formato de suas patas.
Alimentação:
É um animal carnívoro e alimenta-se principalmente de: bacalhau, salmão, aves, golfinhos, filhotes de leões marinhos e outros mamíferos de pequeno porte.
Longevidade:
De 20 a 30anos.
Por Victor Faria
Nenhum comentário:
Postar um comentário