1) Lave da maneira certa: de duas a três vez ao dia já é o suficiente, lavagens excessivas retiram a proteção natural da pele e estimulam as glândulas a fabricar mais óleo - é o que os médicos chamam de efeito rebote.
2) Acerte a temperatura da água: fugir das altas temperaturas precisa ser um verdadeiro mandamento para quem tem pele oleosa. Água quente faz os poros ficarem ainda mais abertos e o resultado é o aumento da oleosidade.
3) O sabonete faz diferença: prefira aqueles que têm enxofre e ácido salicílico na fórmula. Estes ativos controlam a oleosidade e também ajudam a prevenir espinhas.
4) Invista nas loções adstringentes: elas limpam, fecham os poros e hidratam sem deixar a pele melada. Cuidado apenas com as que contêm álcool na composição - ele pode ressecar demais a pele, favorecendo o efeito rebote, sobre o qual falamos lá em cima.
5) Lembre-se das áreas estratégicas: lave bem a região das orelhas. Ela acumula muita oleosidade, que pode acabar passando para a pele.
6) Escolha bem seus aliados: para não derreter, é importante usar a textura certa de maquiagem. Prefira bases líquidas e com expressões como oil-free, toque seco ou efeito mate no rótulo. Vá nos corretivos em bastão e evite sombras e blushes cremosos. Eles tendem a sujar o rosto. O pó, nesse caso é a melhor opção.
Por Leticia Martins
Nenhum comentário:
Postar um comentário