sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Música Nacional

A Década de 60

A década da Explosão Musical no Brasil, ainda sob o efeito dos " ANOS DOURADOS". Os ternos e os chapéus se foram, e uns após outros surgiram os talentos musicais da MPB. Roberto Carlos deu inicio ao ritmo alucinante do ie ie ie que preenchia as tardes de domingo dos nossos adolescentes . Ao mesmo tempo, os jovens brasileiros deliravam com os Festivais de MPB da TV Record, onde a cada dia apareciam talentos diferentes.


A Década de 70

Ele chega em seu fusca, com tala larga, sacode o cabelão, abre a porta pra mina entrar e bota uma melô joia no toca-fitas de cartucho: "Foi assim, como ver o mar.
A primeira vez que os meus olhos, se viram no teu olhar, quando eu mergulhei no azul do mar, sabia que era amor e vinha pra ficar... "
Nesta Década de 70 permaneceram mais vivos ainda todos os autores e cantores da década anterior. Houve um aperfeiçoamento na qualidade das músicas que cantavam a revolta dos "Anos Rebeldes" sem entretanto perder o romantismo dos "Anos Dourados"

A Década de 80

Ainda sobre a influencia de décadas anteriores , do movimento tropicalista, de Caetano, Roberto Carlos, Sambão, ele continua romântico , telefona pra ela e deixa rolar um som: "Fonte de mel, num olhos de gueixa, Kabuk, máscara. Choque entre o azul e o choque de acácias, luz das acácias, você é mãe do sol." O romantismo permaneceu mesmo tendo havido nesta década muitos movimentos marcantes na historia do nosso país. O Brasileiro nunca deixou de ser poeta, romântico, apaixonado e ao mesmo tempo amante de seu país , lutar pelos seus direitos,como mostra a foto ao lado representando o movimento das "DIRETAS JÁ" nos anos 80.


A Década de 90

Ele liga pra ela e deixa gravada uma música, na secretária eletrônica : "Bem que se quis, depois de tudo ainda ser feliz, mas já não há caminhos pra voltar. E o que é que a vida fez da minha vida? O que é que a gente não faz por amor? " Os tempos mudaram, a eletrônica já faz parte das nossa vidas. O Computador passa a ser parte do nosso dia a dia, quer seja no trabalho ou em casa. Mudaram os conceitos, o gosto musical e grandes ídolos da MPB quase pararam .Foi quando ocuparam seus lugares outros ritmos como o pagode, a música sertaneja, o Olodum, o axé, lambada, e o rock nacional arrebentou. Em 90 não existem mais os ideais políticos que nossos jovens tanto lutaram nas décadas de 70 e 80, mas a música continua com mais alegria, mais jocosas nos sambas e nos pagodinhos . Esta foi uma década de grandes reuniões caseiras e em barzinho ou batendo samba em mesa no fundo do quintal, com muita alegria .


Fique ligado que na próxima semana falaremos tudo sobre a musica nacional na atualidade.

Por Thomas Souza 

Nenhum comentário:

Postar um comentário