quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Filme e Livros: Fazendo meu filme 2- Fani na terra da Rainha_ Paula Pimenta


O segundo volume do livro Fazendo meu filme apresenta as aventuras de Estefânia Castelino Belluz na terra da rainha. Sim, na Inglaterra! Longe do grande amor, ela passa por momentos de alegria, dor, saudade, tristeza e, mais do que isso, pode conhecer melhor a si mesma. Sem deixar de lado suas amigas inseparáveis e sua família, ela consegue, no outro continente, viver momentos cheios de suspense, revelações, aventuras, descobertas e emoções fortíssimas! Feliz, triste, preocupada, ansiosa, temerosa, otimista, in-segura, cheia de si, apaixonada, desiludida, seja como estiver, Fani mostra a cada página deste livro que não é mais aquela menina tão frágil que muitas vezes se escondia por trás de sua timidez.Mais do que a história de uma adolescente que se encoraja a fazer intercâmbio e morar fora por um ano, este livro fala de um grande e delicado amor. Em meio a uma avalanche de sentimentos e acontecimentos surpreendentes, ela consegue viver intensamente na Inglaterra, conhecendo pessoas que conquistam seu coração e sua amizade para toda a vida. Porém, o melhor filme de sua vida ainda está para ser contado, ou melhor, vivido…

Por Mª Eduarda

Celebridade


Rodrigo da Fonseca Tavares (Camaquã, 12 de abril de 1982) é um baixista, guitarrista, cantor, compositor, baterista e pianista brasileiro.Começou sua carreira musical tocando em bares na noite. Em 2004 formou a banda Abril, lançando apenas um disco em 2005. Em 2006 foi convidado para ser baixista da banda Fresno na qual permaneceu até 2012. Antes de se tornar membro da Fresno, Tavares foi responsável pela produção de 2 de seus álbuns, tendo editado em seu apartamento no Rio Grande do Sul os trabalhos Quarto dos Livros, de 2003, e O Rio, A Cidade, A Árvore, de 2004.
No dia 29 de março de 2012, Tavares anunciou sua saída da Fresno. O músico saiu para dar total atenção ao seu projeto solo intitulado Esteban, e para assim finalizar e lançar o seu primeiro álbum iAdiós, Esteban!. Tavares dividia a maioria das composições da Fresno com Lucas Silveira.Esteban é o nome do projeto solo de Rodrigo Tavares, no qual ele toca todos os instrumentos incluindo violão, piano, e, nas gravações, guitarra, bateria e outras coisas. Em alguns shows uma banda o acompanha, em outro, ele toca apenas com um teclado e um violão. O nome dado ao seu primeiro CD, "iAdiós, Esteban!", representa o fato de Tavares estar se despedindo de seu "antigo eu" (o "Tavares de 2009").

Por Alícia Paula 

Vida Saudável: Salgadinhos industrializados


Esses salgadinhos saborosos e crocantes são compostos basicamente de açúcares e gorduras e, além de fazerem mal à sua saúde, são produzidos em fábricas que nem sempre reduzem suas emissões e causam impacto ao meio ambiente. As empresas de muitos salgadinhos importados que chegam por aqui, para agravar ainda mais o quadro, utilizam grande quantidade de energia proveniente do petróleo.E as embalagens plásticas que acondicionam essas bombas calóricas? Acho que nem preciso comentar...
Há alimentos naturais que podem substituir esses petiscos e, se levados na bolsa, são uma ótima pedida para aquele cineminha ou passeio. Damasco, figo, banana passa, uva passa e outras frutas secas; castanha de caju, pistache, amêndoas e nozes são bem mais saudáveis que aqueles salgadinhos de queijo processado e opções bastante saborosas.
Não acredite nos rótulos que dizem que os salgadinhos têm vitaminas. Bem, há os criados com farinha enriquecida ou que recebem a adição de vitaminas criadas por um processo industrial (leia: muitos produtos químicos e grande consumo de energia), mas será que nosso organismo foi projetado para digerir todo esse lixo sintético?
Pense bem, antes de pegar aquele pacote de salgadinho e colocá-lo dentro do carrinho de supermercado.

Por Roberta Pessoa 

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Curiosidades: Homem com duas faces


Edward Mordrake – o homem com uma face demoníaca (como o próprio Edward dizia) atrás da cabeça que, bizarramente, não podia comer ou falar, mas podia sorrir e chorar. Edward se matou aos 23 anos, pois nenhum cirurgião era capaz de remover o rosto extra. 


Por Jhony Douglas

Projetos Escolares: Outubro Rosa


A E.E. Padre Jose Coelho também se movimentou hoje em apoio a campanha Outubro Rosa. Alunos e professores se vestiram com a cor rosa que simboliza esse importante movimento que luta contra o câncer de mama. Alunos do sexto ao terceiro ano confeccionaram juntamente com os professores lindos cartazes explicativos mostrando seu apoio para com este movimento. E para finalizar ainda tivemos uma maravilhosa palestra ministrada pela Professora de Biologia Marisa Gilberto.

Por Thomás Edson 

OUTUBRO ROSA


O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo.O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.
Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.
A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros e etc. surgiu posteriormente, e não há uma informação oficial, de como, quando e onde foi efetuada a primeira iluminação. O importante é que foi uma forma prática para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente, pudesse ser replicada em qualquer lugar, bastando apenas adequar a iluminação já existente.
A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em torno de tão nobre causa. Isso faz que a iluminação em rosa assuma importante papel, pois tornou-se uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo.
Outubro Rosa no Brasil:
A primeira iniciativa vista no Brasil em relação ao Outubro Rosa, foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), situado em São Paulo-SP. No dia 02 de outubro de 2002 quando foi comemorado os 70 Anos do Encerramento da Revolução, o monumento ficou iluminado de rosa "num período efêmero" como relembra o secretário da Sociedade Veteranos de 32 - MMDC, o Coronel PM (reformado) Mário Fonseca Ventura.
Essa iniciativa foi de um grupo de mulheres simpatizantes com a causa do câncer de mama, que com o apoio de uma conceituada empresa europeia de cosméticos iluminaram de rosa o Obelisco do Ibirapuera em alusão ao Outubro Rosa.
Em maio de 2008, o Instituto Neo Mama de Prevenção e Combate ao Câncer de Mama sediado em Santos-SP, em preparação para o Outubro Rosa, iluminou de rosa a Fortaleza da Barra em homenagem ao Dia das Mães e pelo Dia Estadual (São Paulo) de Prevenção ao Câncer de Mama comemorado todo terceiro domingo do mês de maio. Mas o principal objetivo era alertar para a causa do câncer de mama e incentivar as mulheres da região da Baixada Santista a participarem do mutirão de mamografias realizado pelo Governo do Estado de São Paulo. No estado de São Paulo todo ano são realizados 2 (dois) mutirões de mamografia sendo, um em maio e o outro em novembro.
As várias reportagens de televisão e jornal, com a repercussão da Fortaleza da Barra iluminada de rosa em maio de 2008, foram apresentadas no mesmo mês no "Course for the Cure" realizado pela ong americana Susan G. Komen, no Hospital Israelita Albert Einstein em São Paulo-SP.
Em outubro de 2008, diversas entidades relacionadas ao câncer de mama iluminaram de rosa monumentos e prédios em suas respectivas cidades. Aos poucos o Brasil foi ficando iluminado em rosa em São Paulo-SP, Santos-SP, Rio de Janeiro-RJ, Porto Alegre-RS, Brasília-DF, Salvador-BA, Teresina-PI, Poços de Caldas-MG e outras cidades.
O Brasil é mundialmente conhecido pelo seu maior símbolo, a estátua do Cristo Redentor no Rio de Janeiro-RJ. E pela primeira vez, o Cristo Redentor ficou iluminado de rosa no Outubro Rosa.
Em maio de 2009, o Instituto Neo Mama de Prevenção e Combate ao Câncer de Mama, novamente iluminou de rosa a Fortaleza da Barra em homenagem ao Dia das Mães e pelo Dia Estadual (São Paulo) de Prevenção ao Câncer de Mama comemorado todo terceiro domingo do mês de maio. Mas o principal objetivo era alertar para a causa do câncer de mama e incentivar as mulheres da região da Baixada Santista a participarem do mutirão de mamografias realizado pelo Governo do Estado de São Paulo.
A partir de outubro de 2009, se multiplicam as ações relativas ao Outubro Rosa em todas as partes do Brasil. Novamente as entidades relacionadas ao câncer de mama e empresas se unem para expandir a campanha.

Por Equipe do Blog

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

As Defesas do Organismo


Combater qualquer ataque viral envolve uma guerra biológica de golpe e contragolpe. O vírus entra no organismo e ataca as células; o sistema imunológico fabrica proteínas específicas, chamadas anticorpos, para combatê-lo. O vírus sofre mutação para driblar esses anticorpos; o corpo então fabrica novos anticorpos.
Normalmente, com o vírus da gripe, o corpo vence. Nosso sistema imunológico liquida o vírus após alguns dias de infecção, a menos que esteja debilitado demais para continuar na briga ou que o vírus sofra uma mutação que o torne particularmente letal.
Na verdade, o corpo aniquila invasores virais da forma mais rápida e completa possível. Os vírus, por outro lado, sobrevivem e lutam melhor se seus hospedeiros continuam vivos e relativamente saudáveis o suficiente para disseminar sua prole para outras pessoas.
Até mesmo o ataque de gripe mais mortal já registrado, a pandemia de 1918, matou apenas cerca de 2 a 5% das vítimas. A cepa mortal sofreu mutações para formas mais leves que infectaram seres humanos e porcos na década que se seguiu à pandemia.

Como o sistema imunológico ataca o vírus

O sistema imunológico tem duas estratégias de defesa: evitar que o vírus da gripe ataque as células e, se isso falhar, evitar que o vírus sequestre a célula e se replique em milhares de novos vírus.
Quando o vírus da gripe entra no organismo, os glóbulos brancos fabricam anticorpos específicos para atacar as proteínas hemaglutinina (HA) e neuraminidase (N) que saem dele. Lembre-se de que os pinos de hemaglutinina são como "pinças" que permitem ao vírus atacar uma célula. Com as pinças travadas, o vírus não consegue se replicar, e circula sem oferecer perigo. Outro tipo de glóbulo branco, chamado macrófago, acaba engolindo o vírus.
Após uma infecção por gripe, o sistema imunológico "se lembra" de como fabricar esses anticorpos específicos. Ele consegue fabricá-los rapidamente, normalmente evitando que uma infecção da mesma cepa infecte o organismo.
Uma variação antigênica nas proteínas do vírus, do tipo que dá origem a novas cepas sazonais, cria uma pequena curva de aprendizado. Os glóbulos brancos precisam reconhecer e depois se ajustar ao novo formato, o que normalmente resulta em uma doença leve antes da recuperação.
Uma modificação antigênica, do tipo capaz de causar uma pandemia, manda os glóbulos brancos de volta à prancheta de desenho. O organismo pode levar dias para acumular defesas suficientes para combater a doença.
Além dos anticorpos, os glóbulos brancos têm outra arma proteica em seu arsenal, chamada interferon, descoberta em 1957. Em vez de bloquear as chaves proteicas do vírus da gripe, o interferon atua dentro de uma célula pulmonar infectada. Ele força a célula a produzir proteínas de combate ao vírus, como a PKR (fosfoquinase RNA), que bloqueia a replicação dos genes de RNA do vírus da gripe.
O sistema imunológico trabalha de forma automática e contínua, quer estejamos doentes ou saudáveis. Nós podemos estimulá-lo por meio de uma boa alimentação, controle do estresse e sono adequado. Também podemos levá-lo a fabricar anticorpos específicos contra os vírus, tomando uma vacina contra a gripe.


Por Jhony Douglas

Qual a Diferença entre alimentos light e diet?

Qual a Diferença entre alimentos light e diet?
Diabéticos, hipertensos, pessoas com nível de colesterol alto ou com excesso de peso podem consumir o mesmo alimento diet ou light? Pão e refrigerante light ou diet, sal light, margarina light, chocolate diet. Diet e light viraram "sobrenome" de diversos alimentos, mas o que os diferenciam?
Alimento Diet
De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), o termo diet pode ser usado em dois tipos de alimentos:
1. Nos alimentos para dietas com restrição de nutrientes (carboidratos, gorduras, proteínas, sódio);
2. Nos alimentos para dietas com ingestão controlada de alimentos (para controle de peso ou de açúcares).
Mas, o que quer dizer ingestão controlada ou restrição de nutrientes?
Os alimentos para dietas controladas não podem ter a adição de nutriente. Assim, para ingestão controlada de açúcar, não pode haver inclusão de nutrientes que possuam o açúcar natural do alimento como, por exemplo, a geléia diet que tem como açúcar natural a frutose.
É importante que fique claro que nem todos os alimentos diet apresentam diminuição significativa na quantidade de calorias e, portanto, devem ser evitados pelas pessoas que querem emagrecer.
Alimento Light
A definição de alimento light deve ser empregada nos produtos que apresentem redução mínima de 25% em determinado nutriente ou calorias comparado com o alimento convencional.
Dessa maneira, a primeira diferença entre o alimento diet e light está na quantidade permitida de nutriente. Enquanto que o diet precisa ser isento, o light deve apresentar uma diminuição mínima de 25% de nutrientes ou calorias em relação ao alimento convencional.
A segunda diferença é conseqüência da primeira: o alimento light não é, necessariamente, indicado para pessoas que apresentem algum tipo de doença como diabetes, colesterol elevado, celíacos ou fenilcetonúricos. Se, o alimento light apresentar eliminação do nutriente, por exemplo, açúcar (refrigerante light), poderá ser consumido pelos diabéticos.
Confusão é fácil de acontecer; por isso, leia os rótulos com muita atenção. Compare os produtos light e diet com os alimentos convencionais. É muito importante verificar se eles atendem às suas necessidades.


Por Roberta Pessoa

Filmes e Livros: Fazendo meu filme 1 - A estréia de Fani- Paula Pimenta


Fazendo meu filme é um livro encantador, daqueles que lemos compulsivamente e, quando terminamos, sentimos saudade. Não há como não se envolver com Fani, suas descobertas e seus anseios, típicos da adolescência. Uma história bem-humorada e divertida que conquista o leitor a cada página. Seja a relação com a família, consigo mesma e com o mundo; seja a convivência com as amigas, na escola e nas festas; seja a relação com seu melhor amigo e confidente. Tudo muda na vida de Estefânia quando surge a oportunidade de fazer um intercâmbio e morar um ano em outro país. As reveladoras conversas por telefone ou MSN e os constantes bilhetinhos durante a aula passam a ter outro assunto: a viagem que se aproxima. É sobre isto que trata este livro: o fascinante universo de uma menina cheia de expectativas, que vive a dúvida entre continuar sua rotina, com seus amigos, familiares, estudos e seu inesperado novo amor, ou se aventurar em outro país e mergulhar num mundo cheio de novas possibilidades. As melhores cenas da vida de Fani podem ainda estar por vir..

Por Mª Eduarda

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Organismos geneticamente modificados (OGM)

- O primeiro OGM criado foi a bactéria Escherichia coli, que sofreu adição de genes humanos para a produção de insulina na década de 1980;

- Em 1981 alguns cientistas produziram, na Universidade de Ohio, o primeiro animal transgênico, transferindo genes de outros animais para um rato;

- Em 1983 foi obtida a primeira planta transgénica;

- A primeira vacina GM criada foi contra a hepatite B, em 1984.

- As plantas GM resistentes a insectos, vírus e bactérias foram testadas em campo pela primeira vez em 1985;

- Em 1987, no Reino Unido, foram adicionados genes em plantas de batata para que estas produzissem mais proteínas e aumentassem o seu valor nutricional;

- Em 1990 foi criada a primeira vaca transgénica para produzir leite com proteínas do leite humano para crianças;

- A primeira experiência bem-sucedida em campo ocorreu em 1990 com plantas de algodão geneticamente modificadas resistentes ao herbicida Bromoxynil;

- Em 1994 foi aprovado para comercialização o primeiro produto para a alimentação proveniente da biotecnologia vegetal: o tomate transgênico Flavr Savr TM;

- Foi aprovada em 1994 a primeira planta transgénica, desenvolvida pela Monsanto, uma variedade de soja designada Roundup Ready TM, resistente a um herbicida;

- O arroz dourado, enriquecido com betacaroteno, foi desenvolvido na Alemanha em 2000.





Por Jhony Douglas

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

PJNEWS














Peça apresentada pelo Grupo JTê encanta público presente.
O Festeatro mal começou e já está dando o que falar. Terça-fera, dia 7, foi a vez do Grupo JTê se apresentar. A peça - intitulada O Palhaço e a Bailarina - conta a história de um palhaço que se apaixona por uma bailarina e não é correspondido. Com um misto de amor e ódio, drama e comédia, dança e magia, a apresentação, cujo tema principal era o próprio circo, fez um grande sucesso.


Por Bruno Izarias

PJNEWS: Observatório UNIPAM



Alunos do Terceiro e Segundo da Escola Estadual Padre José Coelho, conheceram melhor a Universidade, participaram de oficinas apresentadas por diversos cursos oferecidos pela Universidade, ganharam brindes, e ainda tiveram a chance de tirar um pouquinho da duvida na hora da escolha para o vestibular.

Por Thomás Edson 

sábado, 4 de outubro de 2014

Música Internacional: Wish You Were Here - Pink Floyd

''Wish You Were Here" é a quarta faixa do álbum de estúdio Wish You Were Here, da banda inglesa Pink Floyd. Sua letra é, como boa parte do álbum, dirigida a Syd Barrett, entretanto ela pode ser interpretada como um desabafo de uma pessoa que sente falta de outra.
O riff que deu origem à música foi criado por David Gilmour durante uma sessão na Abbey Road Studios. Roger Waters escreveu a letra e também trabalhou na composição da música, ao lado de Gilmour.
"Wish You Were Here" foi incluída na compilação Echoes: The Best of Pink Floyd de 2001.

Por Jhony Douglas

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Filmes e Livros: O melhor de mim/ Nicholas Sparks


Adolescentes, Amanda e Dawson se apaixonam. O pai da garota não aprova o relacionamento e, com o passar do tempo, os jovens acabam se afastando e tomando rumos diferentes. Duas décadas mais tarde um funeral faz com que os dois voltem à cidade natal e se reencontrem. É o momento de ver se os sentimentos persistem e avaliar as decisões que tomaram na vida.


Por Mª Eduarda

Vida saudável: O poder da uva


Além de delicioso e refrescante, o suco de uva feito sem adição de água ou açúcar é ótimo para a saúde. Seus nutrientes fazem com que tenha alto poder antioxidante, tornando-o uma bebida benéfica para pessoas de qualquer idade.
O que é ser antioxidante?
Atividade antioxidante significa a capacidade de prevenir os danos gerados pelos radicais livres, substâncias responsáveis por processos como o envelhecimento e doenças neurodegenerativas.
O suco de uva é antioxidante?
Sim, o suco de uva é considerado antioxidante por trazer uma grande quantidade de polifenóis. São nutrientes que contribuem para a coloração, a acidez e outras características que deixam a bebida mais saborosa. Porém, seu maior benefício é ajudar no funcionamento do nosso organismo. Eles possuem atividade antioxidante, antimutagênica, anticarcinogênica (proteção contra tumores, por exemplo) e antiaterogênica (prevenindo doenças do coração), entre outras.
Que tipo de polifenóis estão presentes no suco de uva?
A uva transfere aos seus derivados uma série de polifenóis, entre eles os flavonoides – como catequina, epicatequina, proantocinidinas e as antocianinas – e os não flavonóides, com destaque para o resveratrol.
Quer dizer que o suco de uva funciona como um remédio?
Não, o suco de uva pode ser um aliado na prevenção de doenças, mas não para sarar um dano já instalado. Assim, as crianças, que sofreram muito menos os efeitos dos radicais livres, com certeza são as mais beneficiadas com o consumo regular da bebida, pois estão “construindo” uma barreira contra a ação dessas substâncias ao longo da vida.
Quanto suco é preciso beber para prevenir doenças?
Existem muitos estudos apontando os benefícios que o suco de uva traz para a saúde. Um deles afirma que 500ml (em torno de dois copos) é capaz de suprir em 100% a necessidade diária de ferro, manganês, cobre e zinco. Esses minerais também ajudam na produção de células vermelhas, relacionadas diretamente com a prevenção da anemia.

Por Roberta Pessoa 

Web Esportes

Luis Fabiano e o cartão vermelho: novela já tem 14 capítulos no Tricolor

Galo e Cruzeiro serão julgados por incidentes no clássico, nesta 4ª feira

Martino chama mais três e completa lista argentina para jogo contra Brasil

Pettis diz que luta contra Melendez não vai passar do primeiro round

Dani Alves vê derrota injusta em Paris e pede Barcelona de cabeça em pé

Raio-X de Timão x Galo: equilíbrio marca duelo das quartas de final

Por Bruno Kennedy

TV









Por Polliana Rodrigues 

Música Internacional: Rude


"Rude" é a canção de estréia da banda canadense de reggae Magic!, contida no primeiro álbum de estúdio da banda, Don't Kill the Magic. A canção foi lançada em 11 de outubro de 2013 pela gravadora Sony Music. "Rude" foi composta por Nasri Atweh, Adam Messinger, Mark Pellizzer, Ben Spivak e Alex Tanas e produzida por Messinger.

Por Sinára Rodrigues