Vida saudável:Cuidados na prática de exercícios: falta de orientação é prejudicial
Atividade física traz inúmeros benefícios, mas, sem orientação, equipamento e preparo adequado, pode causar doenças. Confira as dicas para se exercitar de forma segura
Atividade física traz inúmeros benefícios, mas, sem orientação, equipamento e preparo adequado, pode causar doenças. Confira as dicas para se exercitar de forma segura
O sedentarismo é um dos principais males da vida moderna e é gerador de diversas doenças como problemas cardíacos e de coluna, casos de diabetes e cânceres de mama e de cólon. Esta é uma constatação de diversas pesquisas em saúde e avaliação de médicos, como cardiologistas, ortopedistas, endocrinologistas e professores de educação física. Apesar da prática do exercício físico ajudar a evitar esses males, especialistas alertam para os cuidados na hora de iniciar uma atividade.
A falta de uma orientação médica e de um profissional de educação física podem ocasionar problemas ortopédicos como distensão muscular, dores articulares agudas, lombalgias, tendinites e várias outras alterações físicas como arritmias, tonteiras e câimbras.
Segundo o cardiologista Marcel Coloma, em situações mais extremas, o início de exercícios sem cuidados pode levar à morte súbita. O médico afirma que o primeiro passo é fazer um checkup médico para ver se a pessoa pode ou não pode realizar determinada atividade física.
“Há casos de morte súbita por infarto ou derrame. Após os exames de rotina é aconselhável a pessoa iniciar as atividades de forma gradual. É necessário ainda não se acomodar e aumentar aos poucos a intensidade do exercício. Na academia, o professor alerta o aluno e faz alterações na série, mas numa atividade externa, sem a vigilância de um profissional, é a própria pessoa quem deve ficar atenta para se exigir um pouco mais, na medida em que o corpo vai ficando mais resistente”, relata Coloma.
Por: Adriellly Heloisa
Nenhum comentário:
Postar um comentário