A postura do corpo ao caminhar
Sabe-se que o caminhar correto pode acrescentar muito à boa aparência da pessoa. Caminha-se com o corpo disposto na sua posição natural de caminhar, a cabeça levemente inclinada para a frente, com o olhar posto alguns metros adiante, evitando tropeços e esbarros em pessoas e objetos. O homem oscila os ombros no plano horizontal, quase imperceptivelmente, para frente e para traz, enquanto anda, e a mulher faz oscilar minimamente os quadris, sem as contorções do rebolado.
É inimigo da elegância o caminhar apressado. Descontados os casos em que caminhar rápido seja uma questão de emergência, o caminhar deve ser sempre calmo, sem ser arrastado nem precipitado, e sem fazer ruídos com saltos de sapatos barulhentos. As pernas puxam o corpo, e não o corpo puxa as pernas.
O modo errático de andar, lento e sem objetivo, indica um indivíduo indolente e desocupado, que está constantemente se pondo no caminho dos outros ou obstruindo passagens. Ele se torna objeto da atenção dos seguranças e causa incomodo aos demais passantes e aos que trabalham no local.
Contrações nervosas dos músculos nas pessoas muito tensas, maus hábitos, pequenos defeitos físicos, e sapatos de saltos deformados podem ser a razão de um caminhar deselegante que, porém, pode ser facilmente corrigido. Alguns milímetros a menos no tamanho de uma das pernas pode traduzir-se em uma anormalidade qualquer nos passos, em diferença de altura dos ombros, ou no balançar exagerado dos braços e no modo oscilante de caminhar. O uso de palmilhas no sapato para corrigir a diferença no comprimento das pernas, a substituição dos saltos dos sapatos desgastados e exercícios para um caminhar correto resolvem o problema. Alguns exercícios são bastante conhecidos, como caminhar com um livro sobre a cabeça, caminhar em linha reta sobre uma faixa estreita (uma tábua do assoalho), e há muitos outros que um fisioterapeuta poderá aconselhar.
Por: Rodrigo Martins
Nenhum comentário:
Postar um comentário