domingo, 5 de junho de 2011

Momento com Deus. Namoro.

Namoro: Tempo de crescimento

O que é namorar? Com quem namorar? Como namorar?
O estilo de vida cristão tem ajudado milhares de jovens a dar uma resposta certa a essas perguntas.



O melhor que pode acontecer é alguém amar e ser amado. A vida humana se desenvolve normalmente onde há amor. O útero, o colo dos pais, o elogio das pessoas e a autoestima são experiências indispensáveis de amor humano. Mas o namoro é um experiência especial e marcante.

Namorar é começar a sair de nós mesmos, com a coragem de acolher o outro, em vista de um projeto de vida, de uma missão muito especial de uma vocação existencial. Somos chamados por Deus a nos realizar, a sermos felizes e amar alguém, para no amor fundar um lar, construir a sociedade e o mundo que é casa de todos. O namoro explode no amor familiar e social.
  

Namorar por acaso, por fuga, por imposição, por nada, por interesses, por imitação dos outros, é um equivoco. O namoro não é aventura, passa tempo, amizade colorida, egoísmo a dois. Namoro é uma experiência que requer opção de vida, projeto existencial, valores e ideias.


Não basta a maturidade física para namorar. É preciso maturidade afetiva, ética e espiritual. Namorar cedo demais é prejudicial. Tudo tem seu tempo. Namorar é mais do que fazer amor. O sexo fácil e precoce leva ao vazio, ao tédio, à busca de mais prazer, no álcool, na droga, no erotismo.

Hoje o prazer virou obrigatório. Esquecemos que precisamos de limites. Eles nos protegem.

Nossa cultura erotizada tornou o sexo onipotente, onipresente e onisciente. Esquecemos o amor e vamos atrás do prazer. Não culpemos nossos filhos nem a juventude. Mais saudável é oferecer-lhes caminhos, orientação, testemunho de vida, valores. A moral dos jovens depende muito do comportamento dos adultos.

Namoro é tempo de conhecimento, de crescimento, de escolha, de amadurecimento. Não podem faltar no namoro a confiança mútua, a fidelidade, o diálogo, o perdão, a sinceridade, a compreensão. Muitos jovens conseguem realizar um namoro verdadeiro, puro e profundo, porque decidiram estar em união com Deus, ter boas amizades, abrir-se com seus pais, participar da vida da comunidade.


O que é namorar? Com quem namorar? Como namorar? A palavra de Deus, a espiritualidade, a oração têm ajudado milhares de jovens a dar uma resposta certa a essas perguntas. Tem sucesso o namoro em que há diálogo com pais, ajuda de pessoas gabaritadas e boas leituras.


Namorar é preparar-se para vocação de se esposo/a, de formar uma família, de ser pai e mãe. Lares não se improvisam. O namoro verdadeiro salva o matrimônio. Evita sofrimentos, possibilita a unidade e fidelidade conjugal, a felicidade e o sucesso matrimonial. Se a vida é um jardim, o namoro é tempo para semear. Quem semeia vento, colhe tempestade. Os frutos de uma namoro autêntico serão colhidos na convivência familiar, na geração e educação dos filhos, na superação dos problemas, na compreensão e ajuda mútua. O namoro é uma escola de capacitação para uma vida feliz, alegre, saudável, prazerosa e santificadora no casamento.


Dom Orlando Brandes, Arcebispo de Londrina


Por: Professora Maria dos Reis
e Daiane Araujo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário