No dia 03/06/2011 a E. M. Sebastião Dias deu abertura oficial ao projeto de Literatura: Era Uma vez. O projeto tem como objetivo o aperfeiçoamento das competências em leitura, oralidade e produção escrita dos alunos desde a pré-escola até as series iniciais do Ensino Fundamental.
A Idéia do projeto surgiu quando percebeu-se, nos indicadores educacionais existentes no estado e país, (PROEB, Prova Brasil, Proalfa, realizados desde 2005) que muitos alunos ainda não conseguiam ler e produzir textos com desenvoltura. Tendo a leitura como um dos pontos essenciais de nossas vidas e notando-se que por ela os alunos aprimoram a sua escrita, as professoras resolveram criar o projeto.
Espera-se que as dificuldades na escrita, leitura e interpretação de textos sejam, aos poucos, sanadas. Uma vez que serão trabalhadas práticas diferenciadas e com atividades significativas e contextualizadas. Nelas os alunos receberam atendimento individualizado e vários recursos serão lançados para que as habilidades de cada atividade sejam realmente aperfeiçoadas.
Para o desenvolvimento do projeto, cada professora terá o cuidado de rever os temas já trabalhados anteriormente (para evitar o desinteresse do aluno), montar um plano de aula (aulas interessantes com recursos didáticos), utilizar os recursos disponíveis na escola (livros, filmes, imagens, etc.) e organização em sala de aula (quantidade de alunos que iram atender).
Os resultados dos alunos serão comprovados através dos depoimentos dos pais – que irão opinar após cada livro lido – pelos professores – que irão trabalhar a produção de fichas literárias, debates, desenhos, e muitas outras coisas com seus alunos – e a partir dos resultados obtidos nas atividades e nas avaliações bimestrais, o que também será avaliado sistematicamente com os resultados das avaliações externas.
Após a apresentação e abertura do projeto, a tarde de trabalhos se encerrou com um belo auditório aberto a toda a população tirense, tendo como atrativo apresentações e exposições literárias que foram trabalhadas o ano inteiro.
A apresentação teatral e do Coral que abrilhantaram a tarde foram coordenadas e ensaiadas por Luciano Lander.
Por: Marco Antônio
Nenhum comentário:
Postar um comentário