sábado, 25 de agosto de 2012

Ex - Alunos - Laila Martins

Laila Jessica Braga Martins tem 19 anos e estudou na Escola Estadual Padre José Coelho nos anos de 2009 e 2010. Atualmente estuda Relações Internacionais no Esamc e leciona inglês em escolas de Uberlândia. Laila nos conta um pouco dos dois anos que passou pela E. E. PJCoelho.

PJCoelho: Apesar de ter estudado por pouco tempo na escola algum profissional conquistou sua admiração? Por qual motivo?
Laila: A Dáurea, porque eu sempre tive muita dificuldade com o português e a maneira que ela explicava e a paciência que ela tinha ajudaram bastante. E também fora da escola, eu sempre achei ela um ótima pessoa, conversava com a galera, ria. Ela que nos ajudou na ideia de pintar a sala, o que foi muito legal da parte dela.

PJCoelho: Em 2010, você foi uma das idealizadoras do projeto de pintura em uma das salas. Além da parte física algum outro motivo fez com que você tomasse a iniciativa?
Laila: Adoro fazer coisas diferentes, e achei legal que mesmo sendo uma coisa pequena, ficou marcada. Talvez não entre para o livro da história do ginásio, mas eu sempre vou lembrar disso. Mostrou que se você tem uma ideia vale a pena correr atrás que pode dar certo.

PJCoelho: Depois da sua iniciativa, todas as outras salas foram pintadas. Você crê que um gesto, por menor que seja, pode desencadear grandes mudanças?
Laila: Com certeza, disso eu não tenho dúvida. As pessoas tentam mudar o mundo, mas nem percebem que se elas tentassem mudar a sua comunidade, sua cidade, ou até sua escola isso poderia gerar um grande impacto. Fico muito feliz que a nossa incentiva tenha ajudado a melhorar a escola.

PJCoelho: Do que você mais sente falta na E. E. Padre José Coelho?
Laila: Das pessoas, não tem como não sentir falta. Quando cheguei ao Brasil pensei que nunca mais teria amigos. E ainda bem que estava errada, porque tenho amigos que eu considero verdadeiros, aqueles que posso sentar e ter uma conversa só para zuar mesmo, mas quando preciso falar sério, conseguimos isso também. Mesmo que não conversamos todos os dias, quando estou em Tiros sinto como se eu nunca tivesse saído, pois a amizade continua ali, firme e forte.

PJCoelho: E atualmente ainda tem ligações com a educação? De quais formais?
Laila: Estou fazendo Relações Internacionais na ESAMC de Uberlândia e estou adorando. Os professores são ótimos, e as matérias são tudo que eu queria. Parece que me encaixei no meu curso, tinha medo de iniciar um curso e não gostar, mas estou adorando e fazendo de tudo para ser reconhecida dentro da escola. Quero ter uma experiência acadêmica que eu vá me orgulhar futuramente.

PJCoelho: Qual a mensagem você deixa para os alunos atuais da E. E. Padre José Coelho?
Laila: Eu sei que todo mundo fala isso, que é um cliche, mas corra atras do que você quer em sua vida. Vai ser muito difícil, você vai chorar, vai querer desistir, mas quando você para e pensa em tudo que você conseguiu sozinho, isso vale mais do que qualquer coisa. A melhor coisa que existe é quando você consegue algo que você tanto queria, que era tão difícil. Mas afinal, se é fácil não tem graça.

Por: Stênio Henrique Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário