Depois de trazer 10 dicas fundamentais e superficiais para que você faça uma boa redação, vamos trazer dicas mais profundas e complexas que, se colocadas em prática de forma precisa vão lhe ajudar a obter uma excelente nota.
Sabendo da importância do Enem na vida dos participantes, equipe responsável pela elaboração da prova, em 2012, teve também o cuidado de elaborar cartilhas com dicas, segundo Luiz Cláudio Costa, presidente do Inep: "objetivo é tornar o mais transparente possível a metodologia de correção da redação, bem como o que se espera do participante em cada umadas competências avaliadas".
É normal que existam algumas dúvidas, para ajudá-los nisso, o Inep já esclarece algumas delas:
- Quem vai avaliar a redação?
O texto produzido por você será avaliado por, pelo menos, dois professores, de forma independente, sem que um conheça a nota atribuída pelo outro.
- Como a redação será avaliada?
Os dois professores avaliarão seu desempenho de acordo com os seguintes critérios (mais a frente discorreremos sobre cada um deles):
Competências
1: Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita.
2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento, para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos,opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado,respeitando os direitos humanos.
- Como será atribuída a nota à redação?
Cada avaliador atribuirá uma nota entre 0 (zero) e 200 (duzentos) pontospara cada uma das cinco competências, e a soma desses pontos comporá a nota total de cada avaliador, que pode chegar a 1000 pontos. A nota final do participante será a média aritmética das notas totais atribuídas pelos dois avaliadores.
- O que é considerado “discrepância”?
Considera-se discrepância a divergência de notas atribuídas pelos avaliadores quando:
- diferirem, no total, por mais de 200 (duzentos) pontos ou;
- for superior a 80 (oitenta) pontos em qualquer uma das competências.
- Qual a solução para o caso de haver “discrepância” entre as duas avaliações iniciais?
- A redação será avaliada, de forma independente, por um terceiro avaliador.
- A nota final será a média aritmética das duas notas totais que mais se aproximarem.
- E se a discrepância ainda continuar depois da terceira avaliação?
A redação será avaliada por uma banca composta por três professores, que atribuirá a nota final do participante.
- Quais as razões para se atribuir nota 0 (zero) a uma redação?
A redação receberá nota 0 (zero) se apresentar uma das características a seguir:
Fuga total ao tema;
não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa;
texto com até 7 (sete) linhas;
impropérios, desenhos ou outras formas propositais de anulação;
desrespeito aos direitos humanos (desconsideração da Competência 5); e
folha de redação em branco, mesmo que tenha sido escrita no rascunho.
- Como será avaliada a redação de participantes surdos ou com deficiência auditiva?
Serão adotados mecanismos de avaliação coerentes com o aprendizado da Língua Portuguesa como segunda língua, de acordo com o Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005.
- Como será avaliada a redação de participantes com dislexia?
Serão adotados mecanismos de avaliação que levem em conta questões linguísticas específcas relacionadas à dislexia.
IMPORTANTE!
O título é um elemento opcional na produção da sua redação.
Stênio Henrique Lima
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