Hoje, no PETS, vamos desvendar as curiosidades de um animal assustador para alguns, mas para outros pode ser um ótimo amigo, uma cobra. Que está cada vez mais sendo domesticada como animal de estimação. Hoje falaremos da Jibóia Constritora.
JIBÓIA CONSTRIRORA
· CURIOSIDADES:
Apesar da fama de uma cobra muito perigosa, a jibóia- constritora não apresenta perigo aos seres humanos, pelo contrário, é uma espécie muito dócil, não é peçonhenta e não consegue (mesmo que queira) comer animais de grande porte.
Muitos caçadores ficam atrás desta cobra por sua pele ter um valor no comércio muito estimado. As que são criadas em cativeiro não atingem sua altura máxima e podem custar em média de mil a sete mil reais, dependendo da sua cor pode custa até mais caro. Sua média de vida está na faixa dos trinta anos e pode pesar aproximadamente quarenta quilos quando adulta.
· ALIMENTAÇÃO:
As serpentes são animais carnívoros que se alimentam de roedores, aves e lagartos. A frequência e quantidade de alimentos variam de acordo com o tamanho do animal.
Quando em cativeiro, é comum alimentar as jiboias com pequenos roedores, como camundongos e ratazanas jovens. Quando maiores, podem ser alimentadas com coelhos, lebres, ratazanas adultas e aves (frangos).
· CUIDADOS ESPECIAIS:
Sempre lavar as mãos, antes e depois de se manusear o animal; Manter o terrário sempre limpo; Trocar a agua diariamente; Retirar o animal do terrário sempre com um gancho apropriado; Tomar cuidado com os olhos, pois acidentes (mordidas) podem ocorrer, e essa seria a região mais perigosa a ser afetada.
Sempre manter movimentos lentos, e no primeiro momento pegar a jiboia sempre por trás da cabeça. Nunca tente vir pela frente da jiboia, pois ela pode morder. É importante, um dia antes de alimentar a jiboia, colocar para que se exercite pois passará os proximos dias imóvel a fazer digestão. O ideal é que seja a cada 10 dias, no final de tarde(após as 16h), em gramado baixo.
· TEMPERAMENTO:
Em geral, os animais são dóceis, apesar de terem fama de animais perigosos, mas o temperamento pode variar entre cada indivíduo e de acordo com o modo de tratamento dispensado a ele.
· CARACTERÍSTICAS:
É Considerado um animal vivíparo;
É basicamente um animal com hábitos noturnos (o que é verificável por possuir olhos com pupila vertical), ainda que também tenha atividade diurna;
É uma serpente que pode chegar a um tamanho adulto de 2m a 4m, raramente chegando a este tamanho máximo;
É considerada a segunda maior cobra do Brasil;
Detecta as presas pela percepção do movimento e do calor e surpreende-nas em silêncio
A sua boca é muito dilatável e apresenta dentes serrilhados nas mandíbulas, dentição áglifa;
A digestão é lenta, normalmente durando sete dias, podendo estender-se a algumas semanas, durante as quais fica parada, num estado de torpor.
POR: LUIZ HENRIQUE.