domingo, 15 de maio de 2011

Livros&Filmes: A menina que roubava livros

Markus Zusak é um escritor australiano, famoso pelo seu best-seller internacional "A Menina que Roubava Livros". O livro é sobre Liesel Meminger, uma garota que encontra a Morte três vezes durante 1939–43 na Alemanha nazista.



A história é narrada pela morte, durante a sua passagem a pela Alemanha, ela encontra Liesel em uma estação de trem enquanto o seu irmão mais novo é enterrado próximo ao local. A garota, ao perceber que o coveiro presente deixou um livro, O manual do coveiro, cair na neve. Liesel rouba-o e é levada, então, até Molching, onde a sua mãe pretende entregá-la a adoção. Na Rua Himmel, reside o casal de classe trabalhista formado por Hans e Rosa Hubberman. Lá, ela convive com os novos responsáveis e vai à escola, assim como faz amizade com o vizinho Rudy Steiner.
Ao longo dos quatro anos que viveu com os Hubberman, roubou diversos livros e aprendeu lições com eles. Eles acolheram um judeu, Max, para poder ajudá-lo, devido à uma antiga promessa feita por Hans Hubbermann, à sua mãe. Hans Hubbermann tenta ajudar outro judeu durante uma caminhada e é advertido pelo soldado alemão que o agride. Hans, então, pede para que Max vá embora, pois os soldados viriam atrás dele e então o pegariam.
Um bombardeio na vizinhança fez com que Liesel fosse a única sobrevivente, tendo no final encontrado Max, também seu amigo.

2 comentários:

  1. Adorei ler sobre "A menina que roubava livros". Foi aki no blog da escola mesmo que achei a dica de leitura,então comprei o livro pela internete e me facinei ao lê-lo. Visito o blog toda semana pra saber de novidades. O trabalho de vocês é ótimo! Parabéns!

    ResponderExcluir