quinta-feira, 21 de julho de 2011

Férias: Dormir também é um programa!

Aproveite o tempo livre das férias para dormir até mais tarde.
Além de fazer bem, você estará descansado para a volta às aulas.

Após muitas provas, horas incalculáveis em frente ao computador e aos livros, alimentação desregrada e noites em claro, enfim, as férias se aproximam e muitas "baladas" estão por vir. Afinal, é hora de curtir. No entanto, privar-se do sono pode gerar vários problemas, pois, uma noite mal dormida é suficiente para diminuir os reflexos, alterar a personalidade e causar irritabilidade, dificuldade de concentração, aumento da fadiga e do estresse.

Uma noite de sono perdida jamais será recuperada


No período de férias é importante que as pessoas que passaram por um longo período sem dormir adequadamente tenham consciência das necessidades físicas e psicológicas desse ato. "O ideal é traçar uma rotina para que o corpo volte a descansar. O prejuízo de noites em claro não será recuperado, no entanto, é possível que, após algumas noites bem dormidas, o organismo se restabeleça", explica o Prof. Dr. Luis Vicente Franco de Oliveira, especialista em distúrbios do sono e coordenador do Laboratório do Sono da UNINOVE.


Vantagens de dormir bem:

▪ Evita o stress.
▪ Protege contra os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento.
▪ Estabiliza os níveis da respiração.
▪ Aumenta a produção de colágenos.
▪ Descansa os órgãos do corpo.
▪ Aumenta a melatonina (que regenera as células).
▪ Melhora a disposição para trabalhar, estudar.
▪ Favorece o humor.
▪ Beneficia o sistema imunológico.
▪ Previne a insônia e diversos distúrbios no sono.
▪ Melhora a capacidade de raciocínio.
▪ Evita problemas de memória.
▪ Influencia na perda de peso.

Dormir bem ajuda a manter um aspecto jovem e saudável

Na volta às aulas, aproveite o fim de semana para descansar um pouco e para começar a repor as horas de sono não (ou mal) dormidas. Entretanto, é bom saber que a regularização do sono deve acontecer aos poucos, ao longo dos dias: não adianta dormir pouco a semana inteira e depois passar o sábado inteiro dormindo… Nós precisamos em média de oito horas de sono tranqüilo por noite.

Por: Stella Campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário