Legalizar ou não?
A utilização da maconha tem sido cada vez mais frequente e assunto principal de polêmicas e debates. Há por exemplo , um amplo respaldo médico sobre seus efeitos devastadores no cérebro. Por outro lado, existem estudos científicos que propõem o uso dela como medicamento. Há também quem a compare ao álcool e defenda sua legalização.
Alguns são favoráveis à legalização, pois acreditam que acabaria com o tráfico da maconha. O número de presos nas cadeias, pelo uso/tráfico de drogas seria menor e as mortes seriam reduzidas. Ao contrário do que muitos imaginam, não são apenas os consumidores ou traficantes que defendem a liberação da droga, há também pessoas importantes, como ex-presidentes, economistas, etc. Além disso, a maconha pode ser usada como tranquilizante em tratamentos médicos, devido a substâncias calmantes que ela contém.
Por outro lado, há aqueles que consideram a maconha como um caminho sem fim, pois trás muitos conflitos e gera violência dentro e fora de casa. O número de viciados aumentaria, como também os crimes cometidos por eles, em busca do dinheiro para comprá-las. O governo teria mais gastos com o sistema público de saúde. Sem mencionar que as disputas pelo poder do mercado da droga aumentaria.
Por tanto, sou contra a legalização das drogas. Não iria trazer nenhum benefício, apenas mais dependentes das drogas, conflitos pelo poder e mais pessoas nos hospitais de reabilitação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário