segunda-feira, 23 de abril de 2012

Ex Alunos - Cleuto Gontijo dos Santos




PJCoelho: Nome:
Cleuto: Cleuto Gontijo dos Santos

PJCoelho: Idade:
Cleuto: 45 anos

PJCoelho: Atividade preferida de lazer:
Cleuto: Gosto muito de Futebol e também jogar Canastra.

PJCoelho: Anos em que frequentou a escola:
Cleuto: Fui aluno da E. E. Padre José Coelho entre os anos de 1978 ao ano de 1984.

PJCoelho: Qual era sua matéria preferida?
Cleuto: Gostava muito de história e Geografia.

PJCoelho: Qual professor te traz mais saudades?
Cleuto: Olha citar um professor do qual tenho saudades seria injusto com os professores e comigo mesmo, pois todos tiveram a sua importância, mas sempre tem aqueles que deixam uma marca maior, por exemplo, como eu gostava muito de História, o professor (no caso professora) sempre vem junto, LUCIA MESQUITA, sempre muito autoritária, mas fantástica quando se dedicava a arte de ensinar, as aulas eram como uma viagem pelo tempo, ganhei dois pontos uma vez por ter decorado o longo nome de Dom Pedro I, nas aulas dela fazer piadinhas era mais aconselhável ficar de boca fechada. O nosso TIO ORLANDO, com aquela voz forte, com aula super bem preparada numa folhinha pequena e letra então, minúscula sempre escrita de caneta preta impecável, no fundo um BRINCALHÃO que gostava de ser chamado por todos de TIO ORLANDO, hoje posso confessar nunca fui muito amante de ciências mas não tem como não ter saudades do professor. A DONA LURDINHA, professora de artes, muito carismática, uma pontaria fenomenal com pedaços de giz, capaz de acertar o alvo muitos metros de distância (e esses alvos quase sempre éramos nós a turma do fundão). A MARIA HELENA BOMTEMPO, que gostava de me dizer, fui sua professora de primeiro ano você aprendeu a ler e escrever foi comigo, portanto se sou alfabetizado, ela foi a culpada ( a ela uma grande gratidão). E também o RAFAEL EDUARDO, o nosso querido TIFEL, inspetor de alunos cargo que já nem existe mais, tem muito flamenguista em Tiros de minha época por causa do TIFEL, rubro negro convicto, enfim poderia citar vários e vários, ficar horas a contar histórias dos professores que marcaram muito minha passagem pela escola.

PJCoelho: Profissão:
Cleuto: Tenho uma pequena empresa no ramo de transportes.

PJCoelho: Qual importância à escola teve na sua formação profissional?
Cleuto: Eu acredito que todo ser humano nasce dotado de inteligência e a escola é uma ferramenta muito importante para o desenvolvimento da mesma, ela criou os mecanismos necessários para a minha formação como pessoa, me ensinou a ler e escrever, mas principalmente me deu senso de coleguismo e companheirismo, fatores relevante dentro de qualquer profissão.

PJCoelho: Como é a lembrança dos colegas e da escola? Descreva um episódio marcante.
Cleuto: Lembranças dos colegas são muitas, alguns ainda carrego comigo, outros se foram para longe pelas circunstâncias da vida ou a procura de novos horizontes, outros já não estão mais entre a gente, colegas de escola serão para sempre colegas de escola. No meu caso exceto a DENIZE, por quem sempre tive um carinho especial e que mais tarde tornou-se minha esposa e estamos juntos até hoje. Recordar a escola é lembrar de uma fase boa da vida, a E. E. Padre José Coelho funcionava em outro prédio, possuía somente uma ala não tinha dois andares, mas contávamos com bons professores e era onde adquiríamos conhecimentos, pois não tínhamos acesso a tantas informações como hoje, a Escola era a nossa Internet, o nosso facebook, o nosso twitter, onde fazíamos amigos. Um episódio importante é que no último ano na escola, em 1984, tínhamos poucos recursos tecnológicos, contávamos apenas com os velhos toca-discos de vinil, para animar nossas festas, (CD, DVD, Celular, Iphone, Internet isso não se tinha nem notícias) dispúnhamos também de um gravador portátil de fita K7 a pilha, de posse desse aparelho que na época era a grande novidade, nos os colegas Reginaldo Braga, Belchior Gonçalves e Cleuto Gontijo, três únicos homens em uma turma de 43 alunos, fundamos a Primeira Radio de Tiros que foi batizada por RADIO 7 OU 9 DE TIROS ( a radio era imaginaria é claro), e tínhamos todo protocolo na abertura dos programas, anunciávamos a potência da radio com 7.777 megaherts e 9.999 kiloherts ( uma alusão ao nome da radio) e colocava-nos como a mais ouvida e potente radio do alto paranaíba, durante nossos programas os três eram os locutores, entrevistadores, cantores, humoristas, nossos programas tinham sempre um patrocinador ( também imaginário) e o que ficou mais famoso foi o FRIGORIFICO GALINHA MORTA DE TIROS e os produtos oferecidos eram ilarios, os mais anunciados eram a venda de ... CUPIN DE GALINHA, PERNAS DE CROCODILOS, e tudo vendido pelo menor preço da cidade, satisfação garantida ou o dinheiro de volta, usando a radio fazíamos entrevistas com professores, colegas, funcionários da escola e com pessoas ilustres que por lá passavam, uma delas era o DR HELIO que foi paraninfo de nossa turma. Saudades dos bons e velhos tempos que por ausência de recursos tecnológicos usávamos e abusávamos da imaginação para nos divertir e também aos outros, recordando a nossa RADIO 7 OU 9, procurei pelas minhas fitas K7gravadas naquela época, encontrei porém num mundo com tamanha evolução, constatei que dificilmente poderei ouvi-las, pois a era alta tecnologia em 1984, hoje se tornou peças de museu.

PJCoelho: Descreva a escola de quando você estudava e a escola hoje.
Cleuto:Olha é difícil fazer comparações, mas quando eu estudava as informações que tínhamos eram aquelas contidas em livros e naquilo que os professores tinham para nos ensinar com seus conhecimentos. Em Tiros propriamente dito, tínhamos um minúscula biblioteca que funcionava numa casa velha onde hoje funciona posto de saúde. Líamos livros como Iracema, Ubirajara, hoje nem sei se aqui existem mais. Computadores, internet não tínhamos conhecimentos, coisas hoje tão comuns em escolas, casas, as informações chegam via celular, o u no meu tempo escolar levaria semanas pra chegar ao meu conhecimento, hoje chega em frações de segundos. Acredito que tudo evolui pra melhor. Faculdade na minha época tínhamos que mudar pra longe, ficar longe de amigos, familiares, hoje você vai a faculdade e trabalha em Tiros, portanto acredito que daqui alguns anos as melhorias serão ainda maiores, mas o que não pode ter diferença dentro da escola do meu tempo a escola de hoje e a escola do futuro é o respeito pelos profissionais que nela trabalham, que tiveram, teem, e terão algo mais a acrescentar em nossas vidas.

PJCoelho: Deixe um recado para os alunos atuais.
Cleuto: Como recado aos atuais alunos vou deixar um dizer muito sábio. “Um sonho sonhado só é só um sonho, mas um sonho que não é sonhado só deixa de ser só um sonho pra se tornar realidade”. Que vocês pensem nisso HOJE, AGORA e que aproveitem a oportunidade de terem pessoas sonhando junto, seus pais, irmãos, professores, colegas, amigos que farão de tudo pra que esse sonho não se torne muito pesado, não vivam a ilusão das drogas, porque esse sonho pode se tornar real demais e consumir inclusive o próprio SONO, vivam, curtam os amigos, façam da vida de vocês hoje algo que possam se orgulhar no futuro VEIO, mas o mais importante sonhem.Sonhem com a MINA mais bonita da escola, com aquele GATINHO sarado, com aquele CARRÃO, com aquela roupa de marca, mas enquanto tenham esses sonhos pratiquem a escola, aproveitem a oportunidade única de ser jovem estudante, um dia a saudade vai bater daquela aula chata, daquele professor que você não entende, daquela matéria difícil, mas que tenham certeza que tudo isso faz parte da caminhada para que seu sonho não seja só um sonho, mas si uma grade realidade....

Obrigado pela oportunidade, desculpem pelas longas respostas, mas falar de Escola é sempre falar um pouco daquilo que me ensinou a ser o que sou hoje. Parabéns a vocês do blog que de uma maneira ou de outra mantém vivo o sonho de três jovens estudantes da turma e 1984 que era levar alegria e informações, hoje vocês tem tecnologia, use-a com responsabilidade porque hoje ela é a máquina que move o mundo.



 

Um comentário: