sexta-feira, 27 de abril de 2012

Ex - Alunos - Eliane



PJCoelho: Nome:
Eliane: Eliane Dutra Almeida Lucas da Silva

PJCoelho: Idade:
Eliane: 39 anos

PJCoelho: Atividade preferida de lazer:
Eliane: Ir pra lanchonete, descansar aos domingos assistindo um bom programa de Televisão.

PJCoelho: Anos em que frequentou a escola:
Eliane: 1985 a 1994

PJCoelho: Qual era sua matéria preferida?
Eliane: Biologia.

PJCoelho: Qual professor te traz mais saudades?
Eliane: Eliana, Nilza Mesquita e Orlando.

PJCoelho: Profissão:
Eliane: Professora de Educação Física.

PJCoelho: Qual importância à escola teve na sua formação profissional?
Eliane: A maior contribuição foi de ter ótimos professores, dedicados e entusiasmados, os quais tive como exemplo e seguidores.

PJCoelho: Como é a lembrança dos colegas e da escola? Descreva um episódio marcante.
Eliane: São ótimas lembranças, que ficam para sempre na minha memória. Todos os colegas foram para mim especiais, mas tenho uma em especial e inesquecível “Márcia Regina”, sempre que nos encontramos nos abraçamos e recordamos velhos momentos recontando as histórias. Foram também vários acontecimentos, às vezes bons, outros ruins, mas tiveram dois que me marcou muito. Um foi quando chovia, as salas de aula ficavam inundadas de água e isso ficou em minha memória, a aflição de todos os alunos e funcionários da escola com tal situação, e de tanto a direção lutar conseguiu a construção do novo ginásio, foi quando então tivemos que deslocar e estudar nos grupos. Foi um tempo de muita dificuldade.

O outro fato foi na aula de Educação Física, nunca tinha ouvido falar em vôlei quando o time adversário sacou a bola e a mesma veio em minha direção, ao invés dar um toque eu agarrei a bola com as duas mãos e o meu time inclusive minha amiga do peito Márcia Regina queriam me linchar, fiquei tão decepcionada que nunca mais joguei vôlei e por ter trabalhar já tão cedo, aos 11 anos, sempre pegava atestado e não fazia Ed. Física e hoje é tudo que mais amo fazer na minha vida, sinto que dou minha alma pelo meu trabalho que amo muito. “Faço o que amo, amo o que faço”, esse é o meu lema.

PJCoelho: Descreva a escola de quando você estudava e a escola hoje.
Eliane: ANTES: Em um certo período de meus estudos a escora era conservada. Depois mais tarde foi construído o novo prédio (o atual), porém tudo novinho e lindo, para nós alunos parecia um monumento, pois era muito chick um prédio de dois andares. Em relação aos professores todos eram muito entusiasmados, dedicados e carinhosos e ao mesmo tempo rígidos. O uniforme era sagrado inclusive o de Ed. Física era diferente até o conguinha (sapato) era exigido não importava a classe social. Lembro também que em certas épocas faltava muita merenda era um caus, pois os alunos, a maioria, eram muito carentes. Com relação às regras, as formas de punir o aluno eram mais favoráveis, eram mais rígidas se funcionavam muito bem e com isso havia muito mais respeito entre colegas com colegas, alunos com professores e funcionários da escola.

HOJE: É lamentável e triste ver a escola tão destruída e mais triste ainda saber que são seres humanos ditos estudantes destruindo um lugar que é dele mesmo usufruir e agindo como se fosse um monstro e isso tudo só nos mostra a autodestruição e isso infelizmente esta acontecendo porque ninguém já conhece mais si mesmo e demonstra toda sua revolta, fúria, inconformidade através de vícios e vandalismo enquanto poderia ser através de desabafos e diálogos.

A tecnologia avançou a classe social mudou o ser humano transformou (em que?) e a escola é a que mais vem sofrendo consequências com toda essa mudança, com a falta de respeito e o seu papel de ensinar passou para o de educar e até ser psicólogo, como a escola não consegue conciliar o papel de família e o de professor em todas as situações quem paga por tudo isso é banheiros, carteiras, paredes, professores, funcionários e colegas, até merende e o blog. Mas na verdade no fundo no fundo todos nós sabemos que esses alunos nessa fúria estão gritando socorro, mas ninguém nem escola, nem família e nem sociedade sabe de quem é a culpa. E com esse redemoinho de conflitos profissionais da área estão cada vez desestimulados e sem entusiasmo, alunos cada vez mais desesperados e a sociedade cada vez mias assustada e o mundo caindo cada vez mais para o abismo.

Mas apesar de tanta coisa negativa existem ainda coisas positivas professores que regassam as mangas e cumprem o seu papel de ensinar e educar às vezes até de psicólogo. Cada vez mais alunos dessa escola estão brilhando lá fora com sua graduação transformando em belos professores, engenheiros, farmacêuticos, dentistas, médicos entre outros e jamais devemos esquecer que a Escola o seu papel os professores fez parte dessa história. Eu como ex-aluna desta escola tenho orgulho de dizer que sou professora e que hoje sou o que sou, foi por mérito meu com apoio total dessa escola.

PJCoelho: Deixe um recado para os alunos atuais.
Eliane: Queridos alunos da E. E. Padre José Coelho seja criança, adolescentes, jovens ou adultos, se vocês querem brilhar como um bom profissional e com ser humano cuide de sua estrela. Estrela é um conjunto de coisas, você, família, escola e comunidade, para que ela brilhe você precisa cuidar de tudo isso. Então procure descobrir dentro de você o ser humano que você é e aprenda lidar com seus pensamentos, medos e frustrações da melhor maneira possível e seja feliz com o que você tem e do jeito que você é. Lembre sempre de agradecê-lo.

Se a sua família é seu porto seguro, conserve-a, mas se não, seja o porto seguro dela e se orgulhe disso.

A escola é sua segunda casa cuide bem dela, ao sair deixe apenas belas histórias para serem lembradas com alegria e deixe também motivo de sentir saudades para aqueles que ainda vão ficar.

Seja orgulho para a comunidade dê u bom profissional um cidadão de bem longe dos vícios, confusões e presídios. Lembre-se que tudo na sua vida depende exclusivamente de você do seu empenho e dedicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário