sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Redação Nota Mil

A algumas semanas do Enem, estreia aqui no Blog a coluna "Redação Nota Mil", que trará dicas preciosas para você se sair bem na redação. Além das dicas, postaremos algumas das redações que alcançaram a nota máxima nos últimos anos. 


Como se sabe só é possível obter 1000 pontos na redação, devido à forma com que as outras provas - Ciências Humanas e suas tecnologias, Ciências da Natureza e suas tecnologias, Linguagens e Códigos e Matemática e suas tecnologias - são corrigidas. 

Hoje, trazemos algumas das dicas básicas para que você esteja preparado para fazer a redação, no dia 4 de novembro. 
1) - O caderno de provas expõe alguns textos que podem lhe ajudar, leia-os com atenção.
2) - Procure relacionar tais textos com o tema cobrado. Abordagem e adequação ao tema são cobrados na hora da correção.
3) - Os textos expostos podem -e devem- ser usados como base, mas em hipótese alguma podem ser copiados. Procure também, não fique preso apenas aos textos e mostre a sua capacidade racional indo mais longe.
4) - Encare sempre o tema como um problema, ainda que não esteja expresso dessa forma na elaboração da proposta.
5) - Após compreender o tema e e absorver o que os textos de apoio lhe transmitiram, formule sua tese, ou seja, seu ponto de vista sobre o problema.
6) - Em seguida, faça o esquema lógico de seu texto, isto é, busque três argumentos (ou ideias) que desenvolvam sua tese, seu ponto de vista, de modo pertinente, consistente e coerente. Lembre-se de ordená-los de modo a garantir a natural sucessão das ideias, a progressão temática.
7) - Ao elaborar a introdução, procure apresentar o tema de forma clara e, preferencialmente, apresente desde já a tese. Evite digressões iniciais para que o avaliador perceba com facilidade que o texto se inscreve no tema proposto.
8) - Ao argumentar, lembre-se de que os argumentos se ligam à tese, e essa, ao tema.
9) - Evite simplesmente descrever ou exemplificar: vale lembrar que a descrição ou os exemplos são usados para reforçar a tese e não podem substituir a mesma.
10) - Prefira argumentos com o máximo de relevância possível, ou seja, de conhecimento geral, que garantam consenso em torno deles, que não sejam generalizações, opiniões ou falácias. Vale recorrer à pesquisas, quando se tiver certeza, em caso contrário opte por não usá-las. 


Baseado nas dicas do 
Professor de Redação Francesco Jordani

Stênio Henrique Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário