quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Pós-Graduação

"O ensino de pós-graduação é aquele destinado aos indivíduos que possuem diploma universitário (bacharelado, licenciatura, tecnólogo)."

  • Mestrado acadêmico

O Mestrado Acadêmico tem por objetivo iniciar o aluno na pesquisa. A área de conhecimento é bem focada, o objetivo é a especialização em alguma área dentro da estudada na graduação. Além de disciplinas mais avançadas, que incluem uma parcela significativa de pesquisa bibliográfica individual e de trabalho de interpretação, é desenvolvido um trabalho de iniciação à pesquisa científica.

Espera-se, a demonstração de capacidade de redação de textos científicos. Esta capacidade é evidenciada, principalmente, pelo texto da dissertação de mestrado. É importante que se consiga a publicação de artigo(s) em reconhecidas revistas especializadas ou algo do tipo, durante e após o curso, o que evidenciará a importância da pesquisa realizada e seu reconhecimento pelos especialistas no Brasil e no mundo.





  • Mestrado profissional


A denominação Mestrado Profissional e o curso são formalizados pelo MEC. Ele se assemelha ao Mestrado Acadêmico quando se trata dos conteúdos e pesquisas, mas eles se diferem pois mesmo em uma universidade pública o aluno paga para realizá-lo.

Tem como finalidade o estudo e a solução de problemas reais do ambiente organizacional. Para obter o título de mestre profissional, deve-se apresentar uma dissertação com defesa diante de uma banca. Deve ser demonstrado neste trabalho a competência do mestrando em defender sua pesquisa de resolução de problemas reais utilizando os métodos e técnicas atuais.

Este curso tem horários especiais, geralmente, todas as sextas e sábados. Em princípio é um curso terminal e, apesar de ser possível a continuação dos estudos, não é aconselhado para quem deseja prosseguir os estudos optando pelo doutorado. No entanto, não há restrições na seleção do doutorado para mestres profissionais.

  • Doutorado

O doutorado obtém-se com a defesa de uma tese, que deve ser um trabalho original (o que não se exige no caso do mestrado). Atualmente, os cursos de doutorado são mais restritos e mais exigentes que os de mestrado. Considera-se uma continuação do mestrado acadêmico, embora seja permitido, aos melhores candidatos, o ingresso direto no doutorado.
As agências de fomento, que nos anos 1980 e 1990 incentivaram a ida de brasileiros ao exterior para se doutorarem, concluíram na última década que o Brasil já conta com cursos de doutorado de qualidade suficiente para que seja possível cursá-los no País e não mais no exterior. Enquanto o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) concede pouquíssimas bolsas de doutorado no exterior, a Capes mantém concessões, mas em número que tende a decrescer.

Por: Stênio Henrique Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário