quinta-feira, 4 de outubro de 2012

PETS - Peixe Dourado

Hoje no PETS, vamos desvendar um pouco mais sobre o peixe dourado. Seus cuidados especiais, sua origem, sua alimentação, e mais.

Peixe Dourado

Origem: O peixe Dourado surgiu na China no ano de 1758.

Nome científico: Carassius arautus. Ele também recebe além do seu nome mais comum, outros nomes, como: Peixe Vermelho, Kinguio, Japonês e Goldfish.

Alimentação: Você pode estar se perguntando, "O que o peixe dourado come?" É natural a dieta de um peixinho dourado incluir carnes e vegetais. Mais é melhor ficar com os alimentos embalados. Alimente o seu peixinho com pequenas quantidades várias vezes ao dia. Se eles não conseguirem comer a grande maioria da comida dentro de 5 minutos, então a refeição era muito grande.
Concentre-se principalmente nos alimentos que vêm em um pacote. Lembre-se de não alimentar excessivamente um peixinho, já que os restos de comida no fundo do tanque se tornam um produtor de amônia tóxica.
Os dourados que comem comida seca às vezes desenvolvem dores digestivas; você deve considerar a maceração dos alimentos secos antes de dar ao seu peixinho, especialmente se você observar o seu peixinho comer vorazmente fora da superfície e se tornar menos ativo ou ágil na água.
Cuidados especiais: Muitas pessoas acham que os peixes dourados são excelentes animais de estimação para quem não quer investir muito em cuidados e não tem interesse em possuir um animal de estimação por um longo período de tempo. Tanto o tempo de vida do seu peixinho dourado quanto o nível de afeto formado entre os dois dependem do quanto de cuidados você dá a ele e se você conhece ou não as maneiras adequadas de como cuidar do peixinho. Os dourados não necessariamente vivem pouco. Na verdade, se ele tiver os cuidados corretos, o seu peixinho poderia viver por uma década ou mesmo muito mais tempo (um peixinho dourado foi relatado ter vivido por 43 anos!). Saiba como cuidar do dourado para garantir que o seu peixinho desfrute de uma vida longa e feliz.
• O reservatório: Nada de tigelinhas para o peixe.
• Tamanho: Os dourados começam pequenos, mas crescem e ficam muito grandes – chegam a até 30 cm de comprimento - se você cuidar bem deles. A regra geral é ter um tanque de 75 a 115 litros para o seu peixe de estimação, e adicionar pelo menos 35 litros a esse volume para cada peixinho adicional que você possa acrescentar. Eles ficam grandes, excretam bastante e precisam de espaço para nadar, a fim de serem felizes!
• A importância de um exaustor: Os dourados são conhecidos por saltar de tanques descobertos. Comprar uma capa para o seu tanque é uma maneira fácil de evitar esta calamidade, além de fornecer uma plataforma para a iluminação.
• Luz: Opte por lâmpadas fluorescentes em vez das variedades incandescentes. Você vai economizar em eletricidade e a sua luz fará menos calor. Mantenha a iluminação ligada por cerca de 10 horas por dia.

Cores: Marrom-dourado, branco, preto, vermelho, laranja, amarelo, cinza, chá e algumas combinações dessas cores, também podem conter pintas.

Observações: São dóceis e sociáveis, ótimos para aquários comunitários.
Mas são peixes indefesos, por isso não devemos colocá-los junto com peixes que atacam.
São bastante resistentes, mas necessitam de muito oxigênio, a aeração do aquário deve ser bem eficiente.
De corpo oval, esférico e longo, as caudas variam conforme as mutações.
Esta espécie pode ser colocada tanto em aquários, como em laguinhos de jardins, ao ar livre.


Por: Luiz Henrique

Nenhum comentário:

Postar um comentário