segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Vamos falar de SiSU?

Um tema que é exposto aqui no Blog desde sua criação é o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e as inúmeras formas que ele oferece aos concluintes do Ensino Médio de ingressarem no Ensino Superior.

Hoje, 6, o SiSU (Sistema de Seleção Unificado) abriu inscrições. Considero que o SiSU seja o caminho mais curto para o ingresso em uma Universidade/Instituto Federal, isto porque, utiliza-se a nota do Enem, que foge aos vestibulares convencionais e testa a capacidade que o candidato tem em relacionar conteúdos e usar a lógica para resolver questões dos mais variados níveis de dificuldade. O prazo termina dia 10 e a primeira chamada será divulgado no dia 13.

O candidato que realizou o Enem 2013 e não zerou a redação poderá se inscrever em qualquer curso que tenha sido disponibilizado pela universidade. As inscrições são feitas unicamente pela internet, pelo site http://sisu.mec.gov.br/

O Sistema faz o cálculo da nota de corte para cada curso. A nota é a nota do último candidato selecionado. Ela é apenas uma referência para auxiliar o candidato a monitorar sua inscrição e não é garantia de seleção para a vaga ofertada. 

Durante o período de inscrição o candidato pode consultar sua classificação parcial na opção de curso escolhido em seu boletim na página do Sisu. Essa classificação é apenas uma referência e pode ser vista pelo estudante durante o período em que o sistema estiver aberto para as inscrições.

Vale lembrar que não ser aprovado na primeira chamada não significa estar fora da Universidade. Há, além da segunda opção, as chamadas para excedentes. É só ficar atento ao site ;)



Stênio Henrique Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário