segunda-feira, 19 de maio de 2014

Vida Saudável: Riscos e benefícios do uso de suplementos



Caminhadas, corridas, ginástica e presença frequente na academia. Além das dicas básicas para quem quer deixar o corpo em forma, há também quem recorra aos suplementos alimentares para ajudar neste caminho que nem sempre é fácil. Trabalhar músculos e manter a forma não é tarefa fácil e essa ajuda pode ser bem vinda. O supervisor de logística Felipe Seiji, que quer ser fisiculturista, não abre mão dos suplementos pois a correria do dia a dia, segundo ele, dificulta a alimentação adequada. "Por conta da correria, do trabalho, às vezes a gente não pode parar. Aí a gente faz um shake de um suplemento só para suprir, esse lanche que falta", diz.
Como a compra de suplementos não exige indicação médica, muitas pessoas tomam por conta. É o caso da recepcionista Letícia Correa, que toma há cerca de um ano e ficou feliz com os resultados. "Tomo três suplementos e nunca tive problemas. Consegui manter meu peso, abaixar a taxa de gordura, estou atingindo meu objetivo".
No entanto, segundo o professor de artes marciais, Ailton Castro Silva, o acompanhamento de um profissional é essencial para a conquista dos resultados desejados. Há mais de dez anos eles são companhia de Ailton, que ficou feliz com os resultados. "Já mudei bastante já, sai de 107 quilos que eu estava para 88 quilos. Então já tive uma transformação gigante no meu corpo, mas ainda tenho muito a caminhar ainda. O caminho é um pouco longo, não é simplesmente mudar a dieta, a suplementação e já vai dar resultado, então demora alguns anos para atingir seu objetivo", ressalta.
A variedade de produtos que existe no mercado é grande. As opções atendem qualquer tipo de meta: ganhar peso, perder peso, aumentar a força ou definir. Segundo o empresário José Geraldo Melo, proprietário de uma loja de suplementos, esses produtos são indicados para qualquer pessoa. "Estudos mostram que a suplementação também é adequada para quem está em tratamento de radioterapia, quimioterapia, por exemplo. Porque não consegue fazer ingestão de comidas sólidas, então para ele também é excelente o uso da suplementação", aponta.
A recomendação, no entanto, é a mesma: os clientes devem procurar um profissional antes de comprar suplementos pois o consumo inadequado destes produtos pode trazer complicações. "Aconselhamos sempre os nossos clientes que procurem sempre um nutricionista ou um médico ortomolecular para que tenha um uso adequado da suplementação", finaliza.

Por Roberta Pessoa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário