segunda-feira, 3 de abril de 2017

Atualidades

Mudanças Enem confirmadas pelo MECNenhum texto alternativo automático disponível.
Mudança nas regras do ENEM 2017
Em 9 de março de 2017, o Ministério da Educação (MEC) divulgou as mudanças que serão implementadas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), já na edição de 2017. A principal mudança é sobre os dias de aplicação das provas, que deixa de ser aplicada em um sábado e domingo, e passa a ser aplicada em dois domingos consecutivos do mês de novembro.
Veja a lista de mudanças para o Enem:
Provas: Serão aplicadas em dois domingos do mês de novembro, no primeiro, com duração de 5 horas e 30 minutos as provas de redação, linguagens e ciências humanas. No segundo domingo, duração de 4 horas e 30 minutos, serão aplicados os cadernos de matemática e ciências
da natureza.
As provas continuam sendo aplicadas em caderno de papel, os estudantes, na consulta pública, não optaram, em sua maioria, por fazer o exame pelo computador.
Isenção da taxa de inscrição: Serão isentos a partir do Enem 2017 os estudantes que são cadastrados no CadÚnico, além dos estudantes que já tinham direito a isenção.
Estudantes que foram isentos no Enem 2016 e não compareceram as provas sem justificativa não terão direito a isenção no Enem 2017.
Ranking das escolas: O exame deixa de divulgar, a partir do Enem 2017 o Ranking das escolas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Certificado do Ensino Médio: O Enem não será mais usado para obter a certificação. Estudantes que desejam obter o certificado devem realizar as provas do Encceja.
Atendimento especial: os estudantes que desejam tempo adicional na aplicação das provas devem fazer a solicitação durante o tempo hábil das inscrições do Enem.
Consulta Pública
O Inep, órgão responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) liberou uma consulta pública que visa saber as opiniões e sugestões dos estudantes referentes ao exame e possíveis mudanças.
Através da consulta pública o MEC soube quais eram as preferencias dos estudantes para o exame, e fez as mudanças no Enem também baseado nas escolhas dos estudantes na consulta pública.
Reforma Ensino Médio 2017
Com a Reforma do Ensino Médio, as provas do Enem também podem mudar seu modelo, já que os estudantes farão uma carga horária entre disciplinas comuns, estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular, e outra de acordo com a escolha do estudante como as disciplinas de: formação técnica e profissional,matemática, ciências humanas, ciências da natureza e de linguagens.
Uma cogitação é que o exame tenha modelos diferentes de acordo com os estudantes, sendo bem direcionada a etapa de estudo e o conteúdo estudado pelo aluno, porém essas mudanças podem ser implementadas em edições futuras do Enem, ainda a ser confirmado pelo MEC.
Fonte; enem.2017
Por: Izabel Josyanny e Emilay Souza


Nenhum comentário:

Postar um comentário