quarta-feira, 13 de abril de 2011

Reportagem - Todos contra a dengue



Na última semana tivemos em nossa cidade a campanha "Todos contra a Dengue" que foi feita em todo o país. Em nosso município tivemos apresentações na praça, distribuição de folhetos e principalmente a conscientização nas escolas . Os professores das escolas municipais trabalharam duro com seus alunos para que não houvesse dúvida sobre a necessidade de uma união coletiva para um bem comum.
Vale conferir algumas informações e dicas para conhecer e previnir a dengue:
Existem 2 tipos de dengue: a Dengue clássica, geralmente, os sintomas dela iniciam de uma hora para outra e dura entre 5 a 7 dias. A pessoa infectada tem febre alta (39° a 40°C), dores de cabeça, cansaço, dor muscular e nas articulações, indisposição, enjôos, vômitos, manchas vermelhas na pele, dor abdominal (principalmente em crianças), entre outros sintomas. E a dengue hemorrágica assemelha à Dengue Clássica, mas, após o terceiro ou quarto dia de evolução da doença, surgem hemorragias em virtude do sangramento de pequenos vasos na pele e nos órgãos internos. A Dengue Hemorrágica pode provocar hemorragias nasais, gengivais, urinárias, gastrointestinais ou uterinas. Nesta, assim que os sintomas de febre acabam, a pressão arterial do doente cai, o que pode gerar tontura, queda e choque. Se a doença não for tratada com rapidez, pode levar à morte.
Caso sinta alguém sintoma procure um posto de saúde ou vá no hospital o mais rápido possível, Dengue tem cura.

Modos de Prevenção

Mantenha sempre Lixos tampados, garrafas e latas sempre de boca para baixo, caixas d’água sempre bem tampadas, não deixe acumular água nas calhas e lages.
Quem tem plantas em casa, deve ter cuidado com os pratinhos que ficam em baixo as plantas, coloque areia neles ou fure-os para não acumular água, no caso de acumular lave-os com água e sabão. Quem tem plantas aquáticas, lave os vasos delas toda semana com escova e sabão.

Lembre-se se agirmos podemos evitá-la!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário