domingo, 23 de outubro de 2011

Dicas para o segundo dia de provas do Enem


A primeira delas é chegar cedo ao local de prova,para ter tempo de se ambientar. Além disso mantenha a calma no momento de receber os cadernos da prova. O aluno que está muito ansioso, respire fundo e tente se tranquilizar antes da leitura .Divida o tempo para ter, pelo menos, 30 minutos para preencher o cartão de resposta.

Menos de três minutos por pergunta

Se fizermos um cálculo aproximado, uma hora da prova deve ser dedicado à redação (no primeiro dia, a organização da prova dá 4 horas para a resolução das 90 questões e no segundo, há mais 90 questões e a redação).
Das 4 horas restantes, a recomendação é separar meia hora para fazer as marcações no cartão de resposta. Sobram 3 horas e meia -- ou 210 minutos para a resolução das 90 perguntas de múltipla escolha. Numa divisão simples do tempo pelo número de questões, chegamos à conclusão de que o inscrito tem quase 2 minutos e meio para se dedicar a cada uma delas.
Por isso, se você perceber que empacou em uma questão, passe para a próxima. Mesmo que seja na área em que você tem mais conhecimento. "Deixe o orgulho de lado"

Redação ou questões primeiro?

Quem decide o que fazer primeiro é o próprio inscrito -- e tudo depende de como ele se sente mais confortável e seguro.
Mas, se ficar muito nervoso, uma dica é ler toda a prova e responder as questões. "Às vezes, a leitura já ajuda a ter mais repertório na hora da escrita".

Lanche e água

Nesse segundo dia, em que o inscrito precisa encarar uma hora a mais, é bom prestar atenção redobrada na alimentação e na hidratação. Combinar o consumo de água, carboidratos e proteínas durante o período em que está fazendo o exame pode fazer a diferença no seu rendimento. "O cérebro é um órgão nobre e exige muito carboidrato [para funcionar bem]".
Um dos deslizes mais comuns de atletas de alta performance - sim, vestibulando, você pode ser equiparado a um atleta em competição - é descuidar da hidratação. "A desidratação causa fadiga, sonolência e baixo rendimento mental", enumera Marcia Daskal.

Por isso, levar água é essencial. Uma garrafa de 500 ml para ir tomando aos poucos durante as cinco horas de prova é uma boa medida. "Se tomar muita água, [o candidato] corre o risco de ter de ir várias vezes ao banheiro", diz Marcia

Nenhum comentário:

Postar um comentário