segunda-feira, 21 de maio de 2012

Vida Saudável - Frutas Cítricas

Vida Saudável - Frutas Cítricas

Guerreiras na luta contra o peso às frutas cítricas além de refrescantes e gostosas, possuem propriedades como vitaminas e fibras capazes de reduzir a absorção de gorduras e açúcares pelo organismo, além de aumentarem a sensação de estômago cheio. Isso tudo só é possível graças às fibras solúveis. Fonte riquíssima dessas fibras como goma, mucilagens e pectina, elas retém água e formam uma espécie de gel no estômago.

Esse gel torna o esvaziamento gástrico mais lento, aumentando a sensação de saciedade. A pessoa se sente satisfeita por mais tempo depois que come. E para que esse efeito dure por mais tempo, é recomendado comer a fruta ao invés de tomar o suco, pois ele acaba perdendo grande parte de suas fibras. O gel de pectina age como uma espécie de esponja de gordura, que se liga aos lipídios, fazendo com que parte deles seja excretada pelo organismo ao invés de ser absorvida.

Ao diminuir a velocidade do esvaziamento gástrico, as fibras solúveis colaboram para que os açúcares (glicose) sejam absorvidos mais lentamente pelo organismo. Uma vantagem para quem quer emagrecer e uma propriedade interessante para diabéticos. A refeição rica em fibras tem mais volume, portanto exige mastigação prolongada assim, as fibras estimulam a salivação, importante para dietas de emagrecimento.

De acordo com vários estudos, e dentre os mecanismos de ação das fibras para auxiliar na redução de peso corpóreo vale ressaltar:

Contribuição na redução da densidade calórica da dieta em razão da alta capacidade das fibras solúveis em reter água;
Estímulo da secreção salivar e do suco gástrico, favorecendo a sensação de saciedade em razão da maior necessidade de mastigação das fibras;
Redução da velocidade do esvaziamento gástrico, diminuindo a fome e prolongando a sensação de saciedade;
Diminuição da absorção de ácidos graxos e de sais biliares no intestino delgado, fazendo com o intestino trabalhe normalmente.
Para quem já sofre com problemas de azia, enxaqueca, estomatite e outros problemas gástricos, o ideal é buscar orientação médica e reduzir o consumo das frutas ou até mesmo, suspendê-lo por um período.

As frutas cítricas são:

Abacaxi; Jabuticaba; Cidra; Lima; Acerola; Tangerina; Romã; Limão; Toranja; Nêspera; Marmelo; Ameixa; Caju; Morango; Pêra; Goiaba; Manga; Caqui; Maracujá; Uva; Carambola; Pêssego e Maçã.

Por: Victor Faria

Nenhum comentário:

Postar um comentário