quinta-feira, 15 de novembro de 2012

PETS - Mangalarga Marchador

Hoje no PETS, temos uma raça de cavalos que é considerada a raça mais antiga formada na América Latina. Suas características, sua origem, e mais. Tudo sobre a raça MANGALARGA MARCHADOR. CONFIRAM:

OBS: O nome Marchador vem da ideia de caminhar macio e com um porte bonito. É um dos melhores cavalos para cavalgar, pois ele garante agilidade, velocidade e uma ótima resistência, além da segurança do seu andamento. Consegue percorrer grandes distâncias sem cansar. Um cavalo desta raça destaca-se sua cabeça, que é longa, os olhos um tanto escuros e sua inteligência.

Origem:
A raça Mangalarga Marchador é tipicamente brasileira e surgiu há cerca de 200 anos na Comarca do Rio das Mortes, no Sul de Minas, através do cruzamento de cavalos da raça Alter.

Características:


Peso: De 350 a 400 quilos;
Estatura: De 150 cm no garanhão, com uma média de 151 e um mínimo de 146 cm. Na fêmea 144 cm, com um mínimo de 138 cm;

Perímetro torácico: De 175 cm no macho e 173 cm na fêmea;

Pelagens: As dominantes são a castanha e a tordilha. São também frequentes a baía e alazã, ocorrendo em menor proporção à negra, a branca, a rosilha, a lobuna e a pampa;

Corpo: De porte médio, um pouco musculoso. A cernelha é comprida, alta, musculosa e bem definida. O tórax profundo e amplo com costelas longas e arqueadas, o dorso e lombo curtos e direitos. Os flancos cheios e arredondados;

Membros: Fortes, com articulações salientes, firmes e bem aprumados. A espádua é musculosa; sem excesso e oblíqua;

Altura: Para machos a ideal é de 1,52 m e para as fêmeas a ideal é de 1,46 m.

Temperamento:
A expressão desse animal chama bastante a atenção por ser sadia e forte. A sua pele é fina e lisa e tem um temperamento dócil e amigável.

Alimentação e cuidados especiais:
A sua alimentação normalmente é feita de concentrados e forragens, mas é importante fazer um bom balanceamento entre eles, pois isso evitará que seu animal sofra com cólicas. Isso sem contar que a hidratação é muito importante.

 Custo da raça:
Para possuir um cavalo desta espécie é necessário desembolsar um bom dinheiro. Os valores podem variar de três mil até alguns milhões, conforme a linhagem e o treinamento a que o cavalo foi submetido. É também necessário gastar com medicamentos e cuidados que são essenciais para manter um cavalo forte e bonito.



Por: Luiz Henrique

Um comentário: