sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Profissão - Técnica em Enfermagem

Nome: Maria Aparecida Silva de Castro
Profissão: Técnica de Enfermagem

PJCoelho: Que ano começou a trabalhar?
Maria Aparecida: Ano de 1977.

PJCoelho: Como escolheu sua profissão?
Maria Aparecida: Na verdade não foi escolha própria, quando comecei a trabalhar foi por falta de opção de emprego e quando tive oportunidade comecei a trabalhar e já tem mais de três décadas.

PJCoelho: Te exigiu muito estudo?
Maria Aparecida: Com certeza. Já fiz vários cursos na área da saúde pois é uma área muito complexa e não tem como trabalhar sem qualificação profissional, a prática deve estar aliada ao conhecimento teórico de todo profissional.

PJCoelho: Alguém a influenciou?
Maria Aparecida: Sim

PJCoelho: Se você pudesse voltar no tempo escolheria outra profissão?
Maria Aparecida: É difícil analisar essa questão. Aos 17 anos ainda não tinha feito uma opção profissional, aliás nem tinha terminado o ensino médio, estava cursando o 1° ano de magistério, lembro-me que na época da meu estágio não optei pela docência, pois aprendi a gostar do que fazia.

PJCoelho: Qual o lado positivo da sua Profissão? E o negativo?
Maria Aparecida: Positivo: Humanização, uma virtude que a gente treina muito.
Negativo: Pouco descanso principalmente noturno é uma profissão com carga horária muito extrema. Outro ponto negativo é enchergar de perto a degeneração do corpo humano, pois acredito que nossa fé ainda é pequena para aceitar a morte e esse fato deprime um pouco.

PJCoelho: Você tem boa convivencia com seu chefe e colegas de trabalho?
Maria Aparecida: Graças a Deus sim. Lógico que dentro de um grupo social sempre existe algum problema nos relacionamentos, mas devem ser superáveis, pois nós seres humanos somos cheios de adversidades e a flexibilidade e aceitção do outro tem que existir para vivermos em grupo.

PJCoelho: O que diria pra quem esta começando agora nessa área?
Maria Aparecida: Não só na minha profissão, mas em todas as profissões precisamos gostar do que estamos fazendo. Precisamos aprender a aprender com o outro. Acima de tudo trabalhar com amor e dedicação, entregar-se ao que está fazendo e preocupar-se em fazer bem feito, porque estamos lidando com a "vida", no seu contezto físico psicológico, social e emocional.

Por: Victor Faria

Nenhum comentário:

Postar um comentário