quarta-feira, 3 de abril de 2013

PETS: Pinscher

Características:
É um cão de grande mobilidade, ágil, de aspectos muito elegante. Temerário e alerta, embora de caráter dócil, revela- se ótimo guardião da casa. É muito desconfiado com estranhos.

Por seu pequeno porte, e também por sua qualidade de guardião , é um cão que se adapta muito a apartamentos.

Se observarmos o andar de um Pinscher vê-se outra característica da raça: suas passadas curtas e rápidas. Além dessa qualidade é um cão fácil de se cuidar. A pelagem lustrosa e curta dispensa maiores cuidados.
Temperamento:
É um cão muito agitado, que gosta de chamar a atenção de todos que estão à sua volta para si mesmo. Apesar de gostar de crianças, não se aconselha que conviva com crianças muito pequenas, pois podem machucá-lo (dado o seu tamanho), e consequentemente provocar nele uma reação violenta.
É, também, um tanto briguento, pouco sociável com outros cães, sendo aconselhável mante- ló afastado dos outros animais. No mais, é uma raça fácil de ser criada, por ser de saúde resistente, dificilmente ficando doente.
Cuidados e longevidade:
Alguns criadores optam cortam parte das orelhas e o rabo desses cães ainda filhotes, prática cada vez mais condenada em todo o mundo, exceto nos Estados Unidos. A cirurgia estética em cães já é proibida em alguns países.
Vivem por longos anos se criados em um ambiente adequado (o que inclui alimentação e cuidados veterinários), é comum que ultrapassem os 15 anos de vida.
Saúde:
Têm tendência a obesidade, e por isso necessita de alimentação balanceada e controlada. Outra fragilidade é a propensão a acidentes pela ousadia combinada ao tamanho reduzido (cuidado com quedas), fraturas em raças pequenas são mais complicadas de tratar.
Alimentação:
O suficiente é uma ração de boa qualidade com vitaminas e água fresca. Mas você também pode dar legumes (qualquer um) e frutas (menos as cítricas). Não dê leite, pois dá problemas no intestino e não dê chocolate nem nada que o tenha, pois pinscher normalmente tem problemas de coração e chocolate acelera o ritmo cardíaco.


Por Victor Faria 

Nenhum comentário:

Postar um comentário