segunda-feira, 26 de agosto de 2013

PETS: Tubarões.


Tubarão ou cação é o nome dado vulgarmente aos peixes de esqueleto cartilaginoso e um corpo hidrodinâmico. Os primeiros tubarões conhecidos viveram há aproximadamente 400 milhões de anos. Atualmente os tubarões se diversificaram em aproximadamente 375 espécies.
Habitat:
Os tubarões são encontrados em todo o globo, de norte a sul em todos os oceanos e grandes mares. Geralmente vivem em água salgada, mas exceções são conhecidas como o tubarão-cabeça-chata e as espécies consideradas com sendo de rios.
Longevidade:
A expectativa de vida de um tubarão varia de acordo com a espécie. A maioria vive entre 20 e 30 anos.
Filhotes:
Tubarões mostram três maneiras de ter seus filhotes, que variam dependendo da espécie, através da oviparidade, viviparidade e ovoviviparidade.
Comportamento:
A visão clássica descreve um caçador solitário, que percorre os oceanos em busca de comida. No entanto, isso se aplica a apenas algumas espécies. A maioria vive muito mais sedentários, na zona bentônica. Mesmo os tubarões solitários se encontram para reprodução ou em áreas ricas para caça, o que pode levá-los a percorrer milhares de quilômetros em um ano.Os tubarões podem ser altamente sociais, mantendo-se em grandes grupos.
Alimentação:
Todos os tubarões são carnívoros. Algumas espécies, incluindo os tubarões-tigre, comem quase nada. A grande maioria procuram presas em particular, e raramente variam a sua dieta.

Por Victor Faria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário