quinta-feira, 19 de setembro de 2013

PETS: Camelos


O camelo é um mamífero roedor que habita as regiões desérticas de África, Arábia e Ásia Central. Existem duas espécies de camelos: o dromedário ou camelo árabe. Os camelos foram domesticados a cerca de 4500 anos, sendo usado principalmente para carregar cargas e fornecer leite. Esses animais chegam a tomar 200 litros de água de uma só vez. Essa espécie de camelo é muito usada nas travessias de desertos.
Longevidade:
A expectativa média de vida de um camelo é de 40 a 50 anos.
Alimentação:
Esses animais se alimentam principalmente de plantas rasteiras e folhas de árvores e arbustos, sendo que podem se adaptar bem a vários climas e a diversos tipos de vegetação.
Curiosidades:
Os camelos tem uma característica especial na maioria das espécies: eles podem ficar longos períodos sem beber água o que ocorre graças a gordura e ao tecido muscular abundantes e armazenado nas corcovas (anteriormente achava-se que as corcovas armazenavam água). Essa gordura é armazenada antes de partir para o deserto, pois são oferecidas comida e bebida a vontade. O camelo come o máximo que pode. Podem perder cerca de 100 litros de água do organismo sem efeitos colaterais. Esse é o único animal que pode ficar grande tempo sem tomar água e ainda ficar plenamente ativo.

Por Victor Faria

Nenhum comentário:

Postar um comentário