quarta-feira, 8 de junho de 2016

Festa do santo casamenteiro agita a cidade de Tiros-MG

A edição 2016 da Festa em louvor à Santo Antônio vêm atraindo visitantes
Considerada tradição entre os tirenses desde de sua primeira edição, a Festa de Santo Antônio já está em mais uma temporada. A festança que reuni duplas sertanejas e bandas de forró locais e regionais, para cantar e animar o público presente, começou no dia 1° desse mês de junho, e só terá fim no dia 13.
Legenda: Pratos típicas do 4° dia da Festa em Louvor à Santo Antônio.
Realizada por fiéis e admiradores da comunidade tirense e pela Paróquia Santo Antônio de Tiros-MG, a festa acontece a lado da Igreja, em frente a praça da cidade. A trezena conta com um time reforçado de festeiros todos os dias que ajudam com à venda de comidas típicas: Feijão tropeiro, canjica, caldo de frango e de feijão, paçoca, quentão e outros), leilões e bingos. A comemoração ao santo casamenteiro se dá início logo após à missa das 19h, ministrada pelo Padre Rui César Mendonça.
O estudante de jornalismo do Centro Universitário de Patos de Minas-MG, Luiz Henrique Gontijo, 19, relata
a importância da festa para a cidade: "A festa já está marcada nos corações dos tirenses, seria indispensável pensar no mês junho sem a trezena de Santo Antônio. Sem o apoio das pessoas intituladas como festeiros, acredito que não teria como realizar a festa, já que todos doam e sem doam para a realização da mesma." Ele ainda conta a sua experiência como festeiro pela primeira vez, "ser festeiro é poder ver a alegria de perto, os passos animados, dois pra lá e dois pra cá, dos casais mais experientes, é sorrir ao ver um sorriso. É correr, suar a camisa e depois, ver que tudo valeu à pena."
A festa que também conta com o Apoio da Polícia Militar e da Prefeitura Municipal de Tiros, têm em todos os seus 13 dias de festa, um casal escolhido para coordenar os festeiros, para que tudo saía como desejado. Os tirenses e visitantes presentes, ficam com a parte de fazer a festa, ou podemos dizer ser a festa
.
Pedi a uma professora para que contasse um pouco mais sobre essa maravilhosa e tão esperada festa.
"Relato sobre a TREZENA DE SANTO ANTÔNIO
Realizar a Festa de Santo Antônio em Tiros é uma tradição que vem de longa data, a história nos conta, através de registros e memórias, que desde os tempos da Vila Velha, muitas homenagens ao "Padroeiro da Vila" eram realizadas pelos devotos do Santo e moradores da região.
Neste ano de 2016, em específico, no dia 04/06 (sábado), estive presente na "Trezena de Santo Antônio", chegando ao local, tudo chamava a minha atenção: os detalhes da ornamentação, a recepção calorosa dos festeiros, a alegria e entusiasmo dos visitantes, dos moradores de Tiros e, até mesmo daqueles passantes que paravam e permaneciam por um longo tempo. Todos, contagiados pelo som da música, pelo cheiro das quitandas e guloseimas, tradicionais do mês de junho, pelo encontro com amigos e familiares.
Podemos ressaltar e destacar que, neste dia, tudo aconteceu de forma muito organizada e com muito amor, na realização de mais um dia da Trezena de Santo Antônio. Após a celebração da Santa Midda, começa o grito dos leilões e bingo e, é claro do animado forró, um show dos artistas da cidade. É maravilhoso ver a dança, principalmente da Terceira Idade de nossa cidade, são momentos únicos e de muita descontração e animação.
Certamente, Tiros é palco de uma linda Festa: "Trezena de Santo Antônio". Terra de Cultura e Tradições, de um povo solidário e festeiro.
Querida alina, Jennifer Paula, foi um prazer escrever este relato, para ser publicado no Blog da Escola Padre José Coelho.
Parabéns a todos, alunos e professores, por dar vida a este espaço educacional.
Márcia Cristina Zacarias de Oliveira
Professora de História
Tiros, Junho de 2016"
Por: Jennifer Araujo

Nenhum comentário:

Postar um comentário