quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Redação Nota Mil

O Redação Nota Mil segue para sua 3ª postagem (as primeiras duas podem ser conferidas aqui ). Como o Enem está cada vez mais perto vamos acelerar um pouco e traremos duas postagens a cada semana, uma delas explicando detalhadamente como as notas são distribuídas e quais os cuidados devem ser tomador e a outra com redações que obtiveram a nota máxima no ano de 2011, para que sirvam de modelo.

Hoje, vamos tratar da 1ª Competência; que é “Demonstrar domínio da norma padrãoda língua escrita”

   A primeira competência a ser avaliada no seu texto é o domínio do padrão escrito formal da língua. 
  Você já aprendeu que as pessoas não escrevem e falam do mesmo modo, uma vez que são processos diferentes, cada qual com características próprias adequadasao contexto de uso. Na escrita formal, por exemplo, deve-se evitar o emprego repetido de palavras, como “e”, “aí”, “daí”, “então”, próprias de um uso mais informal,para relacionar ideias.
  Por isso, para atender a essa exigência, você precisa ter consciência da distinção entre modalidade escrita e oral, bem como entre registro formal e informal. 
  Outra diferença entre as duas modalidades diz respeito à constituição das frases. No registro oral informal, elas são muitas vezes fragmentadas, já que os interlocutores podem complementar as informações com o contexto em que o diálogo ocorre, mas, no registro escrito formal, as frases precisam ter as informações completas, porque oleitor não conta com os dados da situação.
  A entoação, recurso expressivo importante da oralidade, e as pausas, que conferem coerência ao texto, são muitas vezes marcadas, na escrita, por meio dos sinais de pontuação. Por isso, as regras de pontuação assumem também essa função lógica de organização do texto. Na redação do seu texto, você deve procurar ser claro, objetivo, direto; empregar um vocabulário mais variado e preciso do que o que utiliza quando fala e seguir as regras prescritas pela norma padrão da Língua Portuguesa. Além disso, o texto dissertativo-argumentativo, por seu caráter formal, exigeque alguns requisitos básicos sejam atendidos.

Requisitos básicos do texto dissertativo-argumentativo: 

  • ausência de marcas de oralidade e de registro informal;
  • precisão vocabular;
  • obediência às regras gramaticais de
  1. concordância nominal e verbal;
  2. regência nominal e verbal;
  3. pontuação;
  4. flexão de nomes e verbos;
  5. colocação de pronomes átonos;
  6. grafia das palavras;
  7. acentuação gráfica;
  8. emprego de letras maiúsculas e minúsculas; e
  9. divisão silábica na mudança de linha (translineação)


ATENÇÃO!
Seguem algumas inadequações do uso linguístico ao registro formal escrito que são penalizadas na Competência 1.

Desvios mais graves:

  • falta de concordância do verbo com o sujeito (com sujeito antes do verbo);
  • períodos incompletos, truncados, que comprometem a compreensão;
  • graves problemas de pontuação;
  • desvios graves de grafia e de acentuação (letra minúscula iniciando frases e nomes de pessoas e lugares); e
  • presença de gíria.

Desvios graves:

  • falta de concordância do verbo com o sujeito (com sujeito depois do verbo ou muito distante dele);
  • falta de concordância do adjetivo com o substantivo;
  • regência nominal e verbal inadequada (ausência ou emprego indevido de preposição);
  • ausência do acento indicativo da crase ou seu uso inadequado;
  • problemas na estrutura sintática (frases justapostas sem conectivos ou orações subordinadas sem oração principal);
  • desvios em palavras de grafia complexa;
  • separação de sujeito, verbo, objeto direto e indireto por vírgula; e
  • marcas da oralidade.

Desvios leves:

  • ausência de concordância em passiva sintética (exemplo: uso de “vende-se casas” em vez de “vendem-se casas”); e
  • desvios de pontuação que não comprometem o sentido do texto.


200 pontos O participante demonstra excelente domínio da norma padrão, não apresentando ou apresentando  pouquíssimos desvios gramaticais leves e de convenções da escrita. Assim, o mesmo desvio não ocorre  em várias partes do texto, o que revela que as exigências da norma padrão foram incorporadas aos seus hábitos linguísticos e os desvios foram eventuais. Desvios mais graves,como a ausência de concordância verbal, excluem a redação da pontuação mais alta.
160 pontos O participante demonstra bom domínio da norma padrão, apresentando poucos desvios gramaticais leves e de convenções da escrita. Assim, o mesmo desvio não ocorre em várias partes do texto, o que revela que as exigências da norma padrão foram incorporadas aos seus hábitos linguísticos e os desvios foram eventuais. Desvios mais graves, como a ausência de concordância verbal ou nominal, não impedem que a redação receba essa pontuação, desde que não se repitam regularmente no texto. Assim, o participante que realizar poucos desvios leves ou pouquíssimos desvios graves pode receber
essa pontuação
120 pontos O participante demonstra domínio adequado da norma padrão,apresentando alguns desvios gramaticais graves e de convenções da escrita, ou muitos desvios leves. Assim, há certos desvios queo correm em várias partes do texto, revelando que um ou mais aspectos da norma padrão ainda não foram incorporados aos seus hábitos linguísticos. Desvios mais graves, como a ausência de concordância verbal ou nominal, não impedem que a redação receba essa pontuação, desde que não configurem falta de domínio absoluto do padrão da linguagem escrita formal. Assim, o participante que realizar alguns desvios graves ou gravíssimos, ou muitos desvios leves, pode receber essa pontuação.
80 pontos O participante demonstra domínio mediano da norma padrão, apresentando grande quantidade de desvios gramaticais e de convenções da escrita graves ou gravíssimos, além de presença de marcas de oralidade. Assim, há certos desvios graves que ocorrem em várias partes do texto, revelando que muitos aspectos importantes da norma padrão ainda não foram incorporados aos seus hábitos linguísticos. O participante que realizar muitos desvios  graves ou gravíssimos, mas não apresentar desestruturação sintática em excesso, receberá essa pontuação
40 pontos O participante demonstra domínio insuficiente da norma padrão, apresentando graves e frequentes desvios gramaticais e de convenções da escrita, além de presença de gírias e marcas de oralidade. Assim, há certos desvios graves que ocorrem de forma sistemática no texto, revelando que muitos aspectos importantes da norma padrão ainda não foram incorporados aos seus hábitos linguísticos. O
participante que realizar muitos desvios gravíssimos de forma sistemática, acompanhados de desestruturação sintática em excesso, receberá essa pontuação.
0 ponto O participante demonstra desconhecimento total da norma padrão, de escolha de registro e de convenções da escrita.


Por: Stênio Henrique Lima

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